Whatsapp icon Whatsapp

Conhecendo o desvio angular

Desvio da luz produzida por um prisma de secção triangular
Desvio da luz produzida por um prisma de secção triangular

No estudo da Óptica, vimos que um prisma nada mais é do que uma lâmina de faces não paralelas; sendo chamado de ângulo de abertura o ângulo formado entre as arestas. Sendo assim, devemos estudar o comportamento de um raio de luz, que, ao atravessar o prisma, sofrerá um desvio, denominado desvio angular.

O prisma tem a capacidade de separar a luz branca, que incide sobre sua face, em diversos feixes coloridos. Chamamos esse conjunto de feixes coloridos, produzido pelo fenômeno de refração, de espectro da luz branca. Esse fenômeno é muito bem observado nos dias chuvosos, com a formação do arco-íris.

Vejamos a ilustração acima. Nela temos um prisma imerso em um meio, sendo atravessado por um raio monocromático ─ um raio de luz formado por uma única cor, sofrendo desvio lateral.

Podemos ver que quando o raio de luz incide na face da esquerda, isto é, na 1a face do prisma, ele sofre a primeira refração que pode ser equacionada da seguinte forma:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1a  face: n1.sen i= n2.sen r1

Onde: i1 é o ângulo de incidência da primeira face e r1 é o ângulo de refração da primeira face.

Em seguida, vemos que o raio de luz sofre a segunda refração, isto é, sofre refração a 2a face do prisma, portanto, temos:

2a  face: n2.sen r2  = n2.sen i2

Onde: r2 é o ângulo de incidência da segunda face e i2 é o ângulo de refração da segunda face.

De acordo com a ilustração, podemos ver que o ângulo de abertura (A) é dado por:

A = r1+r2

E o desvio angular (Δm) pode ser calculado através da seguinte relação matemática:

m=i1+i2-A

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Espelhos Côncavos e Convexos
Clique aqui e aprenda a diferença entre os espelhos côncavos e convexos!
Velocidade da Luz
Você sabe qual é a velocidade da luz? A luz propaga-se no vácuo com uma velocidade de 299.792.458 m/s, ou seja, cerca de trezentos milhões de metros por segundo. A velocidade da luz é uma das mais importantes constantes da Física e foi medida com precisão, pela primeira vez, pelo engenheiro francês Hypollyte Fizeau.
video icon
Escrito"Educação e Cultura" sobre a imagem de um quadro-negro e livros.
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!