2. Física
  3. Física Moderna
  4. Radiação do Corpo Negro

Radiação do Corpo Negro

O estudo da radiação térmica se deu a partir do momento em que o físico alemão Robert Kirchhoff, ao analisar as relações existentes entre calor absorvido e calor emitido, propôs duas leis fundamentais para o estudo da radiação térmica.

A primeira lei fala sobre a cor da radiação emitida. Ela depende da frequência, e esta frequência depende da temperatura do corpo aquecido, seja qual for sua composição.

A segunda lei de Kirchhoff introduz o conceito de corpo negro. Para ele, o corpo negro é um excelente emissor de radiação, e toda radiação gerada nele é emitida.

Como o corpo negro apresenta fácil realização prática, ele se tornou fundamental para o estudo das radiações térmicas. Isso porque o corpo negro é caracterizado por uma abertura em um objeto oco, o que possibilita a reflexão nas paredes internas de qualquer tipo de radiação emitida absorvendo então essa radiação.

Modelo prático de um corpo negro

A montagem experimental, feita a partir da radiação emitida pelo corpo negro, obtinha gráficos que eram formados pela potência dessa radiação, mas não eram capazes de serem explicados. Isso porque a física clássica não possuía informações necessárias capazes de obter uma função matemática que desse origem a tais gráficos.

Por volta de 1900, o físico alemão Max Planck resolveu partir dos gráficos gerados pela radiação para enfim chegar à equação. Nascia então a mecânica quântica.

Através de tanto estudo, hoje é sabido que todo objeto que é superaquecido emite uma radiação visível, analisada através do espectrômetro (dispositivo que dispersa radiação).

Através desse objeto é possível medir o comprimento e a intensidade de ondas eletromagnéticas, componentes da radiação emitida, o que permite a construção do seu espectro.

Radiador Ideal – Corpo negro cuja radiação depende apenas de sua temperatura.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Espectro de um corpo quente em função da temperatura
Publicado por: Talita Alves dos Anjos
Constante de Planck
Inversão do processo teórico dos gráficos do espectro da radiação.
À esquerda – símbolo comemorativo do Ano Mundial da Física; à direita – a foto mais conhecida de Albert Einstein.
2005: Ano Mundial da Física
O Ano Mundial da Física foi organizado pela comunidade científica. Clique e veja qual foi a homenagem que aconteceu nesse evento!
Gerador construído por uma espira
Geradores eletromagnéticos
O estudo da indução magnética e o funcionamento de um gerador elétrico.
Um experimento mental fascinante que retrata toda complexidade e beleza da Mecânica Quântica
Gato de Schroedinger
Aqui você vai se surpreender com uma das ideias mais fascinantes da física, o experimento “Gato de Schroedinger”, que desafia o senso comum.
Em alguns lugares da Terra, é possível observar o brilho de um dos braços da nossa galáxia
Curiosidades astronômicas
Acesse o link para conhecer algumas curiosidades intrigantes sobre o Universo. Nos últimos anos, grandes descobertas foram feitas no âmbito da Astronomia, no entanto, há muito a se descobrir ainda. Atualmente, existem mais perguntas que respostas. Saiba mais no texto!
Substâncias fluorescentes, como essas mostradas na foto acima, absorvem luz ultravioleta e emitem luz visível.
Fosforescência ou fluorescência?
Fosforescência e fluorescência são processos de emissão de luz que ocorrem em baixas temperaturas, portanto são casos especiais de luminescência. A luz emitida por substâncias fluorescentes e fosforescentes é produzida em decorrência de saltos de energia sofridos por elétrons iluminados por luz visível ou ultravioleta.
Arthur Holly Compton
Efeito Compton
Arthur Holly Compton descobriu o Efeito Compton. Clique aqui e veja em que consiste esse efeito!
Cromodinâmica e Eletrodinâmica Quântica
Clique aqui e conheça a definição de cromodinâmica e eletrodinâmica quântica!
Modelo Atômico
A descoberta do núcleo e os atuais ramos de estudo
História da Física Nuclear
 LHC é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente
LHC - funcionamento até o final de 2012
Centro europeu de pesquisas: LHC tem funcionamento até o fim de 2012.
Equipamento médico usado para realizar o exame de tomografia por emissão de pósitrons
Tomografia por emissão de pósitrons
Veja aqui como é realizado o exame de tomografia por emissão de pósitrons.