O Trunfo da Astronomia

Planeta Netuno

A descoberta do planeta Netuno é considerada um trunfo da astronomia. Essa foi e até hoje é uma área que desperta o interesse de vários cientistas. Por volta do século XVII, os astrônomos só tinham conhecimento de apenas seis planetas, eram eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno. A partir da existência destes, foram sendo descobertos outros planetas e, dessa maneira, o sistema solar foi se expandindo. Poucos anos após a morte do criador da lei da Gravitação Universal, Sir Isaac Newton, cientistas descobriram, acidentalmente, a existência do planeta Urano e utilizando a lei que fala da atração dos corpos eles conseguiram calcular a órbita que esse planeta deveria descrever. Contudo, após observações sobre os movimentos delineados por Urano, os cientistas concluíram que este planeta não descrevia a órbita que tinham previsto na teoria.

A par dessas conclusões e acreditando que a teoria de Newton não estava errada, os cientistas Adams e Leverrier tiveram a suspeita de que os erros dos cálculos eram causados pela influencia de outro planeta, até então desconhecido. Se baseando na lei da Gravitação Universal, esses dois cientistas realizaram novos cálculos na tentativa de descobrir a localização do suposto planeta. Sabendo da posição, apontaram os telescópios e para surpresa deles lá estava o planeta Netuno. Dessa forma, no ano de 1846, era descoberto o mais novo planeta do sistema solar. Anos mais tarde e de forma semelhante era descoberto o planeta que parece ser o último planeta do sistema solar: Plutão, o qual hoje, como sabemos, não é mais considerado como planeta.

Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos

Ao longo dos anos a física tem contribuído para o surgimento de novas tecnologias e novos conhecimentos que contribuem imensamente com nossas vidas
A contribuição da física para o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias
Veja alguns exemplos de novos conhecimentos e tecnologias que surgem graças à física.
Asteroides são corpos celestes de tamanhos diversos que orbitam o Sol
Asteroides
Clique aqui e saiba mais sobre os asteroides, corpos celestes que orbitam o Sol e que possuem chances de chocarem-se com a Terra.
Carl Sagan foi um dos maiores divulgadores da Astronomia no século XX *
Carl Sagan
Clique aqui e conheça a vida de Carl Sagan, astrônomo estadunidense do século XX que participou da missão Apollo para mandar o homem à Lua.
Momentos de queda livre e pouso de paraquedistas
Com que velocidade cai um paraquedas?
O peso do paraquedista e a resistência do ar
A grande quantidade de meteoros que passam no céu em determinadas épocas do ano é chamada de chuva de meteoros
Estrelas cadentes
Clique aqui e descubra o que são as estrelas cadentes que iluminam o céu noturno da Terra!
A imagem da Televisão.
Formação da imagem no tubo de uma TV
Conheça como é que se forma a imagem que vemos na televisão.
A Mecânica estuda todos os tipos de movimento que ocorrem em nosso cotidiano
Mecânica
Você sabe o que é Mecânica? Clique aqui e descubra as características desse importante ramo da Física que se dedica ao estudo dos diversos movimentos que nos rodeiam.
Nessa ilustração, a Terra está ao lado do planeta Kepler 452-b, descoberto em 2015 por meio da sonda Kepler
Missão Kepler
Saiba tudo sobre a Missão Kepler, que tem por objetivo procurar planetas que tenham condições de abrigar vida!
Olhar para as estrelas é ver o passado do universo
Olhar para o céu é ver o passado
Clique aqui e descubra por que olhar para o céu é enxergar o passado. Veja a relação entre a velocidade da luz e a distância de alguns corpos celestes.
Os planetas considerados anões não possuem massa suficiente para serem considerados planetas
Planetas anões
Clique aqui e veja as características dos cinco planetas anões conhecidos em nosso Sistema Solar.
Os planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar
Planetas gasosos do Sistema Solar
Clique aqui e saiba mais sobre os planetas gasosos do Sistema Solar, isto é, as principais características de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Os Planetas Rochosos do Sistema Solar são os menores, com as temperaturas mais altas e os mais próximos do Sol
Planetas rochosos do Sistema Solar
Clique aqui e saiba mais sobre os planetas rochosos do Sistema Solar, isto é, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Imagem de Plutão divulgada pela Nasa e obtida por meio da sonda “New Horizons”
Plutão
Conheça as principais características de Plutão e as novas informações obtidas pela sonda New Horizons!
O telescópio espacial James Webb substituirá o telescópio Hubble a partir de 2021
Telescópio espacial James Webb
Clique aqui para saber mais sobre o supertelescópio espacial James Webb, cerca de 100 vezes mais potente que o Hubble.
Kepler enunciou três leis que determinaram o movimento dos planetas ao redor do Sol
Terceira lei de Kepler
Clique aqui e conheça a terceira lei de Kepler, denominada de lei dos períodos e que relaciona o tempo de translação com o raio médio da órbita dos planetas.
O elemento responsável pela revolução eletrônica.
Transistor
Conheça o componente que revolucionou a eletrônica.
As cobras mais venenosas do planeta
Vamos conhecer algumas das cobras mais venenosas do planeta? Mas as cobras são perigosas só pelo fato de possuírem uma toxina? Esses répteis são famosos pelo perigo atribuído a eles e pela sua fama de serem agressivos, mas na realidade são animais bastante pacíficos, todos os ataques registrados pelo mundo são relacionados com acidentes e manuseio incorreto desses animais.