Whatsapp icon Whatsapp

Varicocele

O uso de suspensório escrotal, ao realizar atividades
O uso de suspensório escrotal, ao realizar atividades

Varicocele é o nome dado à dilatação excessiva do conjunto de veias que fazem parte do cordão testicular e que drenam o sangue dessa região. Ela se manifesta geralmente no testículo esquerdo, mas pode ocorrer em ambos ou, mais raramente, somente no direito.

Geralmente assintomática, ela é mais perceptível após a prática de exercícios que exigem muito esforço físico. E alguns casos, pode também provocar dor, desconforto ou até mesmo mudanças morfológicas significativas na região acometida, permanentemente.

Tal quadro manifesta-se em razão do aumento da pressão no sistema de drenagem sanguínea testicular; ou a alterações anatômicas, deficiência ou falência das válvulas encontradas nessa região. Nestes dois últimos casos, na maioria das vezes, trata-se de uma alteração hereditária.

Isto provoca a má drenagem do sangue, fazendo com que parte significativa fique retida no testículo, e também ocorra o inchamento desses vasos. Esse quadro pode desencadear na atrofia dos túbulos seminíferos, resultando na diminuição e maior flacidez na região escrotal atingida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acometendo cerca de 10% da população, esse quadro é responsável por aproximadamente 40% dos casos de infertilidade masculina. Isso porque a varicocele pode provocar o aumento da temperatura testicular, o que faz com que muitos espermatozoides não resistam.
Para diagnóstico, além do exame clínico, que inclui a palpação do cordão espermático; ultrassonografia, ecografia testicular, cintilografia dos testículos e termografia podem ser requeridas. Confirmado o quadro, geralmente é requerido um espermograma, a fim de verificar a integridade dos espermatozoides.

Quanto ao tratamento, pode ser indicado o uso de medicamentos que controlam os sintomas, caso existam, e recomenda-se o uso de suspensório escrotal ao realizar exercícios físicos “mais pesados”.

Em casos em que esse problema é responsável pela infertilidade masculina, pode ser interessante recorrer à cirurgia. Tal procedimento consiste na ligadura dos vasos varicosos, interrompendo o refluxo de sangue que passa pelos testículos; e é relativamente simples.


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Mundo Educação

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Choque circulatório
Saiba quais são as causas do choque circulatório, uma condição grave com alta taxa de mortalidade.
Dor de cabeça do sorvete
Saiba o motivo da dor de cabeça que sentimos quando ingerimos sorvetes ou líquidos gelados.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!