Whatsapp icon Whatsapp

São Paulo

O estado de São Paulo é o mais desenvolvido economicamente do Brasil. Está localizado na Região Sudeste do país e sua capital é a cidade de São Paulo, maior centro urbano em população do Brasil. O povoamento do território paulista foi iniciado por meio da chegada dos portugueses, que instalaram na região as chamadas bandeiras, as quais serviram como base para o desbravamento do Brasil Colônia. A partir da instalação de núcleos urbanos, o estado de São Paulo apresentou amplo crescimento demográfico e econômico, com forte influência da cultura do café e, mais recentemente, do processo de industrialização. Na atualidade, é o estado mais populoso, com o maior parque industrial e o principal centro econômico do Brasil.

A geografia de São Paulo é bastante diversa e influenciada por fatores como o relevo e a hidrografia. O clima predominante é o tropical e suas diferentes classificações. A vegetação é basicamente formada pelos biomas Cerrado e Mata Atlântica. O estado possui uma forte base industrial e agrícola, sendo uma economia muito diversificada, baseada no elevado volume de produtividade e tecnologia.

A infraestrutura de equipamentos e serviços do estado é a mais moderna do país. Localizam-se em São Paulo as mais importantes universidades e centros de saúde do Brasil. A cultura local é também muito diversificada em razão dos movimentos migratórios internos e externos que chegaram em São Paulo ao longo, em especial, do último século.

Veja também: Quais são as regiões do Brasil?

Dados gerais de São Paulo

  • Região: Sudeste.
  • Capital: São Paulo.
  • Área territorial: 248.219 km² (IBGE, 2019).
  • População: 46.289.333 habitantes (IBGE, 2020).
  • Densidade demográfica: 166,25 hab./km² (IBGE, 2010).
  • Fuso: UTC-3.
  • Clima: tropical.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História de São Paulo

O início do povoamento do território paulistano começou por meio da chegada dos portugueses na costa atlântica, mais precisamente com a fundação do povoado de São Vicente, concretizada em 1532, por Martim Afonso de Sousa. Já em 1553 os portugueses avançaram em direção ao interior do território paulista, sendo fundado, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, o povoado de São Paulo de Piratininga, atual cidade de São Paulo. Logo, a capital da então capitania de São Vicente foi transferida da cidade de São Vicente para a cidade de São Paulo, que se transformou no principal núcleo urbano do estado.

A partir da capital paulista, saíam as bandeiras, incursões territoriais que tinham como objetivo capturar tribos indígenas e identificar áreas com potencial econômico, principalmente de exploração de minerais. Dessa maneira, São Paulo serviu como uma base estratégica para o povoamento do interior do território brasileiro, desde regiões como Goiás e Mato Grosso, passando por Minas Gerais e Paraná.

A cidade de São Vicente, localizada no litoral de São Paulo, é considerada o primeiro centro urbano da América Portuguesa.
A cidade de São Vicente, localizada no litoral de São Paulo, é considerada o primeiro centro urbano da América Portuguesa.

A partir do século XVIII, São Paulo, para além da importância política, começou a adquirir importância econômica, em especial por meio da implementação de lavouras de café. A cultura cafeeira logo se transformou na principal atividade econômica do Brasil Império, sendo a região de São Paulo a maior produtora do país. No início dos cultivos, foi empregada mão de obra escrava, mas como a Abolição da Escravatura, em 1888, foi empregada a mão de obra migrante.

O crescimento econômico de São Paulo foi contínuo e, no início do século XX, a crise do café resultou na busca de novas fontes de receita para o estado. Nesse contexto, iniciou-se o processo de industrialização, por meio da aplicação do capital acumulado com a cultura do café e também de investimentos estatais no incentivo às políticas industriais. Logo, o estado se tornou o principal centro industrial do Brasil. Além disso, tornou-se também a principal área de concentração populacional brasileira, principalmente em virtude dos movimentos de migração para o estado.

