Whatsapp icon Whatsapp

Para além dos livros: novas formas de estudar

Lâmpada representando o conceito de ideia.
Novas formas de estudar podem potencializar seus estudos de maneira efetiva.

Se você leu cinco vezes o mesmo parágrafo e não absorveu nada, talvez seja o momento de procurar novas formas de estudar. E pode deixar a criatividade rolar solta, viu? Porque até mesmo games de lógica, como o jogo da cobra, podem ajudar seu cérebro a relaxar e se preparar para voltar aos livros pronto para o próximo capítulo.

Também é importante ir além e descobrir quais estilos de aprendizagem combinam mais com o seu perfil — auditivo, visual, sinestésico, leitura e/ou escrita — e, a partir disso, experimentar os infinitos formatos de conteúdo que a internet nos coloca à disposição. Vamos conferir alguns deles?

Sim, jogos podem ser uma das formas de estudar

Sudoku, resta um, 2048, xadrez, paciência, campo minado, tetris, entre outros jogos de matemática e raciocínio lógico, podem ser um ótimo complemento para a sua rotina de estudos.

Afinal, eles não são somente uma forma de treinar o seu cérebro, eles também servem para dar aquela merecida pausa sem que você desligue completamente o seu modo “foco”.

Aulas no Youtube

Se você se considera uma pessoa mais visual, que prefere uma conversa olho no olho, assistir a vídeos pode ser uma boa alternativa. Além de ser mais uma fonte para você revisar a matéria, é também um lugar recheado de conteúdos sobre os mais diversos temas. Para quase tudo existe uma explicação no Youtube!

Podcasts, audiobooks e a opção de texto em áudio

Escutar podcasts deixa qualquer atividade mais prazerosa, até mesmo lavar a louça! Também é uma boa pedida para quem se considera mais inquieto, que gosta de fazer uma atividade manual enquanto escuta algum programa interessante, ou seja, uma pessoa que tende para o estilo de aprendizagem auditivo.

Além de podcasts, na internet você encontra audiobooks e a opção de “ler” um artigo em formato de áudio. Mesmo que seja para escutar de olhos fechados, é importante relaxar os olhos e sair um pouco das telas.

Perfis nas redes sociais

Já que passamos tanto tempo nas redes sociais, por que não seguir alguns perfis que abordam temas que são importantes para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ok, essa pode não ser uma das melhores formas de estudar, mas pelo menos você pode consumir pílulas de conteúdo diariamente e se atualizar sobre o que há de novo na sua área de atuação ou de estudo.

Aplicativos

Desde cursos gratuitos de idiomas até aulas de yoga, os aplicativos são uma ótima ferramenta para aprender onde quer que você esteja, além de ser uma opção muitas vezes interativa, que torna a atividade em questão mais dinâmica.

Colocar os aprendizados em prática

Não podemos nos esquecer de fazer os exercícios da apostila, né? Seja qual for a matéria, colocar a teoria em prática sempre será essencial para ensinar o seu cérebro sobre algo novo. Inclusive, colocar a mão na massa é o que chamamos de aprendizado sinestésico, em que mais de um de nossos cinco sentidos é utilizado para executar uma tarefa.

Ensinar

Uma das melhores formas de praticar com certeza é ensinar. Afinal, dessa forma, você precisa estruturar tudo o que aprendeu e verbalizar para outra pessoa. Além disso, ensinar é um jeito de descobrir se você realmente aprendeu a matéria toda ou se existem tópicos que precisam ser revisados. Spoiler: na maioria das vezes, tem!

Tirar do papel

Se não tiver ninguém por perto para prestigiar a sua aula, vá para o espelho e dê uma verdadeira palestra! Montar uma apresentação no Powerpoint ou criar um artigo no Google Docs também são ótimos caminhos para fixar o aprendizado, ainda mais se você tiver um estilo de aprendizado mais voltado para a escrita.

Descansar

Você sabia que enquanto dormimos o nosso cérebro continua organizando e armazenando as informações que absorvemos durante o dia? Em outras palavras: dormir faz bem para a memória. Até mesmo o ato de simplesmente não fazer nada, que chamamos de “repouso vigilante”, ajuda na fixação dos aprendizados.

Portanto, quando o assunto é novas formas de estudar, realmente não faltam opções. Sempre terá alguma alternativa que faça mais sentido para você e o seu perfil de aprendizagem.

Publicado por Equipe Mundo Educação

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.