A geomorfologia

Geomorfologia corresponde a uma ciência que tem como objeto de estudo as irregularidades da superfície terrestre, ou simplesmente, as diversas formas do relevo. Seu profissional é chamado de geomorfologista. Essa ciência tem ainda a incumbência de estudar todos os fenômenos que ocorrem e que interferem diretamente na formação do relevo. Sua responsabilidade é disponibilizar informações para as causas da ocorrência de um determinado tipo de relevo, levando em consideração os agentes (internos e externos) modeladores do relevo.

Para conceber tais informações, é preciso então analisar a interação entre a atmosfera, biosfera e a hidrosfera, tendo em vista que esses elementos interferem na formação de um relevo.

O estudo do relevo é importante para sabermos quais são os lugares propícios à construção de casas, prédios, fábricas, estradas, aeroportos, pontes, plantações, pastagens e muitos outros casos. Em suma, é no relevo que acontecem todas as relações sociais, e por isso requer uma atenção especial sobre o mesmo.

O homem, através do trabalho físico e intelectual, tem transformado o espaço geográfico mundial ao longo da história, alterando drasticamente o conjunto de paisagens dispersas pelo planeta. Desse modo, o relevo, que é um dos mais notados elementos da paisagem, também é extremamente transformado. Um exemplo disso é a ocupação dos morros da cidade do Rio de Janeiro, onde a vegetação foi substituída por moradias precárias. O homem também constrói estradas em relevos acidentados, cava túneis, retira morros, se necessário, ou até mesmo aterrara lugares de depressão; tudo para atender seu interesse.

O estudo do relevo pode prevenir um determinado local de uma série de problemas provenientes das ações antrópicas (provocadas pelo homem). A geomorfologia pode contribuir para diminuir os impactos ambientais, um exemplo claro é a construção de hidrelétricas e obras públicas (estradas, túneis etc.), pois nesses casos é necessário ter conhecimento da declividade e espessura do solo.
O relevo é o objeto de estudo da geomorfologia.
O relevo é o objeto de estudo da geomorfologia.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A Divisão do Mundo em Desenvolvido e subdesenvolvido
A Regionalização do Mundo
A Regionalização do Mundo, Como ocorre a Regionalização do Mundo, A Regionalização do Mundo desenvolvido, A Regionalização do Mundo subdesenvolvimento, Regionalização do Mundo e as classificações, Regionalização do Mundo de forma temática.
A população mundial ultrapassou os sete bilhões de habitantes
População Mundial
Conheça alguns aspectos principais da população mundial, como a distribuição, os países mais populosos e outros fatores.
A maneira que desenvolve o processo do efeito estufa
Planeta Estufa
Planeta Estufa, O que é Planeta Estufa, Como se desenvolve o Planeta Estufa, Quais tipos de gases compõe o Planeta Estufa, Qual é a importância do efeitos estufa, Como surgiu o efeito estufa.
Tomi Nakagawa.
Imigração Japonesa no Brasil
Imigração Japonesa no Brasil, Quando chegaram as primeiras famílias japonesas no Brasil, A história de uma das pessoas que desembarcaram do navio Kasato-Maru, A vida de Tomi Nakagawa no Brasil, As dificuldades enfrentadas pelos primeiros imigrantes japoneses.
A reciclagem é uma importante medida ambiental
Reciclagem
Entenda o que é reciclagem, a importância desse procedimento, suas vantagens e também as suas limitações e problemas.
A produção atual está voltada para a rapidez e a informação.
Revolução Técnico-Científico-Informacional
Saiba o que é e como se deu a Revolução Técnico-Científico-Informacional.
O interior do planeta Terra reserva muitos enigmas.
O interior da Terra
Conhecer o que existe no interior da Terra é um questionamento antigo, confira!
Expectativa de vida das mulheres é superior à dos homens
Expectativa de vida
O cálculo do número médio que um indivíduo poderá viver.
Carrinho de supermercado contendo óleo de soja transgênica.
Organismos trangênicos
Alguns aspectos relacionados à utilização de organismos transgênicos em nosso cotidiano.
Uma boa infra-estrutura garante a circulação de bens e serviços.
Localização industrial
Localização industrial, Os fatores que favorecem a Localização industrial, O capital e a localização industrial, A energia e a Localização industrial, Matéria-prima e a Localização industrial, Mercado consumidor e a Localização industrial, Meio de transporte e a Localização industrial.
Típico barco de pesca.
A atividade pesqueira no mundo
Aspectos gerais da atividade realizada nos oceanos e mares.
Política dos 3R’s
Política dos 3R's: Reduzir, reutilizar e reciclar. Clique e entenda!