Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Alergias
  4. Urticária

Urticária

A urticária é uma reação provocada na pele que pode ser de origem alérgica ou não. Suas principais características são placas inchadas e avermelhadas de diferentes formas e tamanhos que se formam na pele e prurido (coceira). Pode ser originada pela ingestão de alimentos, medicamentos, infecções, picada de insetos, inalantes, agentes físicos (clima, luz, pressão), fatores emocionais e outros.

A urticária pode ser classificada como:

Aguda: Quando é mais intensa e de curta duração. Desaparece facilmente e surge em novos lugares.

Crônica: Quando é menos intensa e de longa duração. Desaparece mais lentamente e apresenta placas menores. Pode provocar fadiga, isolamento social, insônia, perda de energia e dificuldades emocionais e sexuais.

Emocional: Supõe-se que aparece em momentos de tensão, estresse, tristeza e outros que melhoram durante um período e reaparecem em novas tensões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Edema de Quincke: É a forma mais intensa e perigosa, se caracteriza pelo inchaço principalmente do rosto destacando os lábios e as pálpebras, podendo também inchar a laringe e provocar asfixia.

Tratamento

O tratamento consiste na ingestão de antialérgicos, medicações tópicas para amenizar o prurido na pele e em casos graves são utilizados medicamentos de combate mais rápido, como os corticosteróides.

Prevenção

Para prevenir a urticária é importante verificar os agentes que a acionam e evitá-los. Algumas pessoas utilizam banhos de aveia e soluções antipruriticas ou banhos desintoxicantes para aliviar as coceiras.

Placas características da urticária
Placas características da urticária
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
As alergias são uma resposta exagerada do sistema imune a um determinado antígeno
O que é alergia?
A alergia afeta uma grande parcela da população. Entenda o que causa essa resposta exagerada do corpo a determinados agentes.
Rinite Alérgica
Rinite Alérgica
Rinite Alérgica, reação inflamatória da mucosa, onde a rinite é mais comum, sintomas da rinite alérgica, formas de prevenção da rinite, alérgenos.
A alergia alimentar pode estar relacionada com vários fatores
Alergias Alimentares
Alergia alimentar, forma de defesa do sistema imunológico, alimentos que provocam reação alérgica, onde as manifestações alérgicas são mais freqüentes, sintomas da alergia alimentar, tratamento da alergia alimentar.
O Ácaro
Os Acaros
Os Ácaros, o que são ácaros, como os ácaros se alimentam, onde os ácaros são encontrados, como os ácaros provocam alergias.