Política dos 3R’s

A produção de lixo é inevitável, porém pode haver uma diminuição através da implantação da política dos 3R’s.

O grande aumento da produção de lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade. A produção de lixo é inevitável durante as atividades humanas, porém pode haver a sua diminuição, esse fato pode ser obtido através da implantação da política dos 3R’s.

A política dos 3R’s é um conjunto de ações sugeridas durante a Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 5° Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento, realizado em 1993. Os 3R’s consistem nos atos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo produzido.


Política dos 3R’s

Reduzir – esse é o ato mais importante, a quantidade de lixo gerado deve ser minimizada ao máximo. A redução é obtida através da aquisição de produtos mais resistentes que apresentem maior durabilidade, evitando ao máximo os produtos descartáveis. Algumas ações que contribuem para a redução da produção de lixo são: optar por guardanapos de pano em vez de papel, evitar usar sacolas de plástico, não desperdiçar alimentos, entre tantos outros. Fazer o necessário para reduzir a produção de novos produtos, contribuindo com os recursos naturais.

Reutilizar – consiste no ato de, quando possível, utilizar várias vezes um determinado produto. Devemos priorizar as embalagens retornáveis e não as descartáveis. Com criatividade, novas funções podem ser dadas a objetos que iriam para o lixo, é o caso de latas, que podem ser transformadas em porta-lápis. Revistas, jornais, livros, entre outros materiais de leitura, dever ser doados em escolas e creches. Deve-se pensar nas possíveis utilizações de cada objeto antes de descartá-los.

Reciclar – essa é a última etapa da política dos 3R’s, não sendo possível a reutilização de um objeto, a reciclagem é a melhor providência a ser tomada. Consiste na transformação dos resíduos em novos produtos ou matérias-primas. A coleta seletiva proporcionará a separação de produtos passíveis de reciclagem. Materiais como o alumínio, papel, plástico, vidro, entre outros, devem ser reciclados, contribuindo com os recursos naturais, pois a sua reciclagem evitará que novas matérias-primas sejam extraídas da natureza para a produção de determinados produtos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

O relevo é o objeto de estudo da geomorfologia.
A geomorfologia
A geomorfologia, O que é geomorfologia, Qual é o objetivo de estudo da geomorfologia, O nome do profissional especialista em geomorfologia, A geomorfologia e a dinâmica física da superfície da Terra.
O capitalismo é um sistema político-econômico praticado em grande parte do mundo.
Algumas características do capitalismo
Confira aqui o conceito e as principais características do capitalismo.
Cidade de São Paulo (SP), um dos principais centros urbanos brasileiros
Espaço urbano brasileiro
Conheça as principais características do espaço urbano brasileiro, marcado pela desigualdade em termos populacionais, econômicos e estruturais.
Vista da favela da Rocinha, a maior do Brasil segundo o IBGE
Favelização
O processo de favelização, suas causas e consequências.
Bandeira com a logomarca do FMI
Fundo Monetário Internacional – FMI
Saiba mais sobre o Fundo Monetário Internacional (FMI), os seus principais objetivos e as críticas a ele direcionadas.
Área desertificada na África por causa da degradação do solo.
O solo e o alimento no mundo
O solo e o alimento no mundo, O solo é uma riqueza da humanidade, O solo é um dos principais minérios, O solo e a produção de alimentos, O percentual de solos férteis no planeta, A importância do solo para a humanidade.
Noruega: país que detém o maior IDH do planeta
Países com IDH elevadíssimo
As nações que apresentam os melhores indicadores socioeconômicos do planeta.
A reciclagem é uma importante medida ambiental
Reciclagem
Entenda o que é reciclagem, a importância desse procedimento, suas vantagens e também as suas limitações e problemas.
Regionalização do mundo
Clique aqui e veja o que é regionalizar o espaço, quais características podem ser relevantes para a criação de uma região. Entenda para que serve uma região no mundo.
A máquina a vapor aumentou a produção de carvão
Revolução Industrial
Revolução Industrial, Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial, Terceira Revolução Industrial, Revolução Técnico-Científica.
Trabalhos Informais
Clique e veja o que é o trabalho informal, os tipos de trabalho desenvolvidos em uma sociedade e também as vantagens e desvantagens para um trabalhador autônomo.
video icon
Português
Substantivos próprios e comuns
Nesta videoaula, estudaremos, os substantivos próprios e os comuns, isto é, por um lado, aqueles que nomeiam a generalidade de seres e, por outro, aquele que os particulariza. Não deixe de conferir!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?