Whatsapp icon Whatsapp

Usinas elétricas

Usina nuclear geradora de energia elétrica
Usina nuclear geradora de energia elétrica

A eletricidade está presente em praticamente tudo que fazemos, por exemplo, ao assistirmos a TV, ao fazermos uma vitamina usando o liquidificador, ao tomar banho etc. Praticamente todos os eletrodomésticos que encontramos em uma residência funcionam à base da eletricidade. Mas, de onde vem a energia elétrica que chega até nossas casas? A resposta mais confiante que ouviríamos é a de que ela vem das usinas hidrelétricas.

Para a geração de energia elétrica, as usinas são equipadas com imensos geradores, compostos por um grande ímã permanente e composto também por um conjunto de bobinas enroladas em um núcleo giratório, denominado de estrator. Quando o núcleo gira dentro um campo magnético constante, suas espiras geram força eletromotriz em forma de corrente alternada.

A frequência de giro e o número de bobinas contidas no estrator (polos) determinam a frequência na corrente elétrica gerada. Por exemplo, nos geradores da usina hidrelétrica de Itaipu existem 78 polos em cada estrator. Portanto, a cada volta completa do estrator, 78 ciclos de corrente elétrica são gerados em 60 Hz.

A diferença básica entre os diversos tipos de usinas elétricas estão na maneira que se obtém energia mecânica para fazer girar as espiras no campo magnético produzido por meio de ímãs grandes.

Por exemplo, as usinas hidrelétricas beneficiam-se da energia potencial da água represada para girar o núcleo do gerador de energia. Nesse tipo de usina, a água é canalizada para o interior da usina a fim de impulsionar um sistema de turbinas que giram o estrator do gerador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já as usinas termelétricas beneficiam-se da queima do carvão para aquecer a água contida em um reservatório fechado. A água ao ser aquecida gera vapor d’água em alta temperatura e pressão que percorrendo um sistema de tubulação chega até uma turbina que gira o estrator. Nesse sistema, a energia química do carvão é transformada em energia térmica, que depois é transformada em energia elétrica.

O processo usado pelas usinas termoelétricas, isto é, o processo da queima do carvão gera diversos tipos de gases e resíduos sólidos que são lançados na atmosfera pelas chaminés. Uma vez lançadas na atmosfera sem as devidas precauções, podem poluir o ar.

As usinas nucleares funcionam de forma similar às usinas termoelétricas, mas utilizam uma reação nuclear (fissão de núcleos de urânio ou tório) para gerar calor. Este calor é utilizado para aquecer a água que vai movimentar a turbina.

Para diminuir o risco de liberar radiação, parte do reator nuclear onde ocorrem as reações nucleares é completamente vedado por paredes de aço. A geração de energia nuclear é considerada de produção limpa em termos de poluição do meio ambiente, mas há riscos de contaminação radioativa se houver algum acidente. Também existem problemas ambientais com a produção de combustível e com o armazenamento de seus resíduos.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Do ponto de vista técnico, não há diferença entre as tensões 110 V e 220 V
110 V ou 220 V: qual é a melhor opção?
Clique aqui para saber quais são as vantagens ou possíveis diferenças entre as tensões 110 V e 220 V!
Carga positiva e carga negativa
Carga positiva e carga negativa, carga positiva em um corpo eletrizado, carga negativa em um corpo eletrizado.
Ilustração do dispositivo utilizado por Thomson na descoberta do elétron.
Descoberta do elétron
Veja aqui qual foi o aparato experimental construído por Thomson que resultou na descoberta do elétron.
Os dielétricos são colocados em volta de fios de alta tensão para que se evite a ruptura dielétrica do ar ao seu redor.
Dielétricos
Você sabe o que são dielétricos e quais são as suas principais aplicações? Acesse este texto e aprenda mais sobre esses importantes materiais isolantes.
Energia potencial elétrica
Você sabe o que é energia potencial elétrica? Acesse e confira a definição dessa forma de energia, aprenda suas fórmulas, e descubra como calculá-la por meio de exemplos.
A Eletricidade é o ramo da Física que estuda os fenômenos elétricos
Equações da Eletricidade
Clique e conheça as principais equações da Eletricidade, ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos de natureza elétrica.
Manifestação da eletricidade estática
Manifestações da Eletricidade Estática
Conheça alguns locais onde a eletricidade estática se manifesta.
Circuito elétrico simples
Potência em resistores
No estudo da potência em resistores, é preciso aprender o cálculo da potência elétrica dissipada em um resistor.
Os sistemas mono, bi e trifásicos são instalados de acordo com a necessidade de cada  consumidor
Sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos
Descubra a diferença entre os sistemas de fornecimento de energia elétrica, que podem ser mono, bi e trifásicos. Qual deles você utiliza?
video icon
Biologia
Anelídeos
Nesta videoaula, vamos falar sobre mais um filo de invertebrados, os anelídeos, que são animais com o corpo vermiforme, segmentado e sem patas. O mais famoso representante do grupo são as minhocas, animais muito importantes para o solo e auxiliam também na agricultura.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.