A Europa

A Europa está situada no Hemisfério Norte e praticamente todos os países desse continente encontram-se na parte oriental.

A Europa é conhecida como um continente, porém tecnicamente deveria ser somente uma enorme península localizada a oeste da Eurásia (nome oriundo da junção entre Europa e Ásia), a maior concentração de terras emersas do mundo.

Geograficamente, o continente europeu não se encontra separado por acidentes geográficos como acontece com a Oceania e a América - que tem o oceano como meio de separação de territórios. A Europa está ligada fisicamente com o continente asiático. Desse modo, o que os classificam como continentes distintos são na verdade os aspectos culturais e históricos.

O continente em questão possui um limite territorial com o Oceano Glacial, ao norte; com os mares mediterrâneo, Negro e de Mármara e pela cadeia do Cáucaso, ao sul; com o oceano Atlântico, a oeste; e com os Montes Urais, rio Ural e o Mar Cáspio, a leste.

O território em que se encontra a Europa ocupa uma área de 10,3 milhões de Km2, espaço geográfico limitado se comparado aos outros continentes. O continente europeu é bastante dividido politicamente, uma vez que são 48 países independentes presente no interior do mesmo. Em decorrência da fragmentação do território, existem países que tem em seu poder áreas restritas. Tal fato proporcionou o surgimento de micro-países, como Andorra, com 453 km2; Malta, com 315 km2; Liechtenstein, com 160 km2; San Marino, com 60,5 km2; Mônaco, com 1,95 km2; e o menor país do planeta, o Vaticano, com 0,44 km2. Realidade que não vale para a Rússia, tendo em vista que esse país detém o maior território do continente e do mundo, ocupa cerca de 40% da área total da Europa.

O continente europeu está situado totalmente no hemisfério norte, praticamente todos os países se encontram na parte oriental. Localizado na zona temperada da Terra e uma parte no círculo polar Ártico.

Apesar de a maioria dos países europeus serem limitados espacialmente, os mesmos se tornaram importantes nações no cenário mundial, dentre elas Alemanha, França, Itália e Reino Unido, países que integram o G-7 mais um (G-8).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Algumas paisagens culturais do continente europeu.
Algumas paisagens culturais do continente europeu.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Os países que compõe a América Latina
América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração
América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração, O que é a América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração, Como desenvolve a América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração.
Mapa da Antártida.
Povoamento da Antártida
Povoamento da Antártida, Como ocorreu o povoamento da Antártida, Quando teve início o processo de povoamento da Antártida, A grande riqueza do subsolo da Antártida.
O continente europeu, apesar de ser um dos menores em extensão, é composto por um grande número de países.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
Paris é a cidade mais populosa da Europa.
Distribuição da população Européia
Distribuição da população Européia, O número de habitantes da Europa, A densidade demográfica da Europa, As cidades mais povoadas da Europa, Os países mais populosos da Europa, Estrutura etária da população da Europa.
Manifestação por questões relacionadas à falta de emprego na França.
O desemprego na Europa
O desemprego na Europa, Como ocorre o desemprego na Europa, Quais as causas do desemprego na Europa, O desemprego estrutural na Europa, O que causa o desemprego na Europa.
Acima, imagem representando um imigrante diante do símbolo da União Européia cercado por grades
Os imigrantes na Europa
Clique e confira as principais características envolvidas com a imigração na Europa.
O continente africano é o terceiro maior do mundo
África
Seção sobre a África com as principais características físicas e humanas desse continente.
Realidade de muitas crianças africanas.
As principais causas da fome na África
As raízes de um flagelo que atinge milhões de pessoas no continente.
Indústria brasileira da década de 60.
A industrialização da América Latina
As principais etapas da indústria nos países de línguas latinas.
Moscou, a cidade mais populosa da Europa, com cerca de 12 milhões de habitantes.
Aspectos da população da Europa
Informações gerais sobre o povo do velho continente.
A subdivisão do continente africano
As duas Áfricas
Os contrastes dentro de um mesmo continente.