Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Formação da imagem no tubo de uma TV

Formação da imagem no tubo de uma TV

A formação da imagem no tubo de uma televisão é uma importante aplicação da força magnética que atua sobre uma carga elétrica em movimento. A imagem que se forma na tela da televisão, assim como no cinema, consiste em uma série de quadros construídos em curtos intervalos de tempo. É em razão da persistência da retina do olho humano que o cérebro interpreta as imagens de forma contínua. A imagem na televisão é formada por um feixe eletrônico que varre a tela do tudo de imagem. No cinema o processo de formação das imagens ocorre de forma contrária ao processo que ocorre nas televisões. A formação das imagens consiste em fotografias diferentes uma das outras, que ao serem movimentadas em alta velocidade acabam por formar a imagem que o cérebro humano capta.

O tubo de uma televisão é constituído das seguintes partes:

• O canhão eletrônico fica situado na parte externa posterior ao tudo. Esse é um dispositivo que emite feixes de elétrons, os quais são acelerados través de uma tensão de milhares de volts;
• Um par de bobinas que gera um campo magnético tanto na horizontal quanto na vertical. Ao passar pelas bobinas os feixes de elétrons sofrem deflexão horizontal e vertical em razão da força exercida pelo campo magnético;
• A tela é onde são formadas as imagens. Ela é coberta por um material fluorescente e é atingida pelo feixe de elétrons após serem defletidos pelos campos magnéticos.

Ao atingir a tela, os elétrons produzem uma mancha luminosa em cada ponto que eles atingem. Os campos magnéticos das bobinas, os quais defletem os elétrons, mudam periodicamente de sentido de forma a fazer com que os elétrons percorram, em alta velocidade, toda a tela, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Se a TV não estiver sintonizada em nenhum canal a varredura acontece de forma contínua, dando origem a um brilho uniforme na tela da TV. Ao sintonizar um canal, os sinais que são captados pela antena modificam a varredura fazendo com que certos pontos fiquem mais claros em relação a outros, formando assim a imagem que vemos.

A cor da imagem que aparece na televisão é determinada pelo material fluorescente que reveste a tela. Esse material pode ser preto e branco como também verde e branco, azul e branco ou vermelho e branco. Em uma TV em cores o tubo possui três canhões eletrônicos, um para cada cor primária da luz (verde, azul e vermelho), é como se fossem três tubos. A tela por sua vez, é composta por inúmeros pontos triplos, fosforescente, que emitem luz ao serem atingidos pelos feixes de elétrons.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A imagem da Televisão.
A imagem da Televisão.
Publicado por: Eliene
Assuntos relacionados
Pequeno ímã flutuando sobre a superfície de um supercondutor
Supercondutividade, o que é isso?
supercondutividade, o que é a supercondutividade, materiais supercondutores, quando foi descoberto o fenômeno da supercondutividade, corrente elétrica, baixas temperaturas, temperatura de transição, onde os materiais supercondutores podem ser empregados.
O elemento responsável pela revolução eletrônica.
Transistor
Conheça o componente que revolucionou a eletrônica.
Planeta Netuno
O Trunfo da Astronomia
Saiba como se deu a descoberta do planeta Netuno.
Transistores
Semicondutores
Você sabe o que são semicondutores? Clique aqui e descubra!
Na figura acima, alguns dos cientistas que contribuíram no desenvolvimento da física moderna.
Física Moderna
A dinamicidade do conhecimento nos levou ao modernismo
Desde a década de 90, as TVs têm evoluído rapidamente para modelos cada vez mais leves, com telas finíssimas e imagens de alta definição
Evolução da TV
Da TV de Tubo ao LED: Clique aqui e descubra como ocorreu o processo de evolução das TVs!
A luz negra pode ser usada por peritos criminais em busca de traços de DNA
Como funciona a luz negra?
Diversas substâncias, como alguns óxidos e substâncias que apresentam o Fósforo em sua composição, interagem com a radiação ultravioleta, absorvendo-a e emitindo luz visível lentamente. Leia este texto para saber mais sobre esse fenômeno, que é chamado de fosforescência, e para entender o funcionamento da luz negra.
Água no estado sólido e no estado líquido
Termologia
Conheça os principais conceitos da termologia. Aprenda também sobre as escalas termométricas e as formas de calor. Saiba quais são as Leis da Termodinâmica.
A física possui relação com várias outras ciências
A Física e Suas Relações com outras Ciências
Veja a importância da física no desenvolvimento das ciências.