Leia também: Como foi o processo da industrialização brasileira?

Geografia de São Paulo

O estado de São Paulo está localizado na Região Sudeste do Brasil. É banhado, na sua porção leste, pelo Oceano Atlântico e faz divisa com os estados de:

O relevo paulista é bastante diverso, sendo marcado pela extensa planície litorânea, pela presença de formações de alta altitude, como a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira, e também pelas formações de planalto presentes no interior do estado. Na Serra da Mantiqueira, está localizada a Pedra da Mina, ponto mais elevado do território paulista, com cerca de 2.798 metros de altitude.

A hidrografia do estado é marcada por rios de planalto, sendo a principal bacia hidrográfica paulista a Bacia do Paraná. Os principais rios de São Paulo são:

  • Paraná,
  • Paranapanema,
  • Tietê,
  • Paraitinga e
  • Paraibuna.

No geral, o clima do estado de São Paulo é o tropical, que apresenta suas mais diversas variações, em razão das condições geográficas locais, em especial no relevo. Nas zonas próximas ao oceano, predomina-se o tipo climático oceânico; nas áreas de elevada altitude, há a ocorrência dos tipos tropical de altitude e subtropical; já no interior do estado, predomina-se o tropical continental. Por sua vez, a vegetação de São Paulo é composta por formações de Mata Atlântica, nas regiões litorâneas e de maior altitude, e de Cerrado, nas áreas interioranas do estado.

Mapa de São Paulo

Fonte: IBGE.
Fonte: IBGE.

Divisão geográfica de São Paulo

O estado de São Paulo possui 645 municípios, divididos em regiões intermediárias e imediatas. Essa divisão é estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado possui 11 regiões geográficas intermediárias e 53 regiões geográficas imediatas. São elas:

Regiões geográficas intermediárias

Regiões geográficas imediatas

São Paulo

São Paulo

Santos

Sorocaba

Sorocaba

Itapeva

Registro

Itapetininga

Avaré

Tatuí

Bauru

Bauru

Jaú

Botucatu

Lins

Marília

Marília

Assis

Ourinhos

Tupã

Piraju

Presidente Prudente

Presidente Prudente

Adamantina - Lucélia

Dracena

Presidente Epitácio - Presidente Venceslau

Araçatuba

Araçatuba

Birigui -  Penápolis

Andradina

São José do Rio Preto

São José do Rio Preto

Catanduva

Votuporanga

Jales

Fernandópolis

Santa Fé do Sul

Ribeirão Preto

Ribeirão Preto

Barretos

Franca

São Joaquim da Barra

Ituverava

Araraquara

Araraquara

São Carlos

Campinas

Campinas

Jundiaí

Piracicaba

Bragança Paulista

Limeira

Mogi Guaçu

São João da Boa Vista

Araras

Rio Claro

São José do Rio Pardo

Amparo

São José dos Campos

São José dos Campos

Taubaté - Pindamonhangaba

Caraguatatuba – Ubatuba – São Sebastião

Guaratinguetá

Cruzeiro

Demografia de São Paulo

O estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil. A sua população gira em torno de mais de 46 milhões de habitantes, e somente a capital do estado, São Paulo, possui mais de 12 milhões de habitantes. A população paulista aumentou muito ao longo do século XX, principalmente por meio das grandes levas de migrantes internos e externos que vieram para a região.

No cenário internacional, destacam-se os imigrantes italianos, sírios, libaneses, japoneses e coreanos. Já no Brasil, as maiores levas de imigrantes vieram da Região Nordeste do país. A maior parte da população paulista é urbana e apresenta bons indicadores de educação e renda. O estado de São Paulo apresenta várias concentrações urbanas. As maiores cidades em população do estado, além da capital, são Guarulhos e Campinas, com mais de 1 milhão de habitantes. As cidades de São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco e Sorocaba possuem mais de meio milhão de habitantes.

