Whatsapp icon Whatsapp

Hipismo

Hipismo: esporte que exige dons e qualidades como nenhum outro
Hipismo: esporte que exige dons e qualidades como nenhum outro

O Hipismo pode ser compreendido como arte, atividade de lazer ou esporte. Esse último surgiu no século XIX, inspirado no hábito dos ingleses, que caçavam raposas.

Como esporte, o hipismo é uma competição em que vários cavaleiros apresentam suas habilidades em provas de perícia, velocidade e adestramento, considerando harmonia, precisão e resistência dos competidores durante as provas, compostas de cercas de quase 2 m de altura, barreiras, muros e fossos cheios de água.

É um esporte que exige dons e qualidades do cavaleiro como nenhum outro, pois além de possuir aptidões físicas, como força, destreza e resistência, são necessárias também habilidades intelectuais, capacidade de decisão e paciência.

O hipismo melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a postura, a resistência aeróbica, regula a pressão arterial. Proporciona também benefícios psicológicos como: rapidez dos reflexos, o desenvolvimento da percepção de si próprio, melhora a autoconfiança, o processo de aprendizagem escolar e a sociabilização.

O desenvolvimento do esporte ocorreu durante o século XX, quando foram criadas as primeiras pistas com obstáculos, para a prática dos saltos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Thiago Ribeiro

Artigos Relacionados

Golfe
Golfe, esporte criado na Escócia medieval, esporte inspirado em um jogo romano, em que consiste o jogo de golfe, objetivo do jogo de golfe, regras do jogo de golfe, as duas formas de jogar golfe, origem da palavra golfe.
Water Bike
Water Bike, nova opção que mistura técnicas da hidroginástica com diferentes equipamentos, modalidade que proporciona uma diversidade de movimentos, prática ideal para quem quer melhorar o condicionamento físico, prática ideal para quem não tem tempo para se exercitar, benefícios do water bike, vantagens do water bike.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.