Whatsapp icon Whatsapp

Síndrome da bexiga irritável

Figura ilustrando como ocorre o armazenamento de urina no interior da bexiga
Figura ilustrando como ocorre o armazenamento de urina no interior da bexiga

A síndrome da bexiga irritável, também conhecida como síndrome da bexiga hiperativa, é uma alteração que ocorre no aparelho urinário.

Essa síndrome é reconhecida principalmente pelos seus sintomas, são eles:

- urgência na necessidade de urinar;

- aumento no número de idas ao banheiro durante o dia e à noite;

- em alguns casos, a síndrome pode vir acompanhada de incontinência urinária.

Quando a síndrome vem acompanhada pela incontinência urinária, torna-se um grande transtorno para a pessoa que a tem, pois um simples esforço (como tossir, espirrar e levantar-se da cadeira) provoca perda involuntária de urina. Isso faz com que a pessoa tenha a qualidade de vida prejudicada e se distancie da vida social.

Em alguns casos, a síndrome da bexiga irritável pode ser causada por infecções do aparelho urinário (como a cistite) ou estar relacionada a problemas neurológicos (como acidente vascular cerebral, traumatismo da medula espinhal, esclerose múltipla, entre outros).

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a síndrome da bexiga irritável não está associada à velhice, como afirma o médico urologista José Carlos Truzzi: “Existe uma crença de que a incontinência urinária é um processo que faz parte do envelhecimento, mas a perda de urina não é normal em nenhuma idade, devendo sempre ser investigada e tratada corretamente”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A síndrome da bexiga irritável pode acometer tanto pessoas do sexo masculino quanto do sexo feminino, sendo bem mais comum entre as mulheres, em razão, principalmente, da sua anatomia (uretra mais curta do que a de homens). Outros fatores também podem influenciar para que as mulheres sejam mais afetadas por essa síndrome, como privação de hormônios após a menopausa e esforço feito durante o parto normal.

Uma vez diagnosticada a síndrome, a pessoa deve começar o tratamento, pois, quando não tratada, pode haver infecções no aparelho urinário. O tratamento consiste na ingestão de líquidos e exercícios para a musculatura da pelve associados ao uso de medicamentos. Dependendo do caso, o médico pode recorrer à aplicação da toxina botulínica, ou cirurgia para ampliar o tamanho da bexiga.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Asma
Já ouviu falar em asma? Clique aqui e saiba mais sobre essa doença conhecendo seus sintomas e os tratamentos disponíveis.
Ceratocone
Desordem ocular que afeta a espessura e rigidez da córnea.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.