Veja também: Envelhecimento populacional — resultado de baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida

Economia de São Paulo

O estado de São Paulo é o principal centro econômico e industrial do Brasil. O território paulista possui todos os ramos industriais bem desenvolvidos e com participação importante na geração de riquezas do estado.

O setor primário é marcado pela agropecuária altamente mecanizada, muito desenvolvida e de alto valor agregado. A agricultura está baseada na produção de cana-de-açúcar, soja, laranja, café, banana, feijão, algodão, batata, entre outros. Já na pecuária, é grande a produção de carne bovina e suína, além de aves, assim como a produção de leite e ovos. No extrativismo, a silvicultura é amplamente praticada no interior do estado.

o setor secundário é muito diversificado e possui ampla área geográfica de abrangência. As principais indústrias do estado estão voltadas para o beneficiamento de produtos primários, como as indústrias de celulose e de derivados de petróleo, assim como as voltadas para bens de produção e consumo, como máquinas e equipamentos, automóveis, aviões, eletrodomésticos, alimentos, bebidas e artigos de confecção.

O estado de São Paulo, apesar de possuir indústrias em quase todos os centros urbanos, possui três áreas de grande concentração industrial:

  • Região metropolitana da cidade de São Paulo: há várias indústrias de peças automobilísticas, automóveis, farmacêuticas e de tecnologia.
  • Região do Vale do Paraíba: predominam-se empresas produtivas de automóveis, aviões e eletrônicos.
  • Entorno da cidade de Campinas: há indústrias químicas, de máquinas e equipamentos, têxteis e farmacêuticas.

O interior do estado é marcado pela presença da agroindústria.

A fábrica de aviões Embraer, uma das mais importantes do mundo, está localizada na cidade de São José dos Campos.
A fábrica de aviões Embraer, uma das mais importantes do mundo, está localizada na cidade de São José dos Campos.

Por fim, o setor terciário é marcado pela ampla oferta de comércios e serviços. O estado é um importante centro de comercialização de produtos, assim como oferece vários serviços bancários, hospitalares, logísticos, entre outros. No mais, o funcionalismo público também é um importante gerador de empregos.

Outro fator relevante para São Paulo é o turismo muito desenvolvido, pois o estado possui diversas regiões turísticas. Destaca-se o extenso litoral, com ampla infraestrutura hoteleira, o turismo religioso, muito praticado na cidade de Aparecida, o turismo de negócios, concentrado na capital, além do turismo de aventura e o ecoturismo, presente em todo o estado.

Governo de São Paulo

O governo do estado de São Paulo é formado por meio dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. O Poder Executivo está representado na figura do governador do estado. Já o Judiciário configura-se nas unidades de Justiça estadual. Por fim, o Legislativo compreende a figura dos legisladores. O estado de São Paulo possui 70 deputados federais e 3 senadores que atuam em âmbito federal, além de 94 deputados estaduais, no âmbito estadual.

Bandeira de São Paulo

Infraestrutura de São Paulo

O estado de São Paulo possui a melhor infraestrutura de transportes, energia, telecomunicações e serviços urbanos do Brasil. A malha rodoviária paulista é extremamente desenvolvida e serve como vetor para o desenvolvimento das atividades produtivas no estado. A rede de transportes paulista é composta ainda por modais ferroviários, aeroviários e aquaviários. Entre os equipamentos de destaque nacional presentes em São Paulo, estão o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior aeroporto do Brasil, e também o Porto de Santos, porto de maior movimento do Brasil.

Por sua vez, o acesso à água potável e saneamento, assim como às redes de energia e telecomunicações, é muito difundido pelo território paulista. As cidades paulistas, no geral, possuem uma moderna infraestrutura urbana, com uma boa oferta de serviços para a população. Do mesmo modo, as redes de saúde e educação são modernas e bem distribuídas. No estado, estão concentrados os mais modernos centros de saúde do Brasil, assim como as principais universidades brasileiras. O estado conta ainda com importantes centros de pesquisa e desenvolvimento, em cidades como Campinas e São Carlos. O território paulista abriga ainda a sede de importantes veículos de imprensa do Brasil.

