Cromodinâmica e Eletrodinâmica Quântica
A cromodinâmica quântica é a teoria dos quarks (um dos elementos básicos que constituem a matéria) e dos glúons (um mediador de força forte).
É uma teoria que “analisa” explicações sobre como as partículas elementares se comportam.
Essa teoria é considerada a fundamental das interações fortes, e faz parte da teoria conhecida como Modelo Padrão das Partículas Elementares e das Forças Fundamentais da Natureza.
No que se refere ao entendimento da estrutura fundamental da matéria e seus progressos alcançados no século XX, tendo seu início com a mecânica quântica, levando entendimento e descobertas da estrutura atômica e dos avanços da energia nuclear, a cromodinâmica quântica é o resultado dos progressos alcançados.
Mas mesmo com tais progressos, a matemática ainda não dispõe de ferramentas em sua natureza analítica capazes de tirar predições da teoria.
Eletrodinâmica quântica ou segunda quantização é a teoria responsável por realizar quantização dos campos, sendo que a mecânica quântica realiza apenas a quantização da matéria.
Essa teoria considera tanto a matéria quanto os condutores de força, proporcionando base teórica a serem analisadas entre as interações de radiações eletromagnéticas.
Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação