2. Física
  3. Introdução à física
  4. Grandezas Físicas e Unidades

Grandezas Físicas e Unidades

A física é responsável por estudar todos os acontecimentos que existem na natureza, os chamados fenômenos físicos.

Para facilitar o estudo desses fenômenos, os físicos optaram por criar regras gerais que fossem capazes de serem identificadas em todo o mundo, uma forma universal de se estudar os fenômenos físicos, tornando-os padrão.

As grandezas físicas se resumem em unidades de medidas criadas através do Sistema Internacional de Unidades (SI), responsável por tal padronização.

Na mecânica, o SI corresponde ao sistema MKS, que tem como unidades fundamentais: metro, quilograma e segundo.

Em toda medida, os algarismos corretos e o primeiro duvidoso são chamados de algarismos significativos.

Entre as grandezas físicas também estão a notação científica, o tempo, a unidade métrica e as medidas de distância.

Tabela das principais grandezas físicas Tabela das principais grandezas físicas

Usando o Sistema Internacional de Unidades, têm-se quatro vantagens básicas:

Unicidade – Porque existe apenas uma unidade para cada grandeza física.
Uniformidade – Acaba com eventuais confusões sobre símbolos, porque cada fenômeno físico possui o seu em particular.
Relação decimal entre múltiplos e submúltiplos – Facilita o trabalho escrito e verbal, através da escrita com o uso da potência de dez.
Coerência – Evita interpretações erradas.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Balança responsável por identificar peso em KG
Publicado por: Talita Alves dos Anjos
Grandezas Físicas
As grandezas físicas descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre os fenômenos físicos.
Diferença entre direção e sentido
Direção e sentido
Direção, sentido, módulo, física, grandezas escalares, grandezas vetoriais, seguimento de reta, trajetória retilínea, trajetória curvilínea, mecânica, orientação do móvel.
Vetores A, B e R
Decomposição de vetores
Veja aqui como estudar a decomposição de vetores usando métodos gráficos e análise matemática.
O Sistema Internacional de Unidades padroniza as unidades de medidas das grandezas utilizadas em todo o mundo
Sistema Internacional de Unidades
Descubra os objetivos da criação do Sistema Internacional de Unidades e as determinações feitas por ele em relação às unidades de medida!
Ter o hábito da leitura e dominar Matemática Básica são algumas das dicas para resolver exercícios de Física
Dicas para resolver exercícios de Física
Você tem dificuldade com Física? Clique aqui e veja algumas dicas para resolver exercícios e se dar bem nas provas!
A transformação entre as unidades km/h e m/s é feita pelo fator 3,6
Transformação de km/h para m/s
Na hora de resolver um exercício de Física, bate aquela dúvida de como realizar a transformação de km/h para m/s? Clique e elimine-a de uma vez por todas!
Conversão de unidades
Você sabe fazer conversões de unidades? Converter unidades é um processo bastante simples e muito útil para resolver exercícios de Física. Por meio desse processo, é possível adequar as unidades dos exercícios para resolvê-los com mais facilidade. Aprenda a converter unidades de comprimento, área, volume, intervalo de tempo e de velocidade com esse artigo.
Regra de três simples
Saiba quando e como usar a regra de três simples. Veja também como calcular porcentagem utilizando a regra de três simples.
Principais Conceitos da Física
Física, mecânica, área de estudo da física, ondas, calor e termodinâmica, movimentos ondulatórios, óptica geométrica, eletricidade, magnetismo, conceitos e princípios de física.
Física, o estudo da natureza
Clique aqui e conheça quais são os objetivos dos estudos da Física!
Ao medir um comprimento usando uma fita métrica estamos determinando quantas vezes esse comprimento é maior do que uma unidade escolhida
Padrão de comprimento
Veja aqui como e onde foi estabelecido um padrão para as medidas de comprimento.