Whatsapp icon Whatsapp

Transformação isotérmica

Boyle foi um dos responsáveis pelo estabelecimento da Química como ciência
Boyle foi um dos responsáveis pelo estabelecimento da Química como ciência

No estudo relacionado aos gases podemos dizer que em condições normais de temperatura e pressão, ou seja, em temperaturas de 25ºC e pressão de 1 atm, aproximadamente 10% dos elementos que compõem a tabela periódica são gases. O ar que estamos respirando é, na verdade, uma mistura gasosa composta basicamente de nitrogênio e oxigênio.

Sendo assim, as grandezas macroscópicas (temperatura, volume e pressão) definem a situação de um gás. Por esse motivo elas recebem o nome de variáveis de estado. Quando uma dessas se altera, há mudança em pelo menos uma das outras grandezas. Dessa forma, dizemos que o gás sofre uma transformação.

Transformação isotérmica

Robert Boyle foi um físico e químico irlandês. Nos experimentos realizados com gás, nos quais manteve constante a temperatura, e variando outras duas grandezas (volume e pressão), Boyle estabeleceu que:

Sob temperatura constante, a pressão de um gás ideal é inversamente proporcional ao seu volume.

Por exemplo, o gráfico abaixo mostra que ao dobrarmos o volume do gás, a sua pressão tende a diminuir pela metade. Porém, se reduzirmos o volume do gás a um quarto de seu volume inicial, sua pressão será quadruplicada, e assim por diante. Além disso, podemos verificar que quanto maior for a temperatura a ser mantida constante, maior será também o valor do produto (p.V) e mais afastada ficará a curva em relação à origem dos eixos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Transformação isotérmica de um gás ideal

No gráfico abaixo podemos ver a existência de três curvas que correspondem a uma determinada temperatura constante. Essas curvas de temperatura constante são chamadas de isotermas.

Isotermas de um gás

De tal modo, para uma transformação isotérmica, podemos escrever a seguinte equação:

p1.V1= p2.V2

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

O Número de Avogadro
Conheça a história da descoberta do número de Avogadro.
Segundo Princípio da Termodinâmica
Saiba o que diz esse princípio.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!