Eletroscopia

A eletroscopia é o estudo dos fenômenos eletrostáticos através de um aparelho que identifica a eletrização de um corpo.

Eletroscopia – é o estudo dos fenômenos eletrostáticos através de aparelhos chamados eletroscópios (dispositivos capazes de verificar se um corpo está eletrizado).
Os eletroscópios são conhecidos também como detectores eletrostáticos.

Eletrização é a definição do comportamento dos corpos que têm o poder de atrair ou afastar outros corpos.
Essa definição teve início no século VI a.C., quando o filósofo Thales, morador da cidade de Mileto, encontrou uma resina fóssil chamada âmbar, (elektron), e a esfregou com pele de animais. Observou então que, após o atrito, o âmbar tinha o poder de atrair outros corpos, como palhas secas.

Então, desde o princípio desta descoberta, estudos foram sendo desenvolvidos e com eles novos termos foram criados para se definir esta atração entre os corpos, ou o afastamento entre eles.

Isso é observado nos princípios eletrostáticos que afirmam que corpos de mesmo sinal se repelem e de sinais contrários se atraem.

Na eletrização também se pode observar os corpos que têm o poder de conduzirem ou isolarem a eletricidade.

É o caso dos materiais metálicos e do corpo humano que, por possuírem elétrons livres, permitem a passagem de cargas elétricas através deles, e por isso são considerados bons condutores elétricos, diferente dos corpos isolantes como a borracha que, por não possuírem elétrons livres, não permitem a passagem de elétrons através deles, sendo considerados maus condutores.

No estudo da eletrização também se observam os tipos de eletrização, divididos em três momentos: atrito, contato e indução.

Eletroscópio – é o aparelho responsável pela identificação da eletrização de um corpo. Se um corpo está eletrizado, o eletroscópio identificará facilmente.

Existem dois tipos bem comuns de eletroscópios, o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas.
Pêndulo Eletrostático – Ao aproximar o pêndulo eletrizado (2) ao neutro (1), o corpo eletrizado atrai o corpo neutro.

Pêndulo Eletrostático – Corpo eletrizado, atraindo um corpo neutro

Eletroscópio de Folhas – Ao aproximar um corpo eletrizado positivamente, os elétrons do topo do eletroscópio passam para o bastão atingindo a mesma carga elétrica das folhas, fazendo com que se afastem.

Eletroscópio de Folhas

Atualmente, a eletroscopia é aplicada em diversas áreas como na proteção contra campos elétricos externos, pesquisas científicas, fenômenos da radiação, entre outros.

Por Talita A. Anjos