Reflexão de uma onda
Para analisarmos a reflexão das ondas é necessário sabermos sua definição.
Ondas são causadas por perturbações que se propagam no espaço ou em qualquer meio, por exemplo, na água.
Elas são responsáveis por transferir energia de um meio para outro.
Reflexão da onda
A reflexão da onda acontecerá sempre que ela encontrar um obstáculo. Quando isso acontecer, a onda incidente sofrerá reflexão, o que dará origem à onda refletida.
Como existem diversos tipos de ondas (mecânicas, eletromagnéticas, transversais e longitudinais), a reflexão pode acontecer com qualquer uma delas.
Eco
O eco é um exemplo de reflexões da onda sonora.
O eco acontece quando os sons direto e refletido são recebidos num intervalo de tempo maior que 0,1 segundo possibilitando então percepção distinta dos sons.
Para ouvir o eco da própria voz é necessário estar distante no mínimo 17 metros do objeto que irá refletir esse eco.
Outros exemplos de reflexão de ondas:
- Reflexão de ondas em lagos – quando se joga algo dentro da água, ocorre uma perturbação que gera as ondas. Estas, por sua vez, se propagam na superfície da água até encontrarem um obstáculo onde possam se refletir.
- Miragens – imagem distorcida de um objeto localizado no horizonte causado pela reflexão da luz.
- Escurecimento de corpos quando molhados – um exemplo é quando acontece a reflexão da água sobre o asfalto após uma chuva.
Existem diversos outros tipos de exemplos de reflexão de uma onda, mas todos os citados e os não citados possuem a mesma definição: para que haja a reflexão é necessário haver um obstáculo, a fim de se originar a onda refletida.