Whatsapp icon Whatsapp

Vestibular e Leituras Importantes

Livros, Jornais, Mapas – leituras de valor para o vestibular
Livros, Jornais, Mapas – leituras de valor para o vestibular

Quem está se preparando para o vestibular deve permanecer ciente dos fatos da atualidade, do cotidiano, pois esses assuntos tornam-se fortes temas para redações, além de serem apresentados e exigidos nas questões das provas.

A leitura é uma forma de adquirir esses conhecimentos e o aluno pode conseguir bons resultados através do contato com revistas e jornais de circulação nacional.

Manter em dia esses conhecimentos é de fundamental importância, já que trazem uma visão panorâmica do mundo, podendo o leitor construir uma análise crítica acerca dos problemas sociais existentes, bem como manter-se atualizado com as informações que a mídia oferece.

A leitura também proporciona ao estudante uma forma de escrita mais desenvolvida. Quem lê mais, escreve melhor, pois consegue distinguir as regras ortográficas, de concordância, deixando seus textos com mais coerência e clareza.

Além desse tipo de leitura, o estudante também deve fazer as leituras obrigatórias para o vestibular, normalmente constituídas da literatura brasileira. Dentre os principais autores temos Machado de Assis, José de Alencar, Álvares de Azevedo, Lima Barreto, Gonçalves Dias, dentre vários outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro tipo de leitura exigida nessas provas são as imagens. Hoje em dia é comum aparecerem ideias em forma de desenho, com informações de relevante seriedade, para que sejam analisados pelos vestibulandos. São gráficos, mapas, fotografias, cartuns, caricaturas, dentre outros, a fim de que possam ser interpretados. Esses últimos trazem uma forma crítica e/ou satírica fazendo referência a fatos sociais importantes ou a personalidades, geralmente ligados à política do país.

O importante é que esses elementos de acréscimo cultural não sejam valorizados somente na época do vestibular, mas ao longo da vida estudantil, a fim de que o aluno consiga obter uma visão acerca do mundo, conseguindo atingir as médias exigidas para aprovação.

Publicado por Jussara Barros

Artigos Relacionados

Adquirindo o hábito da leitura.
A importância do hábito de ler
Confira aqui a importância do hábito de ler e como começar a colocar esse hábito em prática!
Educando jovens e adultos
Educação para Jovens e Adultos ( EJA)
Clique aqui e conheça o EJA, programa de ensino público que tem tido grande procura.
Lima Barreto
Conheça Lima Barreto. Saiba mais sobre aspectos da sua vida pessoal, as características principais de suas obras e algumas de suas frases famosas.
Medo de aprender novas tecnologias
Medo de aprender
As exigências da aprendizagem e o medo de aprender o que nos é novo.
Conhecendo o processo de construção da nação brasileira.
Os benefícios da cultura indígena no currículo escolar
O reconhecimento das matrizes culturais do Brasil.
video icon
Filosofia
Jacques-Bénigne Bossuet
Jacques Bossuet foi um teólogo e clérigo francês que reforçou a teoria do direito divino. Podemos dizer que as teorias de Bossuet influenciaram fortemente o chamado Rei Sol, o rei Luís XIV, da França. Clique aqui e confira a nossa aula!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.