Whatsapp icon Whatsapp

Prefixos do Sistema Internacional de Unidades

As grandezas são medidas por valores associados a unidades. Essas unidades, quando relacionadas ao sistema internacional de unidades, podem ser reescritas em função de prefixos.
Os prefixos possuem nome, símbolo, potência de base dez e equivalente decimal, como pode ser visualizado na tabela abaixo.

No dia a dia trabalhamos com diversas unidades expressas em função de prefixos, no qual temos como exemplos a medida da distância entre uma cidade e outra, que quase sempre é expressa em quilômetros (km) ou o tamanho de algumas crianças expressos em centímetros (cm). Nos exemplos citados vimos uma grandeza medida por unidades diferentes, porém ambas estão escritas em função dos prefixos c e k.
A igualdade entre medidas que possuem unidades diferentes será exemplificada abaixo.

1 km = 1000000 cm

1.103m = 1000000.10-3m

1.103 m = 1.106.10-3 m

1.103 m = 1.103 m

1000 m = 1000 m

Vemos então que valores diferentes podem fazer alusão a uma mesma medida em que a diferença entre esses valores é compensada pela unidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Se não tivermos noção do que os prefixos representam, situações inusitadas podem acontecer.

Publicado por Frederico Borges de Almeida

Artigos Relacionados

Energia
Você sabe o que é energia? Conheça a definição de energia segundo a física. Confira quais são os diferentes tipos de energia. Entenda o que é a conservação da energia.
Líquidos não miscíveis em equilíbrio
Veja aqui o que são líquidos não miscíveis e veja também como os líquidos não miscíveis ficam em equilíbrio no interior de um vaso comunicante.
Pêndulo Balístico
Você sabe o que é pêndulo balístico? Clique aqui e descubra!
Sensação de peso
Em alguns momentos temos a sensação de aumento do nosso peso. Tal fato ocorre em razão da inércia.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.