Whatsapp icon Whatsapp

A importância dos brinquedos no desenvolvimento da criança

É nítida a importância dos brinquedos no desenvolvimento da criança, pois auxiliam no desenvolvimento cognitivo e motor.
A seleção adequada do brinquedo
A seleção adequada do brinquedo

Os brinquedos são considerados importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças, em especial as que apresentam certa deficiência.
Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, visto que aprende, experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, entre outros.

 Ressalta-se que o brinquedo a ser utilizado pela criança deficiente, não é diferente de um brinquedo utilizado por qualquer outra criança. Os brinquedos não são especiais, mas o momento de seleção deles é de extrema importância.
O ideal é que a seleção seja realizada de acordo com o nível de desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Segundo pesquisadores, nem sempre a idade sugerida na embalagem do brinquedo condiz com a capacidade motora e cognitiva da criança.
Tudo tem que ser muito bem avaliado e planejado de forma bem coerente, atingindo o objetivo que um determinado brinquedo propõe bem como desenvolver a capacidade motora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Baseado na maturidade cerebral, a criança apresenta habilidades motoras íntegras e com isso tem iniciativa de ir até o brinquedo e explorá-lo de diversas maneiras. Crianças que apresentam deficiência geralmente não apresentam essa capacidade. A participação dos pais e professores é fundamental, visto que eles apresentam a elas o complexo mundo das brincadeiras, auxiliando-as a explorar o brinquedo da melhor forma possível.

A questão do brincar é tão séria, que um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança diz que: “Toda criança têm direito à alimentação, habitação, recreação e assistência médica! Sugere-se que toda pessoa em especial, pais e profissionais que fazem parte da formação de uma criança, tenham em mente o quanto é importante repensar na forma de apresentar, oferecer, ou proporcionar certo brinquedo ou uma brincadeira à criança, avaliando o que poderá lhe proporcionar.

Publicado por Elen Cristine

Artigos Relacionados

Caderno ou fichário – a escolha certa
Caderno ou Fichário?
O perfil do estudante e o melhor material escolar para cada um.
Educando jovens e adultos
Educação para Jovens e Adultos ( EJA)
Clique aqui e conheça o EJA, programa de ensino público que tem tido grande procura.
Gravidez na Adolescência
A cada ano são registrados cerca de um milhão de casos de gravidez na adolescência. Confira!
A inclusão social representa a promoção do exercício da cidadania para todas as pessoas
Inclusão Social
Diferenças que nos fazem crescer. O conceito de inclusão social e uma discussão introdutória sobre esse tema importante para a sociedade.
A rotina da sala de aula não é a maior causa do estresse
Motivos do Estresse dos Professores
Por que os professores têm desenvolvido estresse e doenças psicossomáticas?
O educador e sua relação com o educando.
Os princípios de um educador de sucesso
O educador em busca do enriquecimento profissional.
video icon
Química
Lei de Raoult
O físico e químico François Marie Raoult, ao estudar a tonoscopia — o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente pela adição de um soluto não volátil —, observou que o produto entre a fração molar do solvente e a pressão máxima de vapor do solvente puro é igual à pressão máxima de vapor da solução, e essa expressão ficou conhecida como lei de Raoult.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.