Leia também: Instituto Butantan — instituição paulista mundialmente conhecida pela produção de vacinas e soros

Cultura de São Paulo

O Museu do Ipiranga é um dos principais equipamentos culturais do estado de São Paulo.
O Museu do Ipiranga é um dos principais equipamentos culturais do estado de São Paulo.

A cultura do estado de São Paulo foi construída por meio da influência dos povos que fundaram a nação brasileira, assim como pelos diferentes grupos de imigrantes que vieram para a região em busca de melhores condições de vida. O estado apresenta um grande volume de equipamentos culturais, como museus, cinemas e bibliotecas, além de ser um polo de produção cultural no Brasil. São destaques eventos culturais como a Bienal Internacional de Arte de São Paulo e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Além disso, o estado sedia inúmeros shows artísticos, mostras de arte e peças de teatro de renome internacional.

Já com relação aos hábitos cotidianos, no estado de São Paulo há uma grande mescla de gêneros musicais, danças folclóricas e eventos diversos, além de inúmeras opções de lazer para a população. O samba, a música clássica, o pop e o rock são gêneros musicais presentes na identidade paulista.  As danças folclóricas possuem influências indígenas, como as do bate-pé e as do caiapó. Já na culinária, são pratos típicos do estado o frango ao molho pardo, pastel de angu e pudim. A população paulista realiza muitas atividades ao ar livre, como caminhada e ciclismo. O futebol é o esporte mais apreciado, e o estado conta ainda com clubes importantes de futsal, basquete, handebol e vôlei.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bahia
Saiba mais sobre a história do povoamento do território da Bahia. Veja também as principais características geográficas do estado, como demografia e economia.
Cidade de São Paulo
Clique aqui e saiba mais sobre a cidade de São Paulo. Conheça seus principais aspectos geográficos, economia, população e um pouco da cultura da capital paulista.
Espírito Santo
Conheça os aspectos geográficos do Espírito Santo. Saiba mais sobre o processo de ocupação histórica e de desenvolvimento econômico desse pequeno estado sudestino.
O território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas, contando 26 estados e o Distrito Federal.
Estados do Brasil
Conheça os estados do Brasil e suas respectivas capitais. Saiba quantos estados existem no país e como eles distribuem-se segundo cada região brasileira.
Minas Gerais
Clique aqui e saiba mais sobre a história do estado de Minas Gerais. Conheça também seus principais aspectos naturais, econômicos e culturais.
Paraná
Conheça os aspectos geográficos do estado do Paraná. Saiba mais sobre o processo de ocupação histórica estadual, assim como sobre o seu desenvolvimento econômico.
Região Sudeste
Conheça os principais aspectos geográficos da região Sudeste do Brasil. Entenda a importância política dessa região, assim como o seu dinamismo econômico.
Rio Tietê
Conheça a importância do Rio Tietê. Saiba também sobre seu curso, dados gerais e a degradação ambiental que vem acontecendo nesse rio nos últimos anos.
Rio de Janeiro
Conheças as principais características geográficas do estado do Rio de Janeiro. Veja aspectos da população, da economia e da cultura do território fluminense.
Roraima
Saiba mais sobre os aspectos geográficos de Roraima. Veja quais são as características históricas, demográficas e econômicas do estado menos populoso do Brasil.
Santa Catarina
Conheças as características de Santa Catarina. Veja quais são os setores de destaque da economia local. Saiba mais sobre os imigrantes que povoaram o estado.
video icon
Física
Associação de resistores em paralelo
Na associação de resistores em paralelo, os resistores são separados por nós, ocorrendo a divisão da corrente elétrica. Nesse tipo de associação, todos os resistores estão ligados ao mesmo potencial elétrico.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.