Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Termologia
  4. Transformações Termodinâmicas Particulares

Transformações Termodinâmicas Particulares

Transformação Isobárica

É aquela em que o gás se mantém em uma pressão constante. Se aumentarmos a temperatura de um gás aprisionado, seu volume irá aumentar e sua densidade diminuir, ocasionando também a diminuição da pressão. Assim, podemos chamar esse processo de transformação isobárica, já que a pressão do gás foi a mesma.
Em uma transformação isobárica, o volume V e a temperatura T sempre são diretamente proporcionais (Lei de Charles e Gay-Lussac)

Transformações Isométricas

Uma transformação isométrica nada mais é do que uma transformação onde o volume do gás se mantém constante. Nestes casos, a pressão e a temperatura absoluta são diretamente proporcionais (Lei de Charles).

Transformações Isotérmicas

É aquela onde o gás é mantido em uma temperatura constante. Em uma transformação isotérmica, a pressão e o volume são inversamente proporcionais (Lei de Boyle).

Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Calor
Você sabe o que é calor? Confira a definição física de calor, conheça as principais fórmulas usadas para o cálculo do calor e veja alguns exercícios resolvidos.
O funcionamento dos motores de carros é um exemplo do processo termodinâmico
Trabalho Termodinâmico
Aproveitando a energia cinética das partículas para realização de trabalho mecânico.
Termodinâmica
Termodinâmica, o que é a termodinâmica, as leis da termodinâmica, o que é a lei zero da termodinâmica, quando surgiu o estudo da termodinâmica, entropia, lei de boyle, volume, temperatura e pressão, energia, calor.
Esquema de funcionamento da máquina térmica
Segundo Princípio da Termodinâmica
Saiba o que diz esse princípio.