Resistores, geradores e receptores
Os aparelhos elétricos são muito utilizados no nosso cotidiano, por isso é quase impossível imaginar como seriam as nossas vidas sem geladeira, televisão, lâmpadas, chuveiro, entre tantos outros. Mas para que esses instrumentos funcionem, eles devem ser conectados a circuitos elétricos.
O circuito elétrico tem a função de conectar vários elementos elétricos, como os resistores, geradores e receptores, além de serem o caminho que a corrente elétrica percorre, levando energia para todos os elementos. Veja as características de cada um desses elementos:
Os geradores elétricos são dispositivos que transformam qualquer tipo de energia em energia elétrica e são os responsáveis por fornecê-la e mantê-la. Os geradores podem ser de corrente contínua, como as pilhas e baterias, ou de corrente alternada, que é a energia fornecida pelas empresas de eletricidade.
A representação dos geradores em um circuito elétrico é a seguinte:
A figura mostra como os geradores são representados em um circuito elétrico
Na figura, podemos localizar duas grandezas: E, que é a tensão nominal do gerador (também chamada por força eletromotriz), e r, que é a resistência interna do gerador.
Outro elemento presente nos circuitos elétricos é o receptor — dispositivo capaz de transformar energia elétrica em outras formas de energia, não exclusivamente térmica. O melhor exemplo de receptor são os motores elétricos, uma vez que eles transformam energia elétrica em energia mecânica.
Em um circuito, o receptor recebe energia do gerador, transformando-a de tal que forma que ocorre uma redução na força eletromotriz. Dizemos então que ele tem uma força contraeletromotriz, chamada E', que se opõe à força eletromotriz do gerador.
Observe na figura como o receptor pode ser representado no circuito:
A figura mostra como é a representação dos receptores em um circuito
Por fim, temos os resistores, que também podem ser considerados como receptores elétricos, uma vez que transformam a energia elétrica em energia térmica. Eles são utilizados com duas finalidades: limitar a passagem da corrente elétrica no circuito ou para aquecimento. São exemplos de aparelhos que contêm resistores o chuveiro, o ferro de passar e os secadores de cabelo.
Quando utilizados para limitar a passagem de corrente no circuito, os resistores podem ser utilizados individualmente ou associados com outros de duas formas: em série e em paralelo.