Whatsapp icon Whatsapp

Santa Catarina

O estado de Santa Catarina está localizado na região Sul do Brasil. É banhado pelo oceano Atlântico e faz divisa com os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Possui um clima subtropical, sendo comum a ocorrência de neve durante o inverno nas regiões serranas. Está dividido politicamente em sete grandes regiões, sendo governado por Carlos Moisés (2019-2022).

O seu povoamento foi iniciado por meio da colonização portuguesa no Brasil, sendo que a sua cultura foi amplamente influenciada pela presença de imigrantes europeus, que vieram para o estado em busca de melhores condições de vida.

Os catarinenses desfrutam de um alto nível de desenvolvimento humano. A sua população apresenta uma elevada expectativa de vida. Além disso, a infraestrutura de saúde e educação garante baixas taxas de mortalidade infantil e analfabetismo. A economia de Santa Catarina é muito forte e dinâmica. São destaques os setores agroindustrial, mecânico e têxtil. O turismo também é muito importante para a geração de receitas para o estado.

Leia também: Estados do Brasil – entidades brasileiras autônomas e que possuem seus próprios governos

Dados gerais de Santa Catarina

  • Região: Sul

  • Florianópolis Capital

  • Governo: Carlos Moisés (2019-2022)

  • Área territorial: 95.346 km² (IBGE, 2019)

  • População: 7.252.502 habitantes (IBGE, 2020)

  • Densidade demográfica: 65,29 hab./km² (IBGE, 2010)

  • Fuso: UTC-3

  • Clima: Subtropical

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina era habitado por populações indígenas, sendo que, a partir do ano de 1650, o processo de colonização portuguesa em curso no Brasil foi implementado no atual território catarinense. A ocupação por parte dos portugueses foi iniciada por meio da instalação de pequenas vilas no litoral, com destaque para a ocupação da ilha de Santa Catarina, onde hoje se situa a capital do estado, Florianópolis. Os povoamentos deram origem à capitania de Santa Catarina.

A partir da independência do Brasil, o estado de Santa Catarina sofreu fortes influências de movimentos independentistas, em especial do Rio Grande do Sul. A proclamação de uma república na região, chamada de república Juliana, ocorreu em 1839. No entanto, a forte repressão por parte do império brasileiro assim como problemas políticos e econômicos internos sufocaram o movimento independentista. Sendo assim, o território catarinense continuou como parte integrante do Brasil.

A proclamação da república do Brasil e a chegada dos imigrantes europeus representaram um novo momento na história catarinense. A fundação de cidades no interior pelos imigrantes, como alemães e italianos, contribuiu diretamente para o desenvolvimento econômico do estado. Entretanto, mesmo com a prosperidade econômica, o território de Santa Catarina não ficou livre de conflitos, como a Guerra do Contestado (1912-916). Na atualidade, o estado é conhecido nacionalmente pelo elevado dinamismo econômico e pela qualidade de vida.

Geografia de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina está localizado na região Sul do Brasil. Ele faz divisa com os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, além de fronteira com a Argentina. Na sua porção leste, o estado é banhado pelo oceano Atlântico. A geografia catarinense é caracterizada por um relevo formado por áreas de planícies, mais próximas ao litoral, e planaltos sedimentares, no interior. O principal rio do estado é o Itajaí-Açu. O clima predominante é o Subtropical, sendo recorrente a presença de neve nas áreas mais altas do estado.

A vegetação é composta por florestas, como a Mata de Araucárias e a Mata Atlântica, além de campos de altitude. Dentre as espécies vegetais, destacam-se os angicos e os cedros. Já em relação à fauna, o estado é habitado por animais como macacos-prego, pumas e quatis.

Veja também: Cerrado – segundo maior bioma brasileiro e sul-americano

Mapa de Santa Catarina

Fonte: IBGE.
Fonte: IBGE.

Divisão geográfica de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina está dividido em regiões intermediárias e imediatas. Essa divisão foi atualizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2017, com base em diferentes critérios geográficos, assim como pelo levantamento da área de influência de cada município. O estado de Santa Catarina possui sete regiões geográficas intermediárias e 24 regiões geográficas imediatas. São elas:

Regiões geográficas intermediárias

Regiões geográficas imediatas

Florianópolis

Florianópolis

 

Criciúma

Criciúma

Tubarão

Araranguá

Lages

Lages

Curitibanos

 

 

 

Chapecó

Chapecó

Joaçaba-Herval d'Oeste

São Miguel do Oeste

Concórdia

Xanxerê

Maravilha

São Lourenço do Oeste

Caçador

Caçador

Videira

 

Joinville

Joinville

Mafra

São Bento do Sul-Rio Negrinho

 

 

Blumenau

Blumenau

Itajaí

Brusque

Rio do Sul

Ibirama-Presidente Getúlio

Ituporanga

Fonte: IBGE.

Demografia de Santa Catarina

A população de Santa Catarina é composta por 7.252.502 habitantes. As maiores cidades do estado em população são Joinville, Florianópolis e Blumenau. A população de Santa Catarina é formada por muitos habitantes de ascendência europeia que emigraram para o Brasil, em especial, no século passado.

Os dados demográficos do estado apontam para uma baixa taxa de natalidade e uma alta expectativa de vida. Além disso, indicadores sociais afirmam que a população catarinense desfruta de uma alta qualidade de vida, com baixos índices de pobreza e analfabetismo. A taxa de mortalidade infantil é uma das mais baixas do Brasil.

Joinville é a maior cidade em população de Santa Catarina. Ela é sede de importantes empresas do estado.
Joinville é a maior cidade em população de Santa Catarina. Ela é sede de importantes empresas do estado.

Economia de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina é um dos mais desenvolvidos economicamente do Brasil. A sua economia é sólida e diversificada, sendo um dos maiores exportadores do país. O setor primário é muito competitivo, e o estado ocupa lugar de destaque no cenário nacional na produção de trigo, milho, fumo e maçã. A produção de carne de porco e de frango também é muito importante para a economia regional.

Já no setor secundário, destacam-se as indústrias das áreas de metalmecânica, têxtil, cerâmica, além da própria agroindústria. Os principais produtos industrializados exportados por Santa Catarina são motores elétricos, bombas de ar e compressores. No setor terciário, além das atividades comerciais, o principal gerador de riquezas é o turismo. A atividade turística é praticada nas diferentes regiões catarinenses, com destaque para o litoral e as regiões serranas.

Governo de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina é governado por Carlos Moisés, sendo a vice-governadora Daniela Reinehr, que foram eleitos nas últimas eleições e vão cumprir seus mandatos entre 2019 e 2022. O Legislativo estadual é composto por 40 deputados estaduais. Já os representantes do estado na política nacional são os 16 deputados federais e os três senadores. Além do poder Executivo e Legislativo, o governo catarinense, conforme a Constituição do Brasil de 1988, é formado pela figura do Judiciário.

Acesse também: Democracia – poder político exercido pelo povo

Bandeira de Santa Catarina

Infraestrutura de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina possui umas das melhores infraestruturas de transporte, energia e telecomunicação do país. O estado é atendido por cinco portos, sendo os dois principais o São Francisco do Sul e o Itajaí. Além disso, o estado possui 32 aeroportos e uma extensa rede de rodoviais e ferrovias, que ligam Santa Catarina ao restante do território brasileiro e facilitam suas exportações para o exterior.

O estado é um grande produtor de carvão mineral. Sendo assim, as principais usinas geradoras de energia catarinenses são as termelétricas. Todavia, nos últimos anos, novas formas de energia vêm sendo difundidas pelo território catarinense, como a solar e a do biogás. Além disso, há pequenas e médias hidrelétricas. O setor de comunicações é composto por redes de rádio, televisão e internet, além da ampla cobertura de telefonia móvel no estado.

Já no que toca às áreas sociais, o estado de Santa Catarina tem um histórico de oferecimento de serviços públicos de qualidade. Na educação, o estado possui uma ampla rede de atendimento educacional, além de universidades federais e estaduais de projeção nacional. Já a saúde é possibilitada pelo atendimento em diversos centros hospitalares. O estado é reconhecido pelas baixas taxas de mortalidade infantil e pela alta expectativa de vida de sua população.

Cultura de Santa Catarina

A cultura catarinense foi fortemente influenciada pela imigração europeia para a região. O litoral foi povoado por imigrantes açorianos e madeirenses; já o interior, por imigrantes da Europa continental. As línguas alemã e italiana são amplamente faladas no interior do estado, sendo inclusive idioma oficial de vários municípios catarinenses. Os costumes europeus também são observados nas festas típicas e nas danças folclóricas locais.

A culinária também possui forte influência da imigração, seja pela utilização de frutos do mar, no litoral, seja pelo consumo de massas, no interior. Além disso, a arquitetura, por meio do estilo enxaimel, e o artesanato, representado por peças de porcelana e cerâmica, são elementos que caracterizam a participação dos imigrantes nas diversas práticas culturais do estado.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Alagoas
Clique e veja as características físicas e geográficas de Alagoas e entenda também os fatores históricos, políticos, territoriais e econômicos desse estado.
Amapá
Saiba mais sobre o estado do Amapá, localizado no extremo Norte do Brasil. Conheça aspectos naturais do território, leia sobre sua economia, história e cultura.
Bahia
Saiba mais sobre a história do povoamento do território da Bahia. Veja também as principais características geográficas do estado, como demografia e economia.
Ceará
Saiba mais sobre as características geográficas do Ceará. Veja as principais informações sobre o território cearense, sua economia, seu governo e sua cultura.
Espírito Santo
Conheça os aspectos geográficos do Espírito Santo. Saiba mais sobre o processo de ocupação histórica e de desenvolvimento econômico desse pequeno estado sudestino.
Bandeira de Florianópolis
Florianópolis
Saiba mais sobre os aspectos geográficos de Florianópolis. Veja as principais informações relacionadas aos aspectos físicos e culturais da capital catarinense.
Minas Gerais
Clique aqui e saiba mais sobre a história do estado de Minas Gerais. Conheça também seus principais aspectos naturais, econômicos e culturais.
Paraná
Conheça os aspectos geográficos do estado do Paraná. Saiba mais sobre o processo de ocupação histórica estadual, assim como sobre o seu desenvolvimento econômico.
Região Sul
Conheça mais a região Sul do Brasil. Leia sobre seus aspectos geográficos, economia, população, história, e aprenda sobre suas principais manifestações culturais.
Rio Grande do Sul
Clique aqui e aprenda sobre a história do Rio Grande do Sul. Conheça seus aspectos econômicos, sociais, demográficos e naturais. Entenda também a economia do estado.
Rio de Janeiro
Conheças as principais características geográficas do estado do Rio de Janeiro. Veja aspectos da população, da economia e da cultura do território fluminense.
São Paulo
Veja os principais aspectos da geografia e da história de São Paulo. Entenda de que maneira o estado concentra as principais atividades econômicas do país.
Tocantins
Clique e veja todos os aspectos gerais do estado do Tocantins. Conheça sua história, política, economia e sociedade, além de sua diversidade ambiental e natural.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.