2. Física
  3. Magnetismo
  4. Características dos ímãs

Características dos ímãs

Os ímãs são materiais ferromagnéticos que possuem a propriedade de atrair ou repelir outros ímãs. Além disso, é característica de materiais dessa natureza (ferromagnéticos) se imantarem fortemente na presença de um campo magnético.

Hoje em dia, tem-se uma grande variedade de ímãs. Eles aparecem das mais variadas formas e são utilizados desde enfeites para geladeiras até a aplicação tecnológica.

Propriedades dos Imãs

1. Todos os ímãs, independentemente de sua forma ou aplicação, possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S), que são chamados de polos magnéticos.

Todo imã possui dois polos magnéticos: o polo norte (N) e o polo sul (S)

2. Assim como acontece com as cargas elétricas, observa-se no comportamento dos ímãs que polos de mesmo nome se repelem e polos de nomes contrários se atraem.

Polos de nomes contrários se atraem e polos de mesmo nome se repelem

3. Outra característica importante dos ímãs é a da inseparabilidade dos polos magnéticos, ou seja, não é possível encontrar um ímã só com polo norte ou só com polo sul. Assim, quando um ímã é quebrado, ele dará origem a dois novos ímãs e a polaridade desses novos ímãs vai depender da forma com que sua partição se deu.

Quando um imã é quebrado, ele dará origem a novos imãs com polos norte e sul?

Se um ímã se mover livremente, um de seus polos se alinhará com o polo norte geográfico terrestre, esse é o polo norte do ímã, e o outro polo se alinhará com o polo sul geográfico, sendo assim denominado polo sul do ímã. É por esse motivo que os polos são denominados de polo norte ou polo sul.

A limalha de ferro, quando colocada próxima a um ímã, é atraída por ele e se concentra em seus polos
Publicado por: Nathan Augusto Ferreira

Marque a afirmativa correta:

a) Todos os imãs possuem dois polos, o polo norte e o sul. O polo sul é o positivo de um imã, enquanto o norte é negativo.

b) Ao quebrar um imã, os seus polos são separados, passando a existir um imã negativo e outro positivo.

c) Ao aproximar os polos iguais de um imã, eles repelem-se. Quando polos diferentes aproximam-se, eles atraem-se.

d) Os materiais ferromagnéticos são os que não podem ser atraídos por imãs.

(FGV-SP) Da palavra 'aimant', que traduzido do francês significa amante, originou-se o nome ímã, devido à capacidade que esses objetos têm de exercer atração e repulsão. Sobre essas manifestações, considere as proposições:

I. assim como há ímãs que possuem os dois tipos de polos, sul e norte, há ímãs que possuem apenas um;

II. o campo magnético terrestre diverge dos outros campos, uma vez que o polo norte magnético de uma bússola é atraído pelo polo norte magnético do planeta;

III. os pedaços obtidos da divisão de um ímã são também ímãs que apresentam os dois polos magnéticos, independentemente do tamanho dos pedaços.

Está correto o contido em:

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

A Terra é um ímã gigante, e seu campo magnético nos protege contra partículas vindas do Sol
Campo Magnético Terrestre
Conheça mais sobre o campo magnético terrestre, que impede a entrada de partículas solares capazes de prejudicar as telecomunicações.
As agulhas imantadas das bússolas orientam-se de acordo com o campo magnético terrestre
Processos de imantação
Clique aqui e descubra quais são os processos de imantação existentes, isto é, os processos que tornam um material um ímã.
O experimento de Oersted inaugurou a era de estudos referentes ao eletromagnetismo
Experimento de Oersted
Clique aqui para conhecer o experimento de Oersted, a comprovação de que campos magnéticos podem ser gerados por meio de corrente elétrica.
Na histerese magnética, um material imantado mantém sua imantação mesmo sem a presença de campos magnéticos externos
Histerese magnética
Clique aqui para conhecer a histerese magnética e entenda como ocorre a desmagnetização de um material imantado por meio de um campo variável.
Faixa visível ao olho humano
Espectro eletromagnético
Acesse e descubra o que é espectro eletromagnético. Confira aplicações cotidianas dos tipos de ondas eletromagnéticas, e aprenda mais com definições e fórmulas.
Variando a corrente i estamos automaticamente variando o campo B produzido por A
Campo elétrico induzido
Veja aqui como podemos gerar um campo elétrico induzido variando apenas o fluxo magnético em uma espira.