Whatsapp icon Whatsapp

Prefixos do Sistema Internacional de Unidades

As grandezas são medidas por valores associados a unidades. Essas unidades, quando relacionadas ao sistema internacional de unidades, podem ser reescritas em função de prefixos.
Os prefixos possuem nome, símbolo, potência de base dez e equivalente decimal, como pode ser visualizado na tabela abaixo.

No dia a dia trabalhamos com diversas unidades expressas em função de prefixos, no qual temos como exemplos a medida da distância entre uma cidade e outra, que quase sempre é expressa em quilômetros (km) ou o tamanho de algumas crianças expressos em centímetros (cm). Nos exemplos citados vimos uma grandeza medida por unidades diferentes, porém ambas estão escritas em função dos prefixos c e k.
A igualdade entre medidas que possuem unidades diferentes será exemplificada abaixo.

1 km = 1000000 cm

1.103m = 1000000.10-3m

1.103 m = 1.106.10-3 m

1.103 m = 1.103 m

1000 m = 1000 m

Vemos então que valores diferentes podem fazer alusão a uma mesma medida em que a diferença entre esses valores é compensada pela unidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Se não tivermos noção do que os prefixos representam, situações inusitadas podem acontecer.

Publicado por Frederico Borges de Almeida

Artigos Relacionados

Energia
Você sabe o que é energia? Conheça a definição de energia segundo a física. Confira quais são os diferentes tipos de energia. Entenda o que é a conservação da energia.
Líquidos não miscíveis em equilíbrio
Veja aqui o que são líquidos não miscíveis e veja também como os líquidos não miscíveis ficam em equilíbrio no interior de um vaso comunicante.
Pêndulo Balístico
Você sabe o que é pêndulo balístico? Clique aqui e descubra!
Sensação de peso
Em alguns momentos temos a sensação de aumento do nosso peso. Tal fato ocorre em razão da inércia.
video icon
Escrito"O que é o vento? sobre imagem de uma paisagem com árvores e vento.
Geografia
Ventos: o que são e tipos
Assista à videoaula e entenda o que são os ventos. Saiba também quais são os fatores que geram os ventos, bem como conheça os principais tipos de ventos e por que esses fenômenos meteorológicos são importantes.