Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física do Brasil
  4. A ocupação da Amazônia

A ocupação da Amazônia

A ocupação da Amazônia ocorreu primeiramente com os índios, que se interagiam de forma harmônica com a natureza. No entanto, a ocupação da área com intuitos gananciosos foi se intensificando, que desencadeou e desencadeia uma série de problemas ambientais, prejudicando a biodiversidade da Amazônia.

Confira o histórico de ocupação e devastação do maior bioma do Brasil.

1494 – Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas, conforme esse documento os portugueses ficam com a porção leste do território brasileiro e os espanhóis com a poção oeste, o qual coloca a floresta Amazônica para os espanhóis.

1540 – Os portugueses descobrem a Amazônia, desbravadores lusitanos chegam à região para impedir a invasão de ingleses, franceses e holandeses, que cobiçavam a floresta.

1637 – Portugal encomenda a primeira grande expedição à região, com cerca de 2 mil pessoas. A exploração de frutos como o cacau e a castanha ganham uma forte conotação comercial.

1750 – Os reis de Portugal e Espanha assinam o Tratado de Madri - por meio deste, quem usava e ocupava a terra teria direito a ela. Com isso, os portugueses conseguem direito sobre a Amazônia. Deu-se início ao estabelecimento da fronteira do território brasileiro na região Amazônica.

Fim do século XIX – Inicia-se o ciclo da exploração da borracha brasileira na Amazônia, motivado pela Revolução Industrial, as fábricas inglesas importam a matéria prima em grandes quantidades. Entre 1870 e 1900, aproximadamente 300 mil nordestinos migraram para a região para trabalharem nos seringais.

1940 – O então presidente Getúlio Vargas, inicia uma política para a ocupação do oeste brasileiro, a chamada Marcha para o Oeste.

1960 – Com o intuito de integrar a Amazônia com o resto do País, os militares pregam a unificação do País e a proteção da floresta contra a “internacionalização”. Utilizando um discurso nacionalista, os militares realizam várias obras em infraestrutura para a ocupação da região, a principal é a Transamazônica. É a política "Integrar para não Entregar".

1970 – A população da Amazônia Legal atinge a quantia de 7 milhões de habitantes, reflexo das políticas públicas para a ocupação do território, no entanto, os problemas ambientais gerados são desastrosos, a área desmatada da Amazônia chega a 14 milhões de hectares.

1980 – Os problemas ambientais na Amazônia, rotulada como “pulmão do mundo”, geram repercussões internacionais. O assassinato do líder sindical Chico Mendes, em 1988, agrava ainda mais as pressões internacionais em relação às políticas desenvolvidas no Brasil para a preservação da Amazônia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Plantação de soja na Amazônia

1990 – Se intensifica o desmatamento na região para a produção de soja, estima-se que a extensão territorial desmatada atinja 41 milhões de hectares.

2000 – Conforme dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), a população da Amazônia é de 21 milhões de pessoas. A pecuária passa a ser a grande vilã e principal responsável pelo desmatamento. O rebanho bovino é de cerca de 64 milhões de cabeças.

2005 – 2009 - O assassinato da missionária estadunidense Dorothy Stang agrava ainda mais os problemas ambientais na região. A área desmatada chega à incrível marca de 70 milhões de hectares.


Missionária assassinada em 2005

Amazônia - devastação do maior bioma do Brasil
Amazônia - devastação do maior bioma do Brasil
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
O xiquexique e a paisagem da Caatinga
Caatinga
Conheça os aspectos climáticos, geográficos e biológicos da Caatinga, o único domínio morfoclimático 100% brasileiro.
O desmatamento é um processo de elevado impacto ambiental
Desmatamento
O desmatamento é um problema que atinge várias áreas naturais do planeta. Compreenda melhor essa ocorrência e os seus efeitos sobre o meio ambiente.
Pré-sal
Você sabe o que é o pré-sal? Clique aqui e saiba como ocorre a exploração do petróleo nessa camada!
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – área de presevação
Unidades de preservação
A criação de áreas para a preservação do meio ambiente.
Localização  da Região Hidrográfica do Parnaíba
Região Hidrográfica do Parnaíba
Poti, Balsas, Uruçuí-Preto, Gurgueia e Canindé são alguns dos rios que compõem a Região Hidrográfica do Parnaíba.
Céu nublado na cidade de Angra dos Reis (RJ). Efeito da ação da massa Tropical Atlântica
Massas de Ar no Brasil
Conheça as massas de ar que atuam no Brasil e descubra como elas determinam as características do verão e do inverno no país!
Localização do complexo regional amazônico
Complexo regional da Amazônia
As características geográficas do Complexo Regional da Amazônia.
A cidade de Manaus teve um grande crescimento após a criação da Zona Franca
Zona Franca de Manaus
Entenda o que é a Zona Franca de Manaus, os tipos de indústria que ela abriga e alguns dos seus aspectos históricos e gerais.
A Amazônia é um importantíssimo patrimônio natural.
05 de setembro – Dia da Amazônia
Entenda por que o dia da Amazônia é comemorado em 05 de setembro e aprenda um pouco mais sobre esse importante bioma. Neste texto falaremos a respeito da escolha da data do Dia da Amazônia, as consequências da destruição dessa importante riqueza natural e a necessidade de preservação.
O Domínio Morfoclimático da Amazônia possui grande diversidade e é o maior do Brasil
Domínio Morfoclimático da Amazônia
Conheça as características gerais do domínio morfoclimático da Amazônia, incluindo dados sobre relevo, vegetação, clima, hidrografia e solos.
O Brasil apresenta uma ampla diversidade climática
Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Os biocombustíveis se apresentam como alternativa econômica e ambiental
Biocombustíveis no Brasil
Conheça a dinâmica e as características da utilização dos biocombustíveis no Brasil.