Whatsapp icon Whatsapp

Campo magnético uniforme e força magnética sobre ímãs

O campo magnético pode ser demonstrado jogando-se limalhas de ferro sobre o ímã em forma de barra
O campo magnético pode ser demonstrado jogando-se limalhas de ferro sobre o ímã em forma de barra

Em nossos estudos sobre o campo magnético vimos que ele é análogo ao campo elétrico e ao campo gravitacional. Sendo assim, na região do espaço na qual um ímã manifesta sua ação há um campo magnético. Representamos o campo magnético em um ponto do espaço através de um vetor denominado vetor indução magnética ou vetor campo magnético.

Portanto, um campo magnético no qual o vetor indução magnética possui a mesma intensidade, a mesma direção e o mesmo sentido é denominado campo magnético uniforme. Sendo assim, as linhas de indução magnética de um campo magnético são retas paralelas com orientação iguais e igualmente espaçadas.

Obtemos um campo magnético uniforme entre duas faces polares (norte e sul), planas e paralelas. Vejamos a figura abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O campo praticamente uniforme entre duas faces polares norte e sul

Força magnética atuando nos ímãs

Se colocarmos uma agulha em uma região com campo magnético, veremos que essa agulha sofrerá ação de forças magnéticas. Sendo assim, podemos dizer que a força magnética sobre o polo norte da agulha tem sentido do vetor indução B e a força magnética sobre o polo sul dessa mesma agulha tem sentido contrário ao do vetor campo magnético B. Porém, essas forças apresentam a mesma intensidade.

Forças magnéticas atuando nos polos de um ímã

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Energia das ondas eletromagnéticas
Em uma onda eletromagnética, os valores do campo elétrico e magnético variam com o tempo, oscilando entre um valor máximo e mínimo. Veja aqui como determinar a energia das ondas eletromagnéticas.
Movimento circular no campo magnético
Analisando o movimento circular uniforme de uma carga lançada em um campo magnético uniforme.
Potência média da corrente elétrica
Veja aqui como podemos determinar o valor da potencia média usando apenas a tensão elétrica eficaz e a corrente elétrica eficaz.