Whatsapp icon Whatsapp

Corpo-seco

Corpo-seco é uma espécie de morto-vivo que faz parte do folclore brasileiro, sendo uma lenda muito conhecida em alguns estados das regiões Sul e Sudeste.
Representação do corpo-seco.
Corpo-seco, lenda muito comum no Sul e Sudeste do Brasil, fala de um morto-vivo amaldiçoado por ter sido muito ruim em vida.

O corpo-seco é um ser amaldiçoado que está presente no folclore brasileiro, sendo uma influência da cultura europeia. O corpo-seco é uma espécie de morto-vivo que vaga pela Terra aterrorizando as pessoas e que assumiu essa condição como punição pelos pecados que cometeu durante a sua vida. Essa lenda é muito conhecida nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Acesse também: O folclore brasileiro na obra de Câmara Cascudo

Quem é o corpo-seco?

O corpo-seco é uma lenda que faz parte do folclore brasileiro e é muito comum nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, mas fala-se também da sua presença em outras regiões do Brasil. A origem da lenda remonta ao continente europeu, estando presente na cultura popular dos portugueses.

Tradicionalmente o corpo-seco é um ser amaldiçoado, uma espécie de morto-vivo. Ocupa a forma de um cadáver que foi expelido pela terra, que se recusou a devorar o seu corpo. Segundo a lenda, isso aconteceu porque esse ser foi uma pessoa terrível em vida, tendo um rol enorme de maldades cometidas. As maldades do defunto eram tão grandes que tanto Deus como o diabo não aceitaram sua alma.

Assim, corpo-seco foi condenado a vagar pela Terra, pois o céu e o inferno o recusaram. A aparência desse ser é aterrorizadora, e conta-se que ele possui um corpo ressecado que se resume a ossos e couro. Sua aparência é complementada com suas grandes unhas e cabelos, que não param de crescer jamais.

Os graves pecados cometidos por corpo-seco variam de região para região. Em determinada região do país, fala-se que ele foi uma pessoa que torturou e matou a própria mãe; em outros locais, fala-se que era um homem que cometia todo o tipo de maldade contra todos que o cercavam; há também aqueles que falam que o corpo-seco foi alguém que fez uma promessa a Deus e não a cumpriu, sendo punido dessa forma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que o corpo-seco faz?

O corpo-seco foi condenado a vagar pela Terra como uma alma penada. Alguns dizem que ele prefere estar nos locais próximos de onde residiu, enquanto outros acreditam que ele prefere estar em lotes vazios ou encruzilhadas. De toda forma, sua visão é aterrorizadora, e muitas famílias, temendo sua presença, organizavam missas com o intuito de afastá-lo.

Em alguns estados, como no Paraná, o corpo-seco serve como morada para o bradador, a alma penada que fica vagando pela Terra e que, durante a noite, manifesta-se por meio de gritos, choros e gemidos horrendos.

Sendo assim, nessa variação da lenda, o corpo-seco seria a forma concreta do bradador, e, a partir da meia-noite, sua alma, o bradador, abandona temporariamente esse corpo ressecado para ficar vagando.

Acesse também: Lobisomem, uma das lendas mais conhecidas do mundo

Sentido da lenda

Em algumas regiões brasileiras, o corpo-seco era uma lenda usada para demonstrar o que acontecia com aqueles que não tratavam bem suas mães. Em outras, era uma lenda que ilustrava o que acontecia com aqueles que não seguiam padrões de moral e conduta estabelecidos pela sociedade.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

22 de agosto – Dia do Folclore
Clique aqui e descubra a origem do Dia do Folclore. Confira o significado do termo “folklore”. Saiba mais sobre as manifestações folclóricas brasileiras.
Cuca
Acesse o site e conheça mais sobre a personagem Cuca. Veja qual é a sua origem, como ela se tornou popular no Brasil e sua importância no folclore.
Iara
Conheça a história de Iara, lenda presente no folclore brasileiro. Veja o que caracteriza esse ser e como essa história surgiu.
Mula sem cabeça
Clique e acesse este texto para conhecer mais sobre a mula sem cabeça, uma tradicional figura do folclore brasileiro. Conheça a origem dessa lenda.
Saci-pererê
Clique e acesse para conhecer detalhes sobre a lenda do saci-pererê, uma das mais famosas do nosso folclore. Veja a origem e a influência de Monteiro Lobato nela.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.