Whatsapp icon Whatsapp

Síndrome de Guillain-Barré

A Síndrome de Guillain-Barré não possui causa completamente conhecida, mas pode estar relacionada com processos infecciosos.
Os nervos periféricos e craniais são acometidos pela SGB
Os nervos periféricos e craniais são acometidos pela SGB

A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) não possui causa ainda completamente conhecida, mas pode estar relacionada com processos infecciosos. É considerada uma polirradiculoneuropatia inflamatória, que se caracteriza principalmente por acometer os nervos periféricos e craniais.

A SGB, que foi descrita pela primeira vez em 1834, afeta pessoas de qualquer idade e sexo e não se relaciona com classe social ou hábitos de vida. De uma maneira geral, é mais frequente em homens, e as chances de aparecimento da doença aumentam conforme a idade avança. A SGB atinge, em média, de duas a quatro pessoas a cada 100000 habitantes na América do Norte, um padrão que se repete no restante do mundo.

Causas da Síndrome de Guillain-Barré

As causas da SGB ainda não são bem esclarecidas, mas alguns autores consideram-na uma doença autoimune e outros relacionam-na com resposta imunológica em consequência de infecção por determinados agentes infecciosos. Trabalhos demonstram que cerca de 60% dos pacientes com SBG apresentaram algum tipo de infecção nas últimas semanas antes do aparecimento da doença.

De acordo com a teoria de que a SGB possui relação com uma resposta imunológica, um agente infeccioso (antígeno) adentra o corpo de uma pessoa e estimula a produção de anticorpos. Esses anticorpos iniciam ataques às moléculas químicas que desencadearam a resposta do organismo. O problema é que, às vezes, o antígeno apresenta moléculas semelhantes àquelas presentes nos nervos. Por essa razão, os anticorpos começam a atacar o próprio organismo, desencadeando a síndrome.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Várias enfermidades já foram relacionadas com o desenvolvimento da SGB, como infecções do trato respiratório e gastrointestinais, herpes, hepatite, AIDS e alguns tipos de câncer. Recentemente o vírus Zika, transmitido pelo Aedes aegypti, também foi associado à doença.

Sinais e sintomas da Síndrome de Guillain-Barré

A SGB provoca debilidade progressiva e ascendente. O paciente normalmente apresenta sensação de formigamento e agulhadas, principalmente nos membros, fraqueza muscular e paralisia. Também podem ocorrer dores musculares, na região lombar e nos membros. A dificuldade de mover músculos da face, dificuldade de realizar movimentos respiratórios e problemas de deglutição também são alguns dos problemas relatados.

A dificuldade de deglutição é uma questão grave e que pode ocasionar a morte do paciente, uma vez que pode causar aspiração de alimento e de secreções (broncoaspiração). Outro aspectos grave está relacionado com problemas respiratórios que podem resultar em falência respiratória.

Tratamento da Síndrome de Guillain-Barré

O tratamento da SGB deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, e o paciente deve permanecer internado durante todo o tratamento. A conduta principal diz repeito à imunomodulação, ou seja, controle das reações imunológicas do organismo. Além disso, é essencial o acompanhamento com fonoaudiólogo e fisioterapeuta, suporte nutricional, uso de heparina para evitar tromboembolismo e ventilação mecânica em casos mais graves.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Diferenças entre dengue, chikungunya e zika
Saiba mais sobre as principais diferenças entre a dengue, chikungunya e zika clicando aqui!
Febre Zika
Entenda o que é a febre Zika e conheça seus sintomas e formas de tratamento.
Nervos
Entenda o que são os nervos e conheça a estrutura e as principais funções desses componentes do sistema nervoso periférico.
Tecido nervoso
Saiba mais sobre o tecido nervoso, um tecido relacionado com a percepção do meio interno e externo e que possui como célula principal o neurônio.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Classificação de ângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de ângulos
Nessa aula veremos como é classificado um ângulo: nulo, agudo, reto, obtuso, raso e pleno (uma volta).

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.