Varicocele
Varicocele é o nome dado à dilatação excessiva do conjunto de veias que fazem parte do cordão testicular e que drenam o sangue dessa região. Ela se manifesta geralmente no testículo esquerdo, mas pode ocorrer em ambos ou, mais raramente, somente no direito.
Geralmente assintomática, ela é mais perceptível após a prática de exercícios que exigem muito esforço físico. E alguns casos, pode também provocar dor, desconforto ou até mesmo mudanças morfológicas significativas na região acometida, permanentemente.
Tal quadro manifesta-se em razão do aumento da pressão no sistema de drenagem sanguínea testicular; ou a alterações anatômicas, deficiência ou falência das válvulas encontradas nessa região. Nestes dois últimos casos, na maioria das vezes, trata-se de uma alteração hereditária.
Isto provoca a má drenagem do sangue, fazendo com que parte significativa fique retida no testículo, e também ocorra o inchamento desses vasos. Esse quadro pode desencadear na atrofia dos túbulos seminíferos, resultando na diminuição e maior flacidez na região escrotal atingida.
Acometendo cerca de 10% da população, esse quadro é responsável por aproximadamente 40% dos casos de infertilidade masculina. Isso porque a varicocele pode provocar o aumento da temperatura testicular, o que faz com que muitos espermatozoides não resistam.
Para diagnóstico, além do exame clínico, que inclui a palpação do cordão espermático; ultrassonografia, ecografia testicular, cintilografia dos testículos e termografia podem ser requeridas. Confirmado o quadro, geralmente é requerido um espermograma, a fim de verificar a integridade dos espermatozoides.
Quanto ao tratamento, pode ser indicado o uso de medicamentos que controlam os sintomas, caso existam, e recomenda-se o uso de suspensório escrotal ao realizar exercícios físicos “mais pesados”.
Em casos em que esse problema é responsável pela infertilidade masculina, pode ser interessante recorrer à cirurgia. Tal procedimento consiste na ligadura dos vasos varicosos, interrompendo o refluxo de sangue que passa pelos testículos; e é relativamente simples.
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Mundo Educação