Whatsapp icon Whatsapp

Climas do Brasil

Os climas do Brasil são influenciados principalmente pela latitude, que proporciona a ocorrência de temperaturas altas na maior parte do país, com padrões variáveis de umidade.
Mapa mental com os climas do Brasil e suas principais características.
Os climas do Brasil são muito diversificados graças à extensão latitudinal do planeta principalmente.

Os climas do Brasil são as diferentes ocorrências climáticas que estão presentes no território brasileiro, as quais são influenciadas por inúmeros fatores do clima, como a latitude e a maritimidade. Os climas do Brasil apresentam determinados aspectos em comum, como as temperaturas elevadas. No entanto, identifica-se variações no padrão de umidade e na distribuição de chuvas, além das estações do ano, muito bem definidas em alguns climas, mas, em outros, elas são quase imperceptíveis. São seis os climas identificados no Brasil:

  • equatorial;
  • semiárido;
  • tropical;
  • tropical atlântico;
  • tropical de altitude;
  • subtropical.

Leia também: Tipos de clima existentes no mundo

Resumo sobre os climas do Brasil

  • Os climas do Brasil são muito diversificados, o que se deve à posição do planeta na superfície terrestre. São influenciados principalmente pela latitude.
  • Identifica-se um total de seis diferentes climas no Brasil.
  • O clima equatorial acontece na região Norte, e é caracterizado pela alta umidade relativa do ar e pelas elevadas temperaturas, com chuvas abundantes ao longo do ano.
  • O clima semiárido ocorre no Nordeste. É quente e seco, com chuvas escassas e mal distribuídas.
  • O clima tropical é predominante no Brasil, e é caracterizado pela alternância entre duas estações do ano: uma quente e chuvosa e a outra fria e seca.
  • O clima tropical atlântico se distribui pelo litoral leste do país, e é caracterizado pelo maior aporte de umidade e menor amplitude térmica ao longo do ano.
  • O clima tropical de altitude caracteriza áreas elevadas, onde as temperaturas são mais amenas e a umidade é elevada. Registra-se geadas nesse clima.
  • O clima subtropical ocorre no Sul do Brasil, e é marcado por verões quentes e invernos muito frios com chuvas bem distribuídas. Registra-se a ocorrência de geadas e neve em algumas áreas.
  • Devido ao fato de mais de 90% do território brasileiro estarem situados na zona tropical do planeta Terra, o Brasil é conhecido como país tropical.

Videoaula sobre climas do Brasil

Quais são os climas do Brasil?

Os climas do Brasil são seis:

  • equatorial;
  • semiárido;
  • tropical;
  • tropical atlântico;
  • tropical de altitude;
  • subtropical.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as características dos climas do Brasil?

Os climas do Brasil apresentam características bastante diversificadas que são geradas pela ampla extensão do território nacional, comparada à de um continente. Por conta disso, o país abrange muitas faixas latitudinais, um dos principais fatores para a determinação dos climas. Não somente isso, mas aspectos como a presença de vegetação, a maritimidade, o relevo e a altitude são cruciais para a variedade de paisagens naturais e de climas encontrada no Brasil.

A seguir, conheça as particularidades dos climas do Brasil.

  • Clima equatorial

Vista do Rio Amazonas, situado numa área de clima equatorial.
As características do clima equatorial permitem a manutenção de uma floresta densa e de amplos rios perenes, como o Amazonas.

O clima equatorial, chamado também de tropical úmido, é característico dos estados da região Norte do país, compreendendo principalmente a região da Amazônia brasileira. O aspecto mais marcante dessa ocorrência climática é a elevada umidade relativa do ar, intensificada pela presença da floresta equatorial, a maior do mