2. Física
  3. Magnetismo
  4. Espectro eletromagnético

Espectro eletromagnético

Espectro eletromagnético é o conjunto de todas as frequências da radiação eletromagnética. Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

Veja também: Curiosidades incríveis sobre os tipos de radiação eletromagnética

Espectro eletromagnético

O espectro eletromagnético divide-se em sete intervalos de frequências de ondas eletromagnéticas. Esses tipos produzem efeitos diferentes sobre a matéria, confira quais são:

• Infravermelho: também conhecido como ondas de calor, transfere energia para os átomos e moléculas, fazendo-os oscilar mais intensamente, causando um aumento de temperatura.
  • Luz visível: consegue excitar os elétrons dos átomos, causando mudanças nos níveis de energia dos átomos.
  • Radiação ultravioleta: transporta uma grande quantidade de energia, desse modo, é capaz de arrancar os elétrons dos átomos, ionizando-os.
  • Raios x: têm capacidade de ionizar os átomos e também produzir transições de energia no núcleo dos átomos, que reemitem novas frequências de raios x.
  • Radiação gama: transportam uma grande quantidade de energia e, por isso, podem desestabilizar o núcleo dos átomos, que podem sofrer fissão nuclear.

A figura seguinte apresenta o espectro eletromagnético, observe:

A figura mostra os diferentes tipos de radiação eletromagnética.

Exemplos de ondas eletromagnéticas em nosso dia a dia

Confira alguns exemplos de aplicações dos tipos de ondas eletromagnéticas em fenômenos e tecnologias presentes em nosso cotidiano:

• Ondas de rádio: são usadas na transmissão dos sinais de TV, rádio, GPS e telefonia celular.
  • Micro-ondas: são usadas em fornos que aquecem alimentos. Esse aquecimento acontece graças à ressonância entre as moléculas de água e as micro-ondas de frequência próxima aos 2450 MHz.
  • Infravermelho: não é visível a olho nú, entretanto, existem câmeras de segurança que fazem imagens noturnas bastante nítidas por meio da sua captação.
  • Luz visível: é aquela que excita os órgãos sensoriais da visão, permitindo que enxerguemos o mundo e todas as coisas ao nosso redor. Essa luz estende-se pelos tons de vermelho, amarelo, verde, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta.
  • Ultravioleta: não é percebida pelo olho humano, entretanto, somos constantemente expostos a esse tipo de radiação graças à radiação solar. Por tratar-se de uma radiação ionizante, a luz ultravioleta pode causar mutações genéticas nas células da pele, levando ao surgimento do câncer de pele.
  • Raios x: são radiações ionizantes, com alto poder de penetração, e largamente utilizados para realizar exames de imagem, como a radiografia e a tomografia. Além disso, podem ser usados no combate ao câncer por meio da radioterapia.
  • Raios gama: são as ondas eletromagnéticas mais energéticas de todo o espectro eletromagnético. Eles são produzidos por reações nucleares e são altamente ionizantes, por isso, são usados para análise da estrutura interna de sólidos, esterilização de produtos e utensílios médicos etc.

Definição de ondas eletromagnéticas

São fenômenos oscilatórios que transportam energia e não necessitam de um meio físico para propagar-se. As ondas eletromagnéticas são produzidas por campos elétricos e campos magnéticos oscilantes e perpendiculares entre si. Seus tipos são classificados de acordo com seu intervalo de frequência, segundo o espectro eletromagnético.

As ondas eletromagnéticas foram descritas matematicamente, pela primeira vez, em 1864, pelo matemático escocês James Clerk Maxwell, por meio de um conjunto de equações conhecidas como equações de Maxwell.

A prova definitiva da existência das ondas eletromagnéticas veio por volta de 1880, na época, o físico alemão Heinrich Hertz produziu, detectou e comprovou a existência das ondas de rádio, que se movem à velocidade da luz e apresentavam todas as características das ondas descritas nos trabalhos de Maxwell. Caso tenha maior interesse no tema deste tópico, leia: Ondas eletromagnéticas.

Características das ondas eletromagnéticas

Vamos listar algumas das características das ondas eletromagnéticas, confira:

• Não necessitam de um meio físico para propagarem-se. No vácuo, elas viajam na velocidade da luz 299.792.458 m/s.
  • São transversais e caracterizam-se pelo fato da direção em que elas propagam-se ser perpendicular à direção do estímulo que as produz.
  • Propagam-se nas três direções do espaço, portanto, são ondas de propagação tridimensional.
  • Podem sofrer diversos tipos de fenômenos, como reflexão, refração, absorção, difração, interferência, dispersão, espalhamento, polarização etc.
  • Sua velocidade de propagação depende exclusivamente do meio em que elas se propagam, uma vez que cada meio apresenta um determinado índice de refração.
  • De acordo com a dualidade onda/partícula, proposta pelo físico alemão Albert Einstein, em seu artigo de 1905 que explica o efeito fotoelétrico, a luz pode comportar-se tanto como uma onda quanto como um conjunto de partículas chamadas de fótons.

Além dessas, existem características físicas que distinguem uma onda eletromagnética de outra, confira:

• Amplitude: tem relação com a intensidade das ondas eletromagnéticas, ou seja, depende da quantidade de energia que a onda é capaz de transferir a cada segundo.
  • Velocidade: depende do índice de refração em que a onda eletromagnética propaga-se. No vácuo, todas as ondas eletromagnéticas propagam-se na velocidade da luz.
  • Frequência: é a medida de oscilações que o campo elétrico realiza a cada segundo. Segundo o SI, essa unidade é o s-1, conhecido como Hertz,
  • Comprimento de onda: diz respeito ao tamanho que uma onda percorre até que se complete uma oscilação do campo elétrico. O comprimento de onda equivale à distância entre duas cristas ou dois vales da onda eletromagnética.

Veja também: A verdade por trás de cinco mitos da física nos quais você provavelmente acreditou

Fórmula das ondas eletromagnéticas

A principal fórmula utilizada para as ondas eletromagnéticas é a que relaciona velocidade de propagação, comprimento de onda e frequência, observe:

v – velocidade de propagação (m/s)

λ – comprimento de onda (m)

f – frequência (Hz)

Exercícios resolvidos sobre ondas eletromagnéticas

Questão 1) Assinale, entre as alternativas seguintes, aquela em que há, exclusivamente, ondas de natureza eletromagnética:

a) raios x, raios gama, ultravioleta

b) ondas de rádio, infravermelho, ultrassom

c) luz visível, ultravioleta, som

d) infravermelho, ondas de rádio, sonar

e) ultravioleta, raios gama, infrassom

Gabarito: Letra A

Resolução:

Ondas eletromagnéticas são formadas pela oscilação dos campos elétrico e magnético, são transversais, tridimensionais e propagam-se pelo vácuo. São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Questão 2) São características capazes de distinguir um tipo de onda eletromagnética de outro:

a) intensidade, velocidade, área, comprimento, força

b) amplitude, perturbação, propagação, direção, sentido

c) amplitude, velocidade, frequência, comprimento de onda

d) altura, intensidade, timbre, velocidade, polarização

Gabarito: Letra C

Resolução:

As características mais gerais, inerentes às ondas eletromagnéticas, são a amplitude da onda, a velocidade de propagação, a frequência de oscilação, e o comprimento de onda. Dessa maneira, a alternativa correta é a letra C.

Publicado por: Rafael Helerbrock
As ondas eletromagnéticas são usadas na telecomunicação para emitir os sinais de TV e rádio
Ondas eletromagnéticas
Clique aqui e entenda o que são as ondas eletromagnéticas, aplicadas no cotidiano em celulares e na transmissão via satélite.
Jean Baptiste Biot e Félix Savart são os dois precursores do cálculo do campo magnético em um fio.
Enunciando a Lei de Biot-Savart
Através do experimento de Oersted surgiu a lei de Biot-Savart.
Condutor movendo-se no interior de um campo magnético uniforme B originado por um ímã em forma de U
Cálculo da força eletromotriz
Veja aqui um pouco mais sobre corrente elétrica induzida e veja também como calcular a força eletromotriz induzida com base na força magnética e elétrica.
Variando a corrente i estamos automaticamente variando o campo B produzido por A
Campo elétrico induzido
Veja aqui como podemos gerar um campo elétrico induzido variando apenas o fluxo magnético em uma espira.
A lei de Taylor pode ser aplicada às cordas tensionadas de um violão
Fórmula de Taylor
Você conhece a fórmula de Taylor? Clique aqui e entenda a lei que determina a velocidade das ondas em cordas tensionadas.
A furadeira necessita de energia elétrica para funcionar
Potência média da corrente elétrica
Veja aqui como podemos determinar o valor da potencia média usando apenas a tensão elétrica eficaz e a corrente elétrica eficaz.
A limalha de ferro, quando colocada próxima a um ímã, é atraída por ele e se concentra em seus polos
Características dos ímãs
Os ímãs possuem a propriedade de atrair ou repelir outros ímãs. Confira!
O <i>headset</i> é um exemplo de tecnologia que utiliza transmissão de dados a distância
Bluetooth e infravermelho
Clique aqui para entender a diferença entre Bluetooth e infravermelho, tecnologias que utilizam ondas eletromagnéticas para transferir dados.
A maior contribuição de Hertz foi a descoberta da produção das ondas eletromagnéticas
Heinrich Hertz
Clique aqui e conheça a história de Heinrich Rudolf Hertz, físico alemão cujas contribuições abriram caminho para a criação do rádio e da TV.
As distâncias e tamanhos das ranhuras fazem a diferença entre CDs e DVDs
Como são gravados os CDs e DVDs?
Você sabe como são gravados os CDs e DVDs? Clique aqui e veja como são gravados e quais são as diferenças entre essas tecnologias.
Radiotelescópios do Observatório Nacional do México
Radiotelescópios
Saiba mais sobre o funcionamento dos radiotelescópios: a sua função, potencialidades e características principais.
Quando a luz passa por um prisma transparente com índice de refração maior que o do ar, ela se decompõe
Cinco curiosidades sobre as cores
Aprenda mais sobre o comportamento das cores com este texto que traz cinco curiosidades que você talvez nunca tenha visto!
Brilho azul da radiação Cherenkov em reator nuclear ativo imerso em água
Efeito Cherenkov
Que tal aprender sobre o efeito Cherenkov? Quando partículas carregadas, como elétrons, conseguem mover-se com velocidades superiores à própria velocidade da luz em algum meio, um brilho de azul característico surge. Esse efeito é bastante comum em reatores nucleares e raios cósmicos.
Apesar de ser representado na cor laranja ou em tons avermelhados, o Sol apresenta outra cor originalmente
Qual é a cor do Sol?
Você sabia que o Sol não é laranja? Então, qual é realmente a cor desse astro? Quando visto por observadores fora da atmosfera terrestre, o Sol apresenta uma cor específica. Por causa de suas reações de fusão nuclear, ele produz todos os comprimentos de onda da radiação visível. Descubra qual é a cor do sol!
As ondas de infravermelho podem ser observadas em câmeras de calor, como a mostrada na figura acima.
Curiosidades sobre ondas eletromagnéticas
Conheça algumas curiosidades sobre os diferentes tipos de ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas propagam-se no vácuo na velocidade da luz e podem ser produzidas em diversas frequências. Seus usos tecnológicos são extremamente variados, atendendo desde interesses médicos a observações astronômicas.
A rede 5G será o próximo passo evolutivo dado pelas redes de comunicação móvel.
Rede 5G
Você sabe o que significa 5G? Leia este texto e descubra mais sobre essa nova tecnologia emergente que promete revolucionar as possibilidades das telecomunicações. Saiba quais são suas potencialidades, quando teremos acesso a ela e como funcionará a futura a infraestrutura de telecomunicações global.
Visto de fora da atmosfera terrestre, o Sol apresenta cor branca. Sua cor aparentemente amarela ocorre em razão da absorção da luz pela atmosfera.
Cinco mitos da Física em que você sempre acreditou
Se você gosta de Física e é um entusiasta da área, provavelmente já se deparou com algumas dessas informações. Confira alguns mitos comuns da Física.
Ferro, um material ferromagnético
Por que o ímã atrai o ferro?
Por que o ímã atrai o ferro? Clique aqui e descubra a resposta!
Apesar de nos parecer instantânea, a luz se move com velocidade finita, levando um tempo para chegar aos nossos olhos
Velocidade da Luz
Você sabe qual é a velocidade da luz? A luz propaga-se no vácuo com uma velocidade de 299.792.458 m/s, ou seja, cerca de trezentos milhões de metros por segundo. A velocidade da luz é uma das mais importantes constantes da Física e foi medida com precisão, pela primeira vez, pelo engenheiro francês Hypollyte Fizeau.
Ondas Eletromagnéticas
Saiba mais sobre as ondas eletromagnéticas! Conheça suas características, tipos (como as micro-ondas) e fórmulas. Confira exercícios resolvidos sobre o tema.