Whatsapp icon Whatsapp

Consequências da lei de Stevin

A superfície do líquido em repouso, contido em um vaso comunicante, mantém-se na mesma horizontal
A superfície do líquido em repouso, contido em um vaso comunicante, mantém-se na mesma horizontal

De acordo com a lei de Stevin, a diferença de pressão entre dois pontos no interior de um líquido estático é igual ao produto da densidade do líquido pelo módulo da gravidade e pela altura da coluna líquida.

Podemos então dizer que a diferença de pressão entre dois pontos de uma coluna líquida é diretamente proporcional ao desnível, isto é, a altura entre esses pontos. Mas, para diferentes pontos situados na mesma altura, isto é, na mesma superfície horizontal, a altura é igual a zero h = 0 e a variação de pressão também é zero.

Logo, podemos concluir que para pontos situados a uma mesma altura a pressão é igual. Essa pressão geralmente é a própria pressão atmosférica local. Assim, como a pressão atmosférica em uma região pode ser considerada constante, pontos da mesma superfície estão submetidos à mesma pressão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma básica e imediata aplicação da conclusão definida por Stevin são os vasos comunicantes, como por exemplo, o vaso comunicante da figura acima. A superfície livre de um líquido estático, isto é, em repouso, contido em recipientes que estabelecem uma comunicação entre si, mantém sempre a mesma altura, independentemente da forma ou do volume de líquido neles contido.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Transmissão de movimento circular
Explicação da transmissão de movimento circular.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!