Whatsapp icon Whatsapp

Padrão de comprimento

Ao medir um comprimento usando uma fita métrica estamos determinando quantas vezes esse comprimento é maior do que uma unidade escolhida
Ao medir um comprimento usando uma fita métrica estamos determinando quantas vezes esse comprimento é maior do que uma unidade escolhida

Como já sabemos, a Física está presente praticamente em tudo o que fazemos na nossa vida cotidiana. Quando andamos de ônibus, por exemplo, estamos imersos em vários conceitos físicos, como a velocidade máxima que o ônibus atinge, a aceleração que ele adquire, a energia química do combustível se transformando em energia mecânica etc.

De acordo com o exposto acima, alguns conceitos e medidas são usados sem que se perceba sua importância. Por exemplo, para medir pequenas distâncias utiliza-se como padrão de medida uma régua graduada em centímetros, mas caso a distância a ser medida seja muito longa, usa-se como padrão o metro, o quilômetro etc. O padrão de medida do comprimento sempre foi medido em cm, m, km etc.

O que se sabe é que, em 1960, um comitê internacional se reuniu para estabelecer regras a fim de definir os padrões das grandezas fundamentais. O sistema que foi adotado após essa reunião é uma generalização do sistema métrico que ficou conhecido como Sistema Internacional de unidades, cuja abreviatura é (SI). Nesse sistema adotado, as unidades de massa, comprimento e de tempo, são, respectivamente: o quilograma, o metro e o segundo.

Outras unidades fundamentais do (SI) são o ampère, o kelvin, a candela e o mol. Portanto, definiu-se que essas sete unidades constituem a base do SI. Mas nosso objeto de estudo aqui é o “comprimento”.

Comprimento

A partir de 1790, foi criado o sistema métrico decimal, que procurava unificar padrões e procedimentos de medida. Como peça fundamental desse novo sistema, o metro, cuja abreviatura é m, foi definido como um décimo milionésimo da distância entre o polo Norte e o equador terrestre. Mais tarde, por motivos de ordem prática, essa definição do padrão foi abandonada e o metro passou a ser definido como a distância entre duas finas linhas gravadas perto das extremidades de uma barra de platina, chamada metro padrão, que era guardada no Bureau Internacional de Pesos e Medidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o decorrer do tempo e do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, foi necessária a criação de um padrão mais preciso. Em 1960, o metro foi redefinido como 1.650.763,86 comprimentos de onda de certa luz vermelho-alaranjada emitida por alguns átomos de criptônio-86 em tubo de descarga gasosa. A partir daquela época, o número acima foi escolhido para representar o comprimento da barra de ferro padrão.

Em 1983, a necessidade de precisão na tomada de medidas chegou a tal ponto que mesmo o padrão de criptônio-86 se tornou pouco satisfatório e o SI adotou a definição atual: o metro é a distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um intervalo de tempo igual a  de segundo.

O metro é um padrão adequado apenas para medidas não muito extensas. Para medidas muito maiores ou muito menores é preciso usar múltiplos e submúltiplos, como os apresentados na tabela abaixo:

Tabela de prefixos correspondentes a alguns múltiplos
Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Vetores A, B e R
Decomposição de vetores
Veja aqui como estudar a decomposição de vetores usando métodos gráficos e análise matemática.
Diferença entre direção e sentido
Direção e sentido
Direção, sentido, módulo, física, grandezas escalares, grandezas vetoriais, seguimento de reta, trajetória retilínea, trajetória curvilínea, mecânica, orientação do móvel.
Grandezas Físicas
As grandezas físicas descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre os fenômenos físicos.
Balança responsável por identificar peso em KG
Grandezas Físicas e Unidades
A padronização de estudos referentes a fenômenos físicos
O Sistema Internacional de Unidades padroniza as unidades de medidas das grandezas utilizadas em todo o mundo
Sistema Internacional de Unidades
Descubra os objetivos da criação do Sistema Internacional de Unidades e as determinações feitas por ele em relação às unidades de medida!
video icon
Biologia
Anatomia da folha
Nesta aula vamos conhecer os tecidos que compõem a estrutura foliar, considerando sua organização e seus principais tipos. As folhas são os principais órgãos da planta para realização da fotossíntese, trocas gasosas e transpiração. Sendo assim, a anatomia da folha é de extrema importância para compreender-se os vários processos que ocorrem nessa estrutura.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas