Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. África
  5. Organizações Humanitárias na África

Organizações Humanitárias na África

A África é o continente que apresenta os mais graves problemas socioeconômicos do planeta, consequência do processo de colonização e independência, cujos países colonizadores exploraram as riquezas e deixaram uma verdadeira mazela.

A situação de pobreza, fome, subnutrição, doenças e guerras na África mobiliza milhares de pessoas de todo o mundo a participar dos programas de ajuda humanitária ao continente. Existem, atualmente, dezenas de grupos humanitários trabalhando em auxílio da população africana, atuando em áreas como saúde, educação, distribuição de alimentos e roupas, entre outros.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também participa das atividades humanitárias do continente, isso ocorre, em alguns países, através de doações de recursos básicos para suprir as necessidades da população e o envio de tropas militares que tentam promover o fim dos conflitos.

Tentando contribuir de forma imediata e eficaz para minimizar o sofrimento dos habitantes da África, as Organizações Não Governamentais (ONGs) desempenham função importante nesse processo, com destaque para a organização canadense Médicos Sem Fronteiras (MSF), cujo trabalho, sem fins lucrativos, se desenvolve especialmente junto a comunidades afetadas pelas guerras.

A ONG brasileira Infanto-Juvenil de Reivindicação, também denominada Mirim-Brasil, em parceria com a organização sueca Unga Ornar, desenvolve um projeto de conscientização sobre a Aids em 15 países do continente africano, cujo público alvo são os jovens. Esse tema é elementar, visto que o continente abriga mais de 70% dos portadores mundiais do vírus HIV.

Outra organização humanitária brasileira com atuação na África é a Pastoral da Criança, entidade católica que já foi liderada pela médica Zilda Arns, morta durante um terremoto no Haiti, em 2010. A Pastoral realiza trabalhos de alfabetização, higiene e ações que possibilitem a redução da mortalidade infantil na Angola, que atualmente é de 114 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas.

Apesar da atuação desses grupos humanitários, a atenção dada ao continente africano é insuficiente. Conforme relatório publicado em 2009 pela Cruz Vermelha Internacional e pelo Crescente Vermelho, a assistência humanitária na África não satisfaz às necessidades dos habitantes.

Esses grupos humanitários atuam de forma assistencialista, portanto, mesmo sendo de grande importância para a população africana, eles não serão capazes de solucionar os problemas do continente, sendo necessária uma política promovida pelos países ricos de inclusão global, investimentos em infraestrutura, saúde, saneamento ambiental e educação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A atuação dos Médicos Sem Fronteiras no continente africano
A atuação dos Médicos Sem Fronteiras no continente africano
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A situação do processo de desertificação
A Desertificação na África
A Desertificação na África, O que é o processo de Desertificação na África, Como ocorre o processo de Desertificação na África, Quais são os principais agentes de aceleração do processo de Desertificação na África.
Mapa da América do Norte.
América do Norte
América do Norte, Onde está localizada a América do Norte, Quais países fazem parte da América do Norte, O número de habitantes da América do Norte, Outros territórios que fazem parte da América do Norte, Os principais países da América do Norte, As etnias que formaram a América do Norte, Aspectos gerais da natureza da América do Norte, Aspectos gerais da economia da América do Norte.
Mapa da América do Sul
América do Sul
As características do subcontinente que abriga o Brasil.
Taj Mahal, um dos monumentos que mais se destaca no continente asiático.
A regionalização do continente asiático
Clique aqui e conheça as características da regionalização do continente asiático!
A imagem demarca os continentes da Terra, menos a Antártida
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
Países latino-americanos
América Latina
Clique aqui e conheça os laços históricos e culturais dos países da América Latina.
O Subdesenvolvimento na América Latina
O Subdesenvolvimento na América Latina, O que é o Subdesenvolvimento na América Latina, Como ocorreu o Subdesenvolvimento na América Latina, Quais fatores históricos levaram ao Subdesenvolvimento na América Latina.
Paris é a cidade mais populosa da Europa.
Distribuição da população Européia
Distribuição da população Européia, O número de habitantes da Europa, A densidade demográfica da Europa, As cidades mais povoadas da Europa, Os países mais populosos da Europa, Estrutura etária da população da Europa.
Manifestação por questões relacionadas à falta de emprego na França.
O desemprego na Europa
O desemprego na Europa, Como ocorre o desemprego na Europa, Quais as causas do desemprego na Europa, O desemprego estrutural na Europa, O que causa o desemprego na Europa.
Mapa da Antártida.
Povoamento da Antártida
Povoamento da Antártida, Como ocorreu o povoamento da Antártida, Quando teve início o processo de povoamento da Antártida, A grande riqueza do subsolo da Antártida.
Indústria brasileira da década de 60.
A industrialização da América Latina
As principais etapas da indústria nos países de línguas latinas.