São Paulo

Localizado na Região Sudeste, o território de São Paulo limita-se com os estados do Mato Grosso do Sul (a oeste), Paraná (ao sul), Rio de Janeiro (a leste) e Minas Gerais (ao norte), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (a sudeste). É o estado de grande destaque do Brasil, possui a maior concentração populacional, o maior parque industrial e a maior produção econômica do país. Abriga aproximadamente três milhões de imigrantes de outros países (italianos, portugueses, espanhóis, japoneses, libaneses, sírios, etc.), além de vários do território nacional.

O estado de São Paulo possui 248.196,960 quilômetros quadrados, o que corresponde a 2,92% do território nacional. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estadual é de 41.262.199 habitantes, distribuídos em 645 municípios. O crescimento demográfico é de 1,1% ao ano e a densidade demográfica é de aproximadamente 166,2 habitantes por quilômetro quadrado.

O relevo é caracterizado por planície litorânea estreita, limitada pela serra do Mar, planaltos e depressões no restante do território. O ponto mais elevado é a pedra da Mina, na serra da Mantiqueira, com 2.797 metros acima do nível do mar. A vegetação é composta por mangues no litoral, mata Atlântica e floresta tropical nas demais áreas do território. O clima é tropical atlântico no litoral e tropical de altitude no interior.
Os principais rios são: Grande, Mogi-Guaçu, Paraíba do Sul, Paraná, Paranapanema, Pardo, do Peixe, Piracicaba, Ribeira de Iguape, Tietê, Turvo.


Bandeira do estado de São Paulo

Significado da bandeira: as faixas brancas e pretas representam os habitantes paulistas brancos e negros. O vermelho do retângulo simboliza os índios. As estrelas retratam o Cruzeiro do Sul.

São Paulo, capital do estado, é a cidade mais populosa do Brasil, atualmente possui 11.253.503 habitantes, sendo considerada uma cidade global. A Região Metropolitana está entre as mais populosas do mundo. Das cidades brasileiras, São Paulo é a que possui o maior número de museus, teatros, casas de espetáculo e cinemas. É também a capital brasileira do turismo de negócios, concentrando 70% do movimento nacional. Anualmente, a cidade recebe cerca de 10 milhões de visitantes em suas feiras, congressos e exposições, o que movimenta mais de 5 bilhões de reais e gera cerca de 400 mil postos de trabalhos, diretos e indiretos.

Outros municípios populosos do estado são: Guarulhos (1.221.979), Campinas (1.080.113), São Bernardo do Campo (765.463), Santo André (676.407), São José dos Campos (629.921), Ribeirão Preto (604.682), Sorocaba (586.625), Santos (419.400).

O estado de São Paulo é de fundamental importância para a economia nacional, sendo responsável por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, destaca-se, principalmente, por seu parque industrial.

As maiores empresas são as de metal-mecânica, automóveis, química, alimentos, eletroeletrônica, informática e aeronáutica.
Além do desenvolvimento industrial na região metropolitana de São Paulo, o interior do estado apresenta áreas industrializadas, como por exemplo, Campinas, que possui empresas de informática, telecomunicações e petroquímica, além de centros de pesquisas e universidades de grande credibilidade. Outro grande polo industrial fica no Vale do Paraíba. A indústria é bem diversificada, produzindo desde itens de higiene até carros e aviões.

A agropecuária paulista, que ocupa 70% do estado é diversificada, possui bom padrão tecnológico e detém a liderança no cultivo de cana-de-açúcar e laranja, além de ser um dos maiores produtores de grãos, café, leite, aves e ovos.

Mais rica das unidades federativas, São Paulo também figura entre os estados com alto Índice de Desenvolvimento Humano, seu IDH é de 0,833, sendo o terceiro melhor entre os estados do Brasil, superado apenas por Santa Catarina e pelo Distrito Federal.
No entanto, a violência é um dos maiores destaques negativos do estado. A capital paulista está entre as cinco com as mais altas taxas de homicídio por 100 mil habitantes do Brasil. O estado tem também o maior número de presos: mais de 100 mil. Outros problemas que geram transtornos para os paulistas, principalmente para os paulistanos, é o trânsito, déficit de hospitais, escolas, coleta de lixo e habitação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Localização de São Paulo no mapa do Brasil
Localização de São Paulo no mapa do Brasil
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Localização da Bahia no mapa do Brasil
Bahia
Conheça um pouco mais da população, culinária, vegetação, economia, território e arquitetura do estado da Bahia.
Rio Tietê
Conheça a importância do Rio Tietê. Saiba também sobre seu curso, dados gerais e a degradação ambiental que vem acontecendo nesse rio nos últimos anos.
Localização de Santa Catarina no mapa do Brasil
Santa Catarina
As características de um dos estados da região Sul do Brasil.
Localização de Roraima no mapa do Brasil
Roraima
O Estado mais setentrional do território brasileiro.