Whatsapp icon Whatsapp

Iara

A Iara é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de uma sereia conhecida por seduzir homens com sua beleza e promessas de riqueza.
Ilustração da sereia Iara.
Acredita-se que a lenda da Iara surgiu de lendas semelhantes que existiam na Grécia e em Portugal.

A Iara é uma lenda muito popular presente no folclore brasileiro. Ela é uma sereia — parte mulher, parte peixe — conhecida por seduzir os homens com sua beleza, bela voz e promessas de riquezas. Essa lenda surgiu na Europa e foi trazida para o Brasil durante a colonização, sendo adaptada à cultura indígena.

Acesse também: Folclore brasileiro na obra de Câmara Cascudo

O que diz a lenda de Iara?

A Iara é uma lenda do folclore brasileiro, sendo também muito conhecida como Mãe d’Água. A lenda, muito conhecida na Região Norte do Brasil, fala de uma sereia que possui parte do corpo em forma de mulher e a outra parte do corpo em forma de peixe. A Iara tem sua casa no fundo do rio, possuindo grande beleza e riqueza.

Ilustração da sereia Iara.
A Iara é uma das lendas mais tradicionais do folclore brasileiro.

Na lenda, Iara usava desses atributos para atrair homens que passavam perto de seus domínios. Além da riqueza e da beleza, ela também usava da sua bela voz para atraí-los. Os que fossem seduzidos eram levados para a residência dela, localizada nas profundezas das águas, e não eram mais vistos.

Na lenda indígena, conta-se que a Iara era a filha de um pajé e era bastante famosa por ser uma exímia guerreira. As qualidades de Iara despertavam a inveja alheia, fazendo com que ela fosse vítima de seus irmãos, que se uniram para matá-la. Durante a emboscada, Iara resistiu e, na luta, matou todos os seus irmãos.

Em seguida, ela fugiu, temendo que seu pai reagisse mal ao que tinha acontecido. O pai dela a encontrou e decidiu castigá-la, lançando-a no local de encontro dos rios Negro e Solimões. Ela, então, foi salva pelos peixes, assumindo a sua forma como é conhecida, parte peixe, parte mulher. No idioma tupi, o termo “Iara” significa “senhora das águas”.

Acesse também: Lobisomem, uma das lendas mais tradicionais do mundo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é a origem da lenda de Iara?

Apesar de todos os elementos indígenas na lenda da Iara, a origem dessa lenda não é indígena, mas europeia. É o que aponta o folclorista e antropólogo Luís da Câmara Cascudo. Segundo ele, a lenda da Iara teria sua origem na Europa, estando presente, por exemplo, na tradição cultural dos gregos e dos portugueses.

A lenda, então, teria sido trazida possivelmente durante o período da colonização e assumido elementos da cultura indígena. Segundo esse antropólogo, essa lenda não estava presente na cultura indígena até o século XVII, pois, até então, não havia nenhuma lenda indígena que apresentava os elementos que caracterizam a Iara.

A origem da lenda da Iara pode ser traçada na Grécia, local onde havia a crença na existência das sereias, seres que seduziam os homens com um belo canto. Entretanto, as sereias para os gregos eram parte mulher e parte pássaro. A forma de peixe da sereia só surgiu em Portugal, por volta do século XV.

Em Portugal também existia um ser mítico conhecido como moura encantada. Esse ser tinha a forma de uma bela mulher e oferecia riquezas para seduzir os homens. Acreditava-se que as mouras encantadas eram filhas de reis e príncipes mouros que protegiam as riquezas que eles deixaram para trás. Elas cantavam com o intuito de seduzir um homem que quebrasse o encanto que as prendia nessa condição.

As mouras encantadas possuem muitos elementos em comum com a Iara:

  • ser mítico em forma de mulher;

  • grande beleza;

  • bela voz;

  • procuram seduzir os homens, oferecendo-lhes grande riqueza.

Em Portugal também se estabeleceu a crença na sereia, ser mítico que seduzia os homens com sua voz encantadora. Essa lenda, trazida ao Brasil pelos portugueses, teria sido relacionada pelos próprios portugueses com algumas lendas indígenas.

A primeira dessas lendas teria sido a do Ipupiara, uma lenda que menciona um monstro que habita os rios e que saía deles para caçar e matar indígenas. Entretanto, o Ipupiara não possuía forma humana, mas somente de monstro.

O Ipupiara, no entanto, não possuía nada em comum com Iara, além de ambos residirem no rio. Essa associação da Iara com o Ipupiara foi realizada pelos portugueses e só foi possível pelo desconhecimento que eles tinham da cultura indígena.

Outra lenda indígena que foi associada com a Iara foi a da cobra-grande, também conhecida como Boiuna. A cobra-grande era uma cobra negra que habitava os rios, perseguindo os homens que ousassem cruzar os seus domínios. Não tinha forma humana e também não seduzia homem algum.

Outra forma de enxergar essas relações é entender que a Iara pode ter se formado a partir da junção dessas diferentes lendas. A sereia portuguesa já era uma adaptação da sereia grega e, chegando aqui, outras lendas, como a do Ipupiara e do Boiuna, podem ter fornecido elementos que resultaram na Iara. Mutos também entendem que a Iara possui elementos da cultura africana a partir da relação dela com a orixá Iemanjá

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

22 de agosto – Dia do Folclore
Clique aqui e descubra a origem do Dia do Folclore. Confira o significado do termo “folklore”. Saiba mais sobre as manifestações folclóricas brasileiras.
Curupira
Clique para saber mais sobre a lenda do curupira! Aprenda sobre a origem dessa lenda e qual é o significado do nome desse ser do folclore brasileiro.
Dama da meia noite
Dama da meia noite, a lenda da Dama da meia noite, características da Dama da meia noite.
Folclore
Acesse este link para saber mais sobre o folclore. Confira aqui a definição e origem do termo, a história dos estudos realizados na área, e suas características básicas.
Lobisomem
Clique aqui e conheça detalhes sobre a lenda do lobisomem. Veja onde essa narrativa surgiu, conheça diferentes versões dela, e saiba como ela chegou ao Brasil.
Mula sem cabeça
Clique e acesse este texto para conhecer mais sobre a mula sem cabeça, uma tradicional figura do folclore brasileiro. Conheça a origem dessa lenda.
Saci-pererê
Clique e acesse para conhecer detalhes sobre a lenda do saci-pererê, uma das mais famosas do nosso folclore. Veja a origem e a influência de Monteiro Lobato nela.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.