A roupa dos astronautas
Desenvolvida a fim de proteger o corpo humano, a roupa especial usada por astronautas em suas missões espaciais é capaz de:
• Regular a temperatura do corpo;
• Impedir que o vácuo quase absoluto do espaço arrase com o astronauta;
• Protegê-lo contra os raios solares;
• Evitar atrito, mesmo que pequeno, com corpos existentes no espaço;
• Controlar a pressão arterial, entre outros.
Podemos dizer que a roupa dos astronautas é dotada de diversas funções, capazes de proporcionar segurança a quem usa.
A roupa tem em média 130kg: esse valor é na verdade a soma da roupa e dos equipamentos auxiliares e de segurança, que possibilitam ao seu usuário condições vitais muito parecidas com as condições terrestres.
Um modelo dessas roupas, chamado Traje Adeli, desenvolvido para astronautas russos na década de 70, cujo objetivo principal era evitar a flacidez e a atrofia muscular, tem sido muito utilizado no estímulo de crianças com paralisia cerebral.
A roupa serve para estimular as crianças a andarem, porque proporciona segurança e um novo esquema corporal é criado, ocasionando uma correção postural e desenvolvimento do passo, do andar.
O Brasil já conta com esse estímulo. Uma ONG em Salvador recebeu 60 roupas especiais, uma doação feita pela empresa russa responsável pela patente desse traje especial.
Vemos então que os trabalhos científicos produzidos para a comodidade do homem no espaço também podem ser perfeitamente utilizados em nosso cotidiano, melhorando assim a qualidade de vida de civis comuns e personalidades como os viajantes espaciais.