Whatsapp icon Whatsapp

Iara

A Iara é uma lenda muito popular presente no folclore brasileiro. Ela é uma sereia — parte mulher, parte peixe — conhecida por seduzir os homens com sua beleza, bela voz e promessas de riquezas. Essa lenda surgiu na Europa e foi trazida para o Brasil durante a colonização, sendo adaptada à cultura indígena.

Acesse também: Folclore brasileiro na obra de Câmara Cascudo

O que diz a lenda de Iara?

A Iara é uma lenda do folclore brasileiro, sendo também muito conhecida como Mãe d’Água. A lenda, muito conhecida na Região Norte do Brasil, fala de uma sereia que possui parte do corpo em forma de mulher e a outra parte do corpo em forma de peixe. A Iara tem sua casa no fundo do rio, possuindo grande beleza e riqueza.

A Iara é uma das lendas mais tradicionais do folclore brasileiro.
A Iara é uma das lendas mais tradicionais do folclore brasileiro.

Na lenda, Iara usava desses atributos para atrair homens que passavam perto de seus domínios. Além da riqueza e da beleza, ela também usava da sua bela voz para atraí-los. Os que fossem seduzidos eram levados para a residência dela, localizada nas profundezas das águas, e não eram mais vistos.

Na lenda indígena, conta-se que a Iara era a filha de um pajé e era bastante famosa por ser uma exímia guerreira. As qualidades de Iara despertavam a inveja alheia, fazendo com que ela fosse vítima de seus irmãos, que se uniram para matá-la. Durante a emboscada, Iara resistiu e, na luta, matou todos os seus irmãos.

Em seguida, ela fugiu, temendo que seu pai reagisse mal ao que tinha acontecido. O pai dela a encontrou e decidiu castigá-la, lançando-a no local de encontro dos rios Negro e Solimões. Ela, então, foi salva pelos peixes, assumindo a sua forma como é conhecida, parte peixe, parte mulher. No idioma tupi, o termo “Iara” significa “senhora das águas”.

Acesse também: Lobisomem, uma das lendas mais tradicionais do mundo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é a origem da lenda de Iara?

Apesar de todos os elementos indígenas na lenda da Iara, a origem dessa lenda não é indígena, mas europeia. É o que aponta o folclorista e antropólogo Luís da Câmara Cascudo. Segundo ele, a lenda da Iara teria sua origem na Europa, estando presente, por exemplo, na tradição cultural dos gregos e dos portugueses.

Acredita-se que a lenda da Iara surgiu de lendas semelhantes que existiam na Grécia e em Portugal.
Acredita-se que a lenda da Iara surgiu de lendas semelhantes que existiam na Grécia e em Portugal.

A lenda, então, teria sido trazida possivelmente durante o período da colonização e assumido elementos da cultura indígena. Segundo esse antropólogo, essa lenda não estava presente na cultura indígena até o século XVII, pois, até então, não havia nenhuma lenda indígena que apresentava os elementos que caracterizam a Iara.

A origem da lenda da Iara pode ser traçada na Grécia, local onde havia a crença na existência das sereias, seres que seduziam os homens com um belo canto. Entretanto, as sereias para os gregos eram parte mulher e parte pássaro. A forma de peixe da sereia só surgiu em Portugal, por volta do século XV.

Em Portugal também existia um ser mítico conhecido como moura encantada. Esse ser tinha a forma de uma bela mulher e oferecia riquezas para seduzir os homens. Acreditava-se que as mouras encantadas eram filhas de reis e príncipes mouros que protegiam as riquezas que eles deixaram para trás. Elas cantavam com o intuito de seduzir um homem que quebrasse o encanto que as prendia nessa condição.

As mouras encantadas possuem muitos elementos em comum com a Iara:

  • ser mítico em forma de mulher;

  • grande beleza;

  • bela voz;

  • procuram seduzir os homens, oferecendo-lhes grande riqueza.

Em Portugal também se estabeleceu a crença na sereia, ser mítico que seduzia os homens com sua voz encantadora. Essa lenda, trazida ao Brasil pelos portugueses, teria sido relacionada pelos próprios portugueses com algumas lendas indígenas.

A primeira dessas lendas teria sido a do Ipupiara, uma lenda que menciona um monstro que habita os rios e que saía deles para caçar e matar indígenas. Entretanto, o Ipupiara não possuía forma humana, mas somente de monstro.

O Ipupiara, no entanto, não possuía nada em comum com Iara, além de ambos residirem no rio. Essa associação da Iara com o Ipupiara foi realizada pelos portugueses e só foi possível pelo desconhecimento que eles tinham da cultura indígena.

Outra lenda indígena que foi associada com a Iara foi a da cobra-grande, também conhecida como Boiuna. A cobra-grande era uma cobra negra que habitava os rios, perseguindo os homens que ousassem cruzar os seus domínios. Não tinha forma humana e também não seduzia homem algum.

Outra forma de enxergar essas relações é entender que a Iara pode ter se formado a partir da junção dessas diferentes lendas. A sereia portuguesa já era uma adaptação da sereia grega e, chegando aqui, outras lendas, como a do Ipupiara e do Boiuna, podem ter fornecido elementos que resultaram na Iara. Mutos também entendem que a Iara possui elementos da cultura africana a partir da relação dela com a orixá Iemanjá

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

O Dia do Folclore é celebrado, no Brasil, em 22 de agosto
22 de Agosto - Dia do Folclore
Saiba por que o Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto e o que isso tem a ver com a origem da própria palavra folclore.
O boitatá é um personagem do folclore que tem formato de uma cobra de fogo que expele suas chamas contra quem quer destruir as florestas e os campos.
Boitatá
Acesse o site e conheça mais sobre a lenda do boitatá. Saiba como essa lenda é contada em várias partes do Brasil e quais são suas principais características.
Boto-cor-de-rosa
Clique para conhecer mais detalhes da lenda do boto-cor-de-rosa, ser que se transforma em homem para conquistar mulheres nas festas ribeirinhas.
Corpo-seco
Clique aqui para saber mais sobre o corpo-seco, lenda que faz parte do folclore brasileiro. Veja em quais regiões essa lenda é mais conhecida e qual o seu sentido.
Na versão de Monteiro Lobato, Cuca tinha forma de jacaré e cabelos loiros.
Cuca
Acesse o site e conheça mais sobre a personagem Cuca. Veja qual é a sua origem, como ela se tornou popular no Brasil e sua importância no folclore.
O curupira é personagem de uma lenda do folclore brasileiro que surgiu nos povos indígenas e que foi relatada, pela primeira vez, no século XVI.
Curupira
Clique para saber mais sobre a lenda do curupira! Aprenda sobre a origem dessa lenda e qual é o significado do nome desse ser do folclore brasileiro.
Dama da meia noite
Dama da meia noite, a lenda da Dama da meia noite, características da Dama da meia noite.
A dança é um dos elementos que compõem o folclore de um povo. Na imagem, uma dançarina de uma dança típica do México. [1]
Folclore
Acesse este link para saber mais sobre o folclore. Confira aqui a definição e origem do termo, a história dos estudos realizados na área, e suas características básicas.
Luís da Câmara Cascudo foi um dos maiores pesquisadores da cultura popular brasileira
Folclore brasileiro na obra de Câmara Cascudo
Entenda a importância do folclore brasileiro para a obra de Câmara Cascudo e as contribuições desse autor para essa área.
Lobisomem
Clique aqui e conheça detalhes sobre a lenda do lobisomem. Veja onde essa narrativa surgiu, conheça diferentes versões dela, e saiba como ela chegou ao Brasil.
Mula sem cabeça
Clique e acesse este texto para conhecer mais sobre a mula sem cabeça, uma tradicional figura do folclore brasileiro. Conheça a origem dessa lenda.
O saci-pererê é um ser do folclore brasileiro conhecido por fazer inúmeras travessuras.
Saci-pererê
Clique e acesse para conhecer detalhes sobre a lenda do saci-pererê, uma das mais famosas do nosso folclore. Veja a origem e a influência de Monteiro Lobato nela.
Tutu
Acesse o texto para conhecer a lenda do Tutu. Conheça as características desse monstro presente em canções de ninar e que é associado ao bicho-papão.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.