Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. África
  5. A Desertificação na África

A Desertificação na África

O processo de desertificação ocorrido no continente africano é proveniente, segundo relatórios da ONU, da ocupação humana em regiões de clima semi-árido, árido e subúmido, ocupando-as com o cultivo da monocultura. Essa prática retira toda camada de vegetação, deixando o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação.

O caso mais evidente desse processo está ao sul do Saara, em uma região chamada de Sahel, nessa região o problema cresce de forma assustadora, as causas são as ações antrópicas (ações humanas). No Sahel acontece atualmente a migração de pessoas para outras áreas em decorrência desse problema ambiental.

Ao sul do deserto do Saara estão localizados alguns dos países mais pobres do planeta, como Mali, Niger, Chade e o Sudão, em toda região adjacente ao deserto a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais (rios, lagoas e lagos) e acelera o processo, atingindo áreas que até então eram férteis. Essa destruição se dá por causa da produção de carvão vegetal, da agricultura de subsistência tradicional que não leva em conta os cuidados ambientais e as técnicas que são menos degradantes.

Para coibir o avanço ou para modificar a situação de um problema tão grave que é a desertificação, são necessários, sobretudo, recursos financeiros, aplicação de tecnologias e vontade política, mas há um inconveniente, grande parte dos países africanos sofre sérios problemas financeiros, não consegue sequer oferecer à sua população políticas sociais.

O constante crescimento do processo de desertificação já ameaça regiões até então distantes do problema, o avanço vai contribuir para agravar ainda mais as mazelas sociais presentes nos países africanos, como aumento da miséria, fome, exclusão social em um continente que possui um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A situação do processo de desertificação
A situação do processo de desertificação
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
A desertificação transforma as paisagens, a natureza e as práticas humanas
Desertificação no Brasil
Compreenda a intensidade, a localização e as consequências da desertificação no Brasil.
Grande parte da população da África Setentrional conduz o desenvolvimento da sua sociedade de acordo com as leis islâmicas¹
África Setentrional: Uma extensão do Oriente Médio?
Será que a África Setentrional pode ser considerada uma extensão do Oriente Médio? Clique e entenda!
As regiões sob o domínio do clima desértico fazem com que animais e plantas precisem adaptar-se às condições climáticas únicas
Clima desértico
Clique aqui e saiba mais sobre o clima desértico, que é típico de regiões de latitude intertropical e apresenta baixíssima umidade.
Mapa da Antártida.
Povoamento da Antártida
Povoamento da Antártida, Como ocorreu o povoamento da Antártida, Quando teve início o processo de povoamento da Antártida, A grande riqueza do subsolo da Antártida.
A atuação dos Médicos Sem Fronteiras no continente africano
Organizações Humanitárias na África
A atuação dos grupos que visam minimizar os problemas no continente africano.