Impulso e Quantidade de Movimento
Quando um jogador de futebol chuta uma bola, ele aplica uma força durante certo intervalo de tempo sobre a bola. Essa ação está diretamente relacionada com a distância que o objeto irá percorrer em um determinado tempo.
Impulso de uma força
Seja uma força constante F atuando sobre um corpo durante um intervalo de tempo ?t. O impulso I dessa força constante nesse intervalo de tempo é uma grandeza vetorial definida por:
A unidade de medida do impulso no sistema internacional (SI) é Newton x segundos (N.s)
Quantidade de Movimento
Considere um corpo de massa m, deslocando-se com uma velocidade v, com relação a um referencial. Dizemos que a quantidade de movimento do corpo é o produto entre sua massa e velocidade:
Onde:
Q é a quantidade de movimento (grandeza vetorial)
m é a massa do corpo (dada em kg no SI)
v é a velocidade (grandeza vetorial dada em m/s no SI)
No sistema internacional, a quantidade de movimento é dada em kg.m/s (quilograma x metro por segundo).
Exemplos:
1) Em um ponto material é aplicada uma força de intensidade 5,4 x 102 N, durante um intervalo de tempo igual a 1,1 x 10-1s. Determine a intensidade do impulso da força aplicada no ponto material.
2) Seja uma pequena esfera de massa 2,0 kg, que em um determinado instante apresenta uma velocidade horizontal, orientada da esquerda para a direita e de módulo igual a 5,0 m/s. Determine o módulo, a direção e o sentido da quantidade de movimento dessa esfera.
A direção do vetor quantidade de movimento é o mesmo da velocidade. (horizontal)
O sentido do vetor quantidade de movimento é da esquerda para a direita.