Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Termologia
  4. O Número de Avogadro

O Número de Avogadro

O número de Avogadro, hoje mais conhecida como constante de Avogadro, tem esse nome em homenagem ao físico italiano que viveu entre os séculos XVII e XIX, Amadeo Avogadro. Este, se baseando na sua hipótese sobre o número de moléculas de uma amostra gasosa, conseguiu explicar por que os gases se combinam em volumes que mantêm proporções simples entre si e ainda concluiu que os gases nitrogênio, oxigênio e hidrogênio se encontram na natureza na forma diatômica, ou seja, H2, N2 e O2.

Amadeo, utilizando-se de informações já conhecidas e dos resultados das experiências que ele próprio realizou, formulou, no ano de 1811, uma hipótese relacionada ao número de moléculas existentes em uma amostra de gás, a qual mais tarde ficou conhecida como a Lei de Avogadro, esta diz: volumes iguais, de gases diferentes e à mesma temperatura e pressão, possuem o mesmo número de moléculas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de se saber que isso era verdade, não se tinha idéia exata de quanto seria o número de moléculas existentes em uma determinada massa gasosa. Esse número de moléculas passou a ser chamado de número de Avogadro (N0), mas qual o seu valor? No início do século XX, o professor de físico-química da Universidade de Paris, Jean Baptiste Perrin, realizou vários experimentos que o levaram a conclusão de que o valor do número de Avogadro estaria entre 6,5 x 1023 e 7,2 x 1023 moléculas em cada mol de substância. Com essa conclusão, Perrin recebeu a maior premiação da ciência no ano de 1926, o Prêmio Nobel de Física. Tempos mais tarde, após verificações mais precisas descobriu-se que o valor de N0 é igual a 6,02 x 1023 moléculas/mol.

Físico que hipotetizou o número de moléculas das substâncias
Físico que hipotetizou o número de moléculas das substâncias
Publicado por: Marco Aurélio da Silva Santos
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Boyle foi um dos responsáveis pelo estabelecimento da Química como ciência
Transformação isotérmica
As características de um gás em uma transformação isotérmica.
Termômetro
A evolução dos termômetros e das escalas
Escalas termométricas, escala Celsius, escala Fahrenheit, Galileu Galilei, surgimento do termômetro de líquido, o termoscópio de Galilei, escala centígrada
Efeito Joule é o fenômeno que causa o aquecimento e derretimento da camada protetora dos fios.
Efeito Joule
Você sabe o que é efeito Joule? Conheça as suas utilidades, fórmulas usadas para calculá-lo, os riscos relacionados a ele e também alguns exercícios resolvidos.
Esquema de funcionamento da máquina térmica
Segundo Princípio da Termodinâmica
Saiba o que diz esse princípio.
A panela de pressão possibilita que os alimentos coziem mais rápido
Panela de Pressão
A panela de pressão é um objeto de uso culinário capaz de cozinhar em água alimentos de forma mais rápida que outros tipos de panela. Confira!
Equação que determina a energia interna de um gás
Energia interna de um gás
Determinando a energia interna de um gás monoatômico.