Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física do Brasil
  4. Classificação dos climas do Brasil

Classificação dos climas do Brasil

A classificação dos climas do Brasil é importante para melhor compreendermos a natureza do território nacional, bem como entender a ação dos diferentes fatores climáticos.

O Brasil, por ser um país de dimensões continentais, apresenta uma ampliada diversidade climática, que se organiza por meio da ação de diversos fatores e elementos que influenciam o comportamento da atmosfera. Em alguns pontos, predominam os efeitos de massas de ar quente; em outros, de massas de ar fio. Há também as ações da vegetação, da altitude e das variações de latitude, entre outros aspectos.

Por isso, a classificação dos climas no Brasil representa uma maneira de organizá-los e melhor compreendê-los. Nesse sentido, existem também vários modelos de classificação, de modo que usaremos a seguir a tipologia elaborada por A. Strahler. Confira o mapa a seguir:

Mapa dos tipos climáticos brasileiros com base na classificação de A. Strahler
Mapa dos tipos climáticos brasileiros com base na classificação de A. Strahler

Entre os climas apresentados no mapa acima, há de se mencionar que todos eles são dominados por massas de ar equatoriais e tropicais em conjunto, exceto a faixa de clima subtropical úmido, localizada na porção sul do país e controlada por massas de ar tropicais e polares.

A seguir, uma caracterização geral de cada um dos tipos de clima do Brasil:

a) clima equatorial úmido: também conhecido como clima equatorial úmido da convergência dos ventos alísios, é o tipo climático que envolve praticamente toda a faixa da Amazônia localizada no Brasil, sendo basicamente controlado pela massa de ar Equatorial Continental. Os ventos alíseos, nesse caso, são aqueles que sopram das áreas de média latitude (tanto no norte quanto no sul) para a linha do equador.

Em função da grande quantidade de umidade emitida pela floresta através do processo de evapotranspiração, as amplitudes térmicas são baixas, haja vista que a maior presença de água no ar ajuda a conservar as temperaturas. Por isso, as médias térmicas mensais ao longo do ano variam entre 24 e 27ºC. As chuvas são constantes, do tipo de convecção, pois o ar úmido e quente eleva-se e condensa-se diante das temperaturas menores das áreas mais elevadas da atmosfera. Por isso, as médias pluviométricas permanecem com valores elevados, entre 1500 mm e 2500 mm por ano.

b) clima tropical seco e úmido: também chamado de clima tropical alternadamente seco e úmido, esse tipo climático ocupa a maior área do país, envolvendo quase toda a região Centro-Oeste, o Centro-Sul do Tocantins, algumas faixas da região Nordeste e também partes do Sudeste brasileiro. É conhecido por apresentar duas estações bem definidas ao longo do ano: uma quente e chuvosa e outra fria e seca.

Esse comportamento da atmosfera nessa região explica-se pelo fato de que, durante a estação mais quente, predomina a influência da massa Equatorial Continental, advinda do norte do país. Já durante a estação mais fria, essa massa de ar recua e passa a predominar a massa Tropical Atlântica, advinda do litoral e que chega ao interior do país praticamente sem umidade, em razão da influência da continentalidade. Anualmente, as médias térmicas variam entre 20ºC e 28ºC, com um índice de chuvas em torno de 1500 mm por ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

c) clima tropical seco: esse tipo climático, corretamente denominado por clima tropical tendendo a seco pela irregularidade de ação das massas de ar, concentra-se em uma estreita área da região Nordeste, mais precisamente no sertão nordestino. Como o próprio nome indica, trata-se de um tipo climático quente e seco, quase árido (por isso a nomenclatura “semiárido”), com médias pluviométricas anuais não maiores do que 1000 mm, concentradas em poucos meses do ano.

Na maior parte do ano, predomina a influência da massa Equatorial atlântica que, apesar de ser oriunda do oceano, alcança essa região com pouca umidade, em função dos obstáculos oferecidos pelo relevo. Da mesma forma acontece com as outras massas de ar, que encontram obstáculos e têm dificuldade de chegar a essa localidade, sobretudo por se tratar de uma área de depressão relativa interplanáltica.

d) clima litorâneo úmido: como o próprio nome indica, é a faixa climática que se estende ao longo do litoral brasileiro, entre os estados do Rio Grande do Norte e São Paulo. É um clima quente e úmido, semelhante ao da Amazônia, porém com uma amplitude térmica maior. Na maior parte do ano, predomina a influência da massa Tropical Atlântica, enquanto, no inverno, a massa polar atlântica avança e provoca a diminuição rápida das temperaturas, sobretudo nas faixas mais ao sul.

Essa dinâmica explica a existência de duas principais estações, uma quente e muito úmida e outra fria e relativamente úmida. Nessa região, há formas de relevo que barram a umidade dos ventos que circulam nos sentidos leste-oeste e norte-sul, provocando a ocorrência de chuvas orográficas e propiciando que o interior do país receba menos umidade ao longo do ano. As médias de pluviosidade variam entre 1500 e 2000 mm por ano.

e) clima subtropical úmido: abrange a porção sul do país, com um clima úmido e mais frio do que os demais. A massar de ar predominante é a Tropical Atlântica, com influência de massas polares durante o inverno, de modo que o encontro dessa frente polar com frentes quentes provoca as chamadas chuvas frontais. Nessa faixa climática, as chuvas são constantes e bem distribuídas ao longo do ano, existindo secas apenas em casos de anomalias climáticas eventuais. O índice médio de pluviosidade anual gira em torno de 1500 mm e as temperaturas médias variam entre 18 e 22ºC mensais.

O Brasil apresenta uma ampla diversidade climática
O Brasil apresenta uma ampla diversidade climática
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

EUA e Portugal tentam “esquecer” o clima de Manaus

Como acontece antes de todo jogo da Copa do Mundo em Manaus, o calor e a umidade da capital do Amazonas são assunto obrigatório. Desta vez, no entanto, os protagonistas da partida a ser disputada na Arena Amazônia estão tentando fugir desse tema. Portugueses e norte-americanos, que se enfrentarão neste domingo, chegaram à cidade dizendo que o clima não vai interferir no andamento do jogo […].

(Gazeta do Povo, 22/06/2014. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/conteudo.phtml?id=1478421. Acesso em: 15/08/2014).

As condições climáticas acima citadas na capital do Amazonas explicam-se:

a) pela localização em extremas latitudes e a acentuada altitude.

b) pela variação irregular da altimetria topográfica e a elevada amplitude térmica.

c) pelo acentuado processo de poluição local e a concentração de calor.

d) pela posição geográfica e evapotranspiração intensa da vegetação regional.

e) pelo calor gerado nas correntes oceânicas do Atlântico.

Questão 2

Climograma da cidade de Goiânia, Goiás
Climograma da cidade de Goiânia, Goiás

Com base no climograma acima, podemos considerar que a região próxima à cidade de Goiânia apresenta um clima:

a) equatorial

b) subúmido

c) semiárido

d) úmido

e) subpolar

Mais Questões
Assuntos relacionados
Clima: variações sucessivas do tempo atmosférico
Clima
O que você sabe sobre o clima? Clique aqui e confira esse importante conceito, bem como as suas características e a forma de representá-lo.
Aparentemente a floresta Amazônica é homogênea.
Floresta Amazônica
Floresta Amazônica, O que é a floresta Amazônica, Onde está localizada a floresta Amazônica na América do Sul, As características climáticas da floresta Amazônica, As classificações da floresta Amazônica.
Rico em biodiversidade, o bioma Cerrado é a segunda maior formação vegetal do Brasil.
Cerrado
Leia este texto e saiba mais sobre o Cerrado. Esse bioma abrange cerca de 22% do território brasileiro e é considerado a savana do Brasil. Aprenda mais a respeito das principais características dessa grande unidade ecológica, as quais perpassam sua fauna, flora, vegetação, hidrografia, solo e conservação.
Pré-sal
Você sabe o que é o pré-sal? Clique aqui e saiba como ocorre a exploração do petróleo nessa camada!
Área do Brasil
Brasil, o quinto maior país do planeta em extensão territorial.
Amazônia - devastação do maior bioma do Brasil
A ocupação da Amazônia
O processo histórico de ocupação e devastação da Amazônia.
Os climogramas ajudam-nos a entender a dinâmica climática ao longo do ano
Climogramas
Descubra o que são os climogramas e como interpretá-los corretamente para obter informações precisas sobre as variações climáticas.
Nas regiões de clima equatorial, é comum encontrar florestas densas e intensa rede hidrográfica
Clima equatorial
Conheça o clima equatorial, que apresenta paisagens exuberantes, altas temperaturas e elevada umidade o ano todo.
Regionalização do mundo
Clique aqui e veja o que é regionalizar o espaço, quais características podem ser relevantes para a criação de uma região. Entenda para que serve uma região no mundo.
Floresta influenciada pelo clima equatorial
Climas do Mundo
Climas do Mundo, Os tipos de Climas do Mundo, Clima equatorial no Mundo, Clima tropical no Mundo, Clima subtropical no Mundo, Clima temperado no Mundo, Clima desértico no Mundo, Clima mediterrâneo no Mundo, Clima semi-árido no Mundo, Clima subtropical no Mundo.
Mapa dos domínios naturais do Brasil
Domínios naturais do Brasil
Domínios naturais do Brasil, O que são Domínios naturais do Brasil, Onde localizam os Domínios naturais do Brasil, Quantos domínios naturais existem no Brasil.
Paisagem composta por araucária.
Mata de Araucária
Mata de Araucária, O que é mata de Araucária, Onde está localizada a mata de Araucária, O clima predominante da mata de Araucária, A característica da vegetação da mata de Araucária, Os riscos de extinção da mata de Araucária.
Jazida de carvão.
Carvão mineral no Brasil
A produção dessa matéria-prima em solo brasileiro.
O Fogo no Cerrado
As distintas formas de queimadas e as consequências desse fenômeno.
Os oceanos possuem uma importante carga climática
Influência dos Oceanos sobre o Clima
Você sabia que o comportamento das águas dos oceanos exerce direta influência sobre as condições climáticas da Terra? Leia e entenda!