Paraná

O Paraná está localizado na Região Sul do território brasileiro, possui em sua área uma das maiores florestas subtropicais do mundo, a mata de araucária.

Em face da descoberta de ouro na região durante o século XVII, o território despertou o interesse de brasileiros e portugueses que residiam em São Paulo. No entanto, o principal objetivo das expedições dos bandeirantes paulistas era a captura de índios.

Durante o império, em 1853, o Paraná tornou-se província independente e, no fim do século, a economia foi impulsionada pelo cultivo de erva-mate, além da exploração de madeira e das lavouras de café, que contribuíram bastante para o desenvolvimento econômico da região.

No início do século XX, grandes companhias de colonização, como a inglesa Paraná Plantation, atuaram no Estado. Surgiram as cidades de Londrina e Maringá, que se tornaram importantes centros produtores de café entre os anos de 1950 e 1970.

Em razão dos grandes problemas sociais gerados no campo, principalmente com os pequenos produtores, muitos agricultores sem terra se tornaram boias-frias, outros migraram para a cidade. Parte dos pequenos produtores que perderam suas propriedades rurais organizaram um movimento de luta pela terra, movimento esse que originou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).


Bandeira do Paraná

A bandeira do Paraná é composta por um círculo azul que representa o céu com o Cruzeiro do Sul, os ramos simbolizam a mata de araucárias e a erva-mate, o branco simboliza a paz e o verde corresponde às matas do estado.

A extensão territorial do Paraná é de 199.316,694 km², o estado é composto por 399 municípios, sendo Curitiba a capital. Outros municípios importantes são: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cascavel, São José dos Pinhais e Colombo.

Conforme contagem realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população totaliza 10.444.526 habitantes, sendo que 85,3% reside em áreas urbanas e 14,7% em áreas rurais. Apresenta crescimento demográfico de 0,9% ao ano.

O relevo é caracterizado por planaltos a leste e a oeste, e depressão no centro do território, o ponto mais elevado é o pico do Paraná, na serra do Mar, com 1.922 metros. A vegetação é bem diversificada, apresentando mangue no litoral, mata Atlântica, floresta tropical a oeste e mata de araucária no centro. O clima é subtropical e os principais rios são: Iguaçu, Itararé, Ivaí, Paraná, Paranapanema, Piquiri e Tibaji.

No âmbito da economia, o Estado se destaca como maior produtor nacional de milho e o segundo de cana-de-açúcar. Outras atividades econômicas desenvolvidas na região são o têxtil, madeireiro e o alimentício, além da presença de indústrias automobilísticas.

O Paraná possui o Parque Nacional de Iguaçu, localizado na fronteira com a Argentina, declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) patrimônio da humanidade. Na fronteira com o Paraguai está a localizada a hidroelétrica de Itaipu, a maior do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Tocantins
Clique aqui e conheça a história do estado mais novo do Brasil, o Tocantins!
Localização de Santa Catarina no mapa do Brasil
Santa Catarina
As características de um dos estados da região Sul do Brasil.
Distrito Federal
Características da unidade da Federação onde se localiza a capital federal.
Localização do Rio Grande do Sul no mapa do Brasil
Rio Grande do Sul
Características do estado mais populoso da Região Sul do Brasil.
Localização do Mato Grosso no mapa do Brasil
Mato Grosso
O maior produtor de soja entre os estados brasileiros.
Localização do Rio Grande do Norte no mapa do Brasil
Rio Grande do Norte
Características do estado localizado no extremo nordeste do Brasil.