Whatsapp icon Whatsapp

Asma

A asma é uma doença crônica que afeta as vias aéreas inferiores, sendo caracterizada por provocar uma obstrução reversível dessas regiões, desencadeando falta de ar e os famosos sibilos, que são ruídos que lembram um assobio. A limitação do fluxo aéreo na asma, geralmente, reverte-se espontaneamente ou com uso de medicamentos. Dentre os medicamentos utilizados no tratamento da doença, destacam-se os broncodilatadores, que ajudam a abrir os brônquios e, desse modo, melhorar o fluxo de ar.

Essa doença necessita de acompanhamento e pode levar à morte caso o tratamento correto não seja realizado. Em casos graves, a crise de asma pode ser acompanhada de parada respiratória.

Leia também: Enfisema pulmonar — doença que gera dificuldade respiratória

O que é asma?

A asma é uma doença inflamatória crônica que afeta as vias aéreas inferiores e é resultado da interação entre fatores ambientais e genéticos. O processo inflamatório envolve uma série de células e mediadores e, como resultado da inflamação, observa-se a hiperresponsividade das vias aéreas, que faz com que estas se contraiam mais facilmente diante de uma série de estímulos. Essa contração leva a uma obstrução do fluxo aéreo, a qual, geralmente, é reversível.

Na asma observa-se uma obstrução do fluxo aéreo.
Na asma observa-se uma obstrução do fluxo aéreo.

As crises de asma podem ser desencadeadas por diferentes fatores, tais como poeira, pelos de animais, fezes de barata, mofo, infecções virais, poluição, mudanças no tempo, problemas emocionais, cheiros fortes, entre vários outros. É importante, portanto, evitar essas situações. Um ambiente limpo, sem poeira e pelos, por exemplo, pode ajudar a evitar as crises em algumas pessoas. Vale salientar que alguns medicamentos também podem desencadear a asma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sintomas da asma

A asma provoca sintomas como:

  • falta de ar;

  • cansaço;

  • tosse, geralmente durante a noite e pela manhã ao acordar; e

  • opressão torácica.

Outro sintoma importante da asma são os chamados sibilos, que são ruídos respiratórios que podem surgir tanto na inspiração como na expiração e lembram assobios. Esses ruídos, também conhecidos como chiado no peito, são com frequência ouvidos sem auxílio de estetoscópio. É importante destacar, no entanto, que os sibilos não são um sintoma exclusivo da asma, podendo ocorrer também em outras situações, como tumores de vias aéreas centrais e edema pulmonar.

Os sintomas da asma podem ocorrer juntos ou de maneira isolada. Eles variam em severidade e também na frequência em que ocorrem de um indivíduo para outro.

Leia também: O que é alergia?

Diagnóstico da asma

Para realizar o diagnóstico de asma, é importante avaliar os sintomas do indivíduo e realizar exames, como o exame de função pulmonar e testes de alergia. No que diz respeito aos sintomas, a presença dos sibilos, por exemplo, pode ajudar no diagnóstico da doença.

Tratamento da asma

O tratamento da asma envolve medicamentos como anti-inflamatórios e broncodilatadores. De uma maneira geral, podemos dividir a medicação em dois grupos:

  • medicação controladora ou de manutenção;

  • medicação de alívio ou de resgate.

A medicação de controle ou manutenção, como o nome sugere, serve para evitar as crises de asma, ou seja, atua controlando a doença. Já a medicação de alívio ou resgate é usada quando o indivíduo apresenta crises, ajudando, desse modo, a aliviar os sintomas.

A medicação para tratamento da asma inclui broncodilatadores.
A medicação para tratamento da asma inclui broncodilatadores.

É importante destacar que o uso correto de medicação controladora e medidas de higiene podem diminuir a frequência das crises. No que diz respeito às medidas de higiene, um exemplo é o cuidado com o ambiente domiciliar. É fundamental manter a casa sempre limpa e arejada, evitar objetos que podem acumular pó e ácaros, como cortinas e almofadas, e, de preferência, fazer a limpeza da casa usando aspirador de pó em vez de vassoura, pois esse aparelho evita que a poeira se espalhe.

  • Bombinhas para asma

Bombinha é um termo que se refere a recipientes utilizados para colocar medicamentos de doenças respiratórias. A bombinha libera a medicação na forma de um jato, que contém a quantidade exata de medicamento necessária.

Maneiras de prevenir crises de asma

Separamos a seguir algumas dicas valiosas para a prevenção das crises de asma.

  • Seguir rigorosamente o tratamento indicado pelo médico.

  • Evitar exposição aos agentes que podem desencadear a asma, tais como poeira.

  • Manter a casa sempre limpa e arejada.

  • Sempre que possível, utilizar o aspirador de pó em substituição à vassoura, uma vez que esta pode fazer com que a poeira fique em suspensão.

  • Evitar produtos com cheiros fortes.

  • Não permitir que fumantes façam uso de cigarro no interior de locais fechados na presença de pessoas que têm asma.

  • Evitar objetos que acumulem poeira, como tapetes e cortinas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Aneurisma
Aprenda mais sobre aneurisma, aqui! Neste texto abordaremos o que são aneurismas e seus sintomas, e conheceremos os aneurismas cerebral e da aorta abdominal.
Bronquite
Bronquite, o que é bronquite, os brônquios, fatores que provocam a bronquite, bronquite aguda, bronquite crônica, tratamento para a bronquite, os sinais da bronquite.
Brônquios
Amplie seus conhecimentos sobre os brônquios clicando aqui. Veja aqui a função dessas estruturas, suas características e o que é a bronquite.
Fibrose cística
Clique aqui e saiba mais sobre a fibrose cística. Descubra suas causas, seus sintomas e os tratamentos hoje disponíveis para a doença.
Infecção, infestação e inflamação
Saiba no que consiste e as diferenças entre infecção, infestação e inflamação.
O que é alergia?
A alergia afeta uma grande parcela da população. Entenda o que causa essa resposta exagerada do corpo a determinados agentes.
Sistema respiratório
Aprenda um pouco mais a respeito do sistema respiratório clicando aqui. Neste texto conheceremos os órgãos desse sistema e os movimentos respiratórios.
Síndrome das pernas inquietas
A síndrome das pernas inquietas é caracterizada por movimentos incessantes dos membros inferiores dos acometidos. A síndrome das pernas inquietas ocorre mais em adultos.
Tromboflebite
Conheça mais sobre a tromboflebite, uma doença que pode afetar pessoas com varizes.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.