Whatsapp icon Whatsapp

Alergias

Ácaro: grande responsável por certos tipos de alergia.
Ácaro: grande responsável por certos tipos de alergia.

As alergias são reações imunológicas exageradas do organismo, ocorrendo quando se entra em contato com determinados agentes físicos, químicos ou biológicos, geralmente inofensivos: os alérgenos. Pólen, poeira, ácaros, pelos ou penas de animais, picadas, fumaça e alguns fármacos, alimentos e cosméticos são exemplos.

Ao entrar em contato com os alérgenos, o organismo libera substâncias químicas, como as histaminas, provocando uma série de reações. Os sintomas variam e podem se manifestar na pele, provocar manifestações respiratórias ou digestórias, etc.; com diferentes graus de intensidade. A rinite, por exemplo, é uma alergia respiratória típica, e tem como manifestações o entupimento do nariz ou coriza, espirros e coceiras, principalmente na garganta, nariz e pele do pescoço. Ela pode ocorrer eventualmente ou de forma crônica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As alergias geralmente têm influência hereditária; e não são curáveis. Entretanto, existem medidas e tratamentos que controlam suas manifestações. O primeiro passo é tentar evitar o contato com os fatores que desencadeiam as alergias; e, desta forma, testes alérgicos podem ser feitos, sob orientação médica, para identificar tais alérgenos.

O uso de remédios específicos e/ou vacinas, além de suplementos alimentares, podem ser indicados pelo profissional, e prometem melhorias significativas na qualidade de vida da pessoa, principalmente em casos de alergia crônica.

Esta seção fornece textos sobre vários tipos de alergias, sendo útil tanto para pesquisas escolares quanto para informar o público em geral.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Que tal conhecê-los?

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos de Alergias

A alergia alimentar pode estar relacionada com vários fatores
Alergias Alimentares
Alergia alimentar, forma de defesa do sistema imunológico, alimentos que provocam reação alérgica, onde as manifestações alérgicas são mais freqüentes, sintomas da alergia alimentar, tratamento da alergia alimentar.
As lesões da disidrose podem causar coceira
Disidrose
Amplie seus conhecimentos sobre a disidrose, um problema de pele que causa o aparecimento de vesículas.
Intolerância à lactose: incapacidade de digerir a lactose, devido à deficiência ou ausência da enzima lactase.
Intolerância a Lactose
Intolerância à Lactose, incapacidade de digerir a lactose, sintomas da intolerância à lactose, o diagnóstico da intolerância à lactose, o tratamento da intolerância à lactose, tipos de intolerância à lactose.
As alergias são uma resposta exagerada do sistema imune a um determinado antígeno
O que é alergia?
A alergia afeta uma grande parcela da população. Entenda o que causa essa resposta exagerada do corpo a determinados agentes.
O Ácaro
Os Acaros
Os Ácaros, o que são ácaros, como os ácaros se alimentam, onde os ácaros são encontrados, como os ácaros provocam alergias.
Rinite Alérgica
Rinite Alérgica
Rinite Alérgica, reação inflamatória da mucosa, onde a rinite é mais comum, sintomas da rinite alérgica, formas de prevenção da rinite, alérgenos.
Placas características da urticária
Urticária
Urticária, o que é urticária, as classificações da urticária, o tratamento para a urticária, a prevenção da urticária.
video icon
Português
Qual usar a, à ou há?
É comum que palavras homófonas sejam a razão pela qual surgem algumas dúvidas quanto à ortografia. É o caso de “a”, “à” e “há”, apresentando-se como artigo, pronome ou preposição, indicando o duplo “a” acentuado e, por fim, uma das formas conjugadas do verbo “haver”. Assista a esta videoaula para compreender o emprego mais adequado desses vocábulos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!