Whatsapp icon Whatsapp

Ponto crítico: Gás e Vapor

Para cozimento de alguns alimentos, a água é fervida e uma parte se transforma em vapor
Para cozimento de alguns alimentos, a água é fervida e uma parte se transforma em vapor

No diagrama de fases, as curvas de fusão, de vaporização e de sublimação convergem no ponto triplo. Entre essas três, a curva de vaporização é a única que tem um segundo ponto bem definido, o chamado ponto crítico, além do qual essa curva inexiste.

O estado definido pelo ponto crítico permite que a substância se apresente em equilíbrio nas fases gasosa e líquida, com pressão, temperatura e densidade iguais. Esse ponto, característico de cada substância, é definido pela pressão crítica e pela temperatura crítica.

Verifica-se que uma substância na fase gasosa, com temperatura superior à temperatura crítica, mantém-se na fase gasosa qualquer que seja a pressão à que ela esteja submetida. Daí a distinção que se faz entre vapor e gás:

- Vapor é a substância na fase gasosa a uma temperatura igual ou inferior à temperatura crítica. O vapor pode ser condensado, ou seja, transformado em líquido; ou cristalizado, transformado em sólido, por aumento de pressão, mantida constante a temperatura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diagrama de fases sólida, líquida e gasosa (vapor)

- Gás é a substância na fase gasosa a uma temperatura superior à temperatura crítica. Mantida constante a temperatura, o gás não pode ser condensado por aumento de pressão.

Em resumo, sendo Tc a temperatura crítica da substância, na fase gasosa, e T a temperatura em que ela se encontra, teremos:

T < Tc = vapor – condensa-se por compressão isotérmica

T > Tc = gás – não se condensa por compressão isotérmica

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

A Dilatação Térmica no Cotidiano
Conheça algumas das inúmeras dilatações que acontecem no cotidiano.
Anomalia da água
Entendendo a anomalia da água: comportamento anômalo quando a temperatura varia de 0°C a 4°C.
Dilatação térmica dos líquidos
Aprenda o que é dilatação térmica dos líquidos e como ela ocorre. Saiba quais são as fórmulas usadas para calculá-la e confira os exercícios resolvidos sobre o tema.
Recipientes que conservam melhor a temperatura
Física na cozinha
video icon
Texto"Matemática do Zero | Congruência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Congruência de triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem congruentes, os seus lados homólogos e os ângulos correspondentes devem ser congruentes. Porém, ao invés de analisar os três lados e os três ângulos, veremos que é necessário analisar apenas alguns casos de congruência de triângulos: LAL (Lado, Ângulo, Lado), LLL (Lado, Lado, Lado), ALA (Ângulo, Lado, Ângulo) e LAAo (Lado, Ângulo, Ângulo Oposto).