Whatsapp icon Whatsapp

Sinusite

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios paranasais que causa obstrução nasal, dor facial, rinorreia, dor de cabeça e mal-estar.
A sinusite é caracterizada por uma inflamação da mucosa dos seios paranasais
A sinusite é caracterizada por uma inflamação da mucosa dos seios paranasais

Sinusite é um processo inflamatório que ocorre na mucosa de revestimento dos seios paranasais, ocasionando acúmulo de secreção e bloqueio das vias respiratórias. Atualmente, esse termo está caindo em desuso, sendo substituído por rinossinusite, pois raramente a sinusite ocorre sem a rinite, que se caracteriza pelo acometimento da mucosa nasal.

A doença ocorre em virtude de processos infecciosos causados por vírus, fungos e bactérias, sendo a forma viral a mais prevalente. Além disso, muitas vezes está associada a alergias. Como sintomas principais, podemos citar a obstrução nasal, dor ou pressão facial, diminuição do sentido do olfato e corrimento excessivo de muco do nariz (rinorreia). Além disso, podem ocorrer febre, mal-estar, fadiga, dor de cabeça, tosse e halitose.

As rinossinusites podem ser classificadas de acordo com a sua duração em cinco tipos básicos: aguda, subaguda, crônica, aguda recorrente e crônica agudizada. Observe as características principais dessas formas de rinossinusite:

Rinossinusite aguda: A inflamação dura quatro semanas.

Rinossinusite subaguda: Representa uma continuação da forma aguda quando esta não foi curada. O período de duração fica entre quatro e doze semanas.

Rinossinusite crônica: Caracteriza-se por uma inflamação que dura mais de 12 semanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Rinossinusite aguda recorrente: Essa forma da doença caracteriza-se por três ou mais episódios da forma aguda em um ano. Entre um episódio e outro ocorre a remissão completa da doença.

Rinossinusite crônica agudizada: Nesse tipo de rinossinusite, a duração é superior a doze semanas com sintomas brandos e períodos em que eles se intensificam.

Para o diagnóstico correto de rinossinusites, faz-se necessária a realização de alguns exames, tais como rinoscopia, endoscopia nasal, raio X e tomografia computadorizada. Para o tratamento, são utilizados descongestionantes, lavagem nasal com solução salina e, em alguns casos, anti-histamínicos e analgésicos. Em caso de rinossinusite bacteriana, faz-se necessária a utilização de antibióticos.

Em casos em que toda a medicação falha, pode ser necessária a realização de uma cirurgia para remoção da obstrução. Esse tipo de procedimento geralmente é realizado em pacientes que apresentam alterações anatômicas, como desvio de septo.

Para prevenir essa doença, é importante sempre manter as vias nasais umidificadas e tratar adequadamente gripes, resfriados e rinites. Se os sintomas surgirem, procure imediatamente seu médico!

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

O que é alergia?
A alergia afeta uma grande parcela da população. Entenda o que causa essa resposta exagerada do corpo a determinados agentes.
Rinite Alérgica
Rinite Alérgica, reação inflamatória da mucosa, onde a rinite é mais comum, sintomas da rinite alérgica, formas de prevenção da rinite, alérgenos.
video icon
"Os 8 maiores mitos da redação" escrito sobre ilustração de nuvens escuras
Português
Os 8 maiores mitos da redação
Você conhece os principais mitos que circulam a respeito da redação? Nesta aula, o prof. Guga Valente vai mostrar e explicar os principais deles.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?