2. Física
  3. Eletricidade
  4. Semicondutores

Semicondutores

Os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolantes para condutores com grande facilidade.

Muito utilizado em equipamentos eletrônicos, os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolante para condutores com grande facilidade. Isso se deve ao fato de que os semicondutores possuem uma banda proibida intermediária.
A banda proibida é a região localizada entre as bandas de valência, ou camada de valência do átomo, e a banda de condução (região onde, sob ação de um campo elétrico, se forma a corrente elétrica).

Quando os elétrons recebem certa quantidade de energia, eles se tornam livres e saem da camada de valência para a camada de condução.
A condutividade dos semicondutores pode ser alterada variando-se a temperatura, o que faz com que atinjam uma condutividade semelhante a dos metais.
A condutividade dos semicondutores provenientes de excitações térmicas é denominada condutividade intrínseca.
Os semicondutores podem ser de silício ou germânio, utilizados para a fabricação de componentes eletrônicos, como, por exemplo, os transistores.

Bandas de Valência, banda proibida e banda de condução de: Isolantes, condutores e semicondutores

Transistores
Publicado por: Kleber G Cavalcante
Equação de Einstein, a mais famosa equação da física
Introdução à física
Confira neste artigo uma abordagem de introdução à física e saiba o que é essa ciência, como ela se desenvolveu e veja alguns dos maiores físicos da história.
Pequeno ímã flutuando sobre a superfície de um supercondutor
Supercondutividade, o que é isso?
supercondutividade, o que é a supercondutividade, materiais supercondutores, quando foi descoberto o fenômeno da supercondutividade, corrente elétrica, baixas temperaturas, temperatura de transição, onde os materiais supercondutores podem ser empregados.
Buraco Negro na Grande Nuvem de Magalhães
Buracos Negros
Você sabe como os buracos negros se formam? Confira aqui e descubra!
Diodos semicondutores têm a função de transformar corrente alternada em corrente contínua
Diodo semicondutor
Compreenda o princípio de funcionamento de um diodo semicondutor e saiba onde esses dispositivos são utilizados.
A imagem da Televisão.
Formação da imagem no tubo de uma TV
Conheça como é que se forma a imagem que vemos na televisão.
Santo Sudário datado com o teste do carbono 14
Datação do Carbono 14
Datação do carbono 14, idade de fósseis, física quântica, decaimento radioativo, idade dos fósseis, raios cósmicos, isótopo do carbono, radiação, radioatividade específica.
A física possui relação com várias outras ciências
A Física e Suas Relações com outras Ciências
Veja a importância da física no desenvolvimento das ciências.