Whatsapp icon Whatsapp

Resistividade

Também chamada de resistência elétrica específica, ela representa o quanto o material se opõe à passagem da corrente elétrica. Quanto menor for o valor da resistividade de um determinado material mais facilmente ele permite a passagem de corrente elétrica, e quanto melhor for o condutor esse fato também se verifica.

A resistividade de um material depende de alguns fatores como: 

• Temperatura em que se encontra o material;
• O material que constitui o condutor;
• O comprimento ℓ; 
 • A área da secção transversal.

Matematicamente temos que a resistividade de um material pode ser calculada a partir da seguinte equação:

Onde ℓ é o comprimento do material, R é a resistência do material e A é a área da secção transversal.

Podemos perceber que a resistividade é diretamente proporcional à resistência que o material apresenta e inversamente proporcional ao seu comprimento. A unidade de resistividade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o ohm vezes metro (Ω.m), porém, na prática utiliza-se muito o ohm vezes centímetro (Ω.cm) e o Ω. mm2/m.

Como a resistividade é dependente da temperatura, ela é apresentada na maioria das vezes a uma temperatura de 20 °C. Nos metais a resistividade aumenta com o aumento de temperatura, já nos semicondutores aumenta com a diminuição da temperatura. O melhor condutor elétrico à temperatura ambiente é o cobre, no entanto o seu uso em larga escala é muito caro.

Reostato

É um dispositivo que tem como função variar a resistência do circuito elétrico, conseqüentemente aumentando ou diminuindo a intensidade da corrente que passa pelo circuito, de acordo com o desejável. Esses dispositivos podem variar a sua forma ou suas dimensões e podem ser classificados de duas formas:

Variação contínua: o reostato de variação contínua, denominado de potenciômetro, possui resistências que podem assumir qualquer valor entre zero e um determinado valor máximo especificado. Ele é constituído por um condutor com determinado comprimento ℓ e um cursor que pode se mover ao longo do condutor. Ao mudar a posição do cursor muda-se o comprimento do fio e conseqüentemente altera o valor da resistência elétrica.

Variação descontínua: o reostato de variação descontínua só pode assumir valores de resistências pré-determinadas pelo fabricante durante a sua produção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eliene

Artigos Relacionados

Esquema de Funcionamento da Bateria automotiva
Acumuladores de Chumbo
Qual sua relação direta com as baterias automotivas?
Material condutor carregado
Capacidade Eletrostática
Estudo da capacidade eletrostática nos condutores de eletricidade.
Máquina Eletrostática
Eletrostática
Confira aqui a teoria e os pesquisadores da Eletrostática! Veja também qual é a sua aplicação!
Força elétrica
Acesse para entender o conceito de força elétrica, as fórmulas envolvidas no seu cálculo, além de conferir exercícios resolvidos sobre o tema.
Apesar de ter a altura de um átomo, a camada de grafeno é visível a olho nu em virtude de efeitos relativísticos que surgem em sua estrutura.
Grafeno
Já ouviu falar do grafeno? Clique aqui e confira as incríveis características desse material que o tornam tão especial. Algumas de suas propriedades físicas fazem dele o material do futuro, com potencial para ser usado na construção de superbaterias, painéis solares eficientes, telas dobráveis, entre outros.
Lei de Joule
Aplicação da Lei de Joule para a resistência elétrica.
Exemplos de gerador, receptor e resistores elétricos
Resistores, geradores e receptores
Saiba qual é a função dos resistores, geradores e receptores nos circuitos elétricos.
De acordo com a Segunda Lei de Ohm, a resistência de um fio será tão menor quanto maior for a sua espessura.
Segunda Lei de Ohm
Você conhece a Segunda Lei de Ohm? Essa lei relaciona a resistividade, comprimento e área transversal de um corpo para calcular o valor da resistência elétrica. Clique aqui para visualizar a fórmula da Segunda Lei de Ohm e também conferir uma explicação sobre a Primeira Lei de Ohm e exercícios resolvidos sobre o tema.
video icon
História
Quem foi Lampião?
Assista à nossa videoaula para conhecer um pouco da história de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. Confira também no nosso canal outras informações sobre o Cangaço e Maria Bonita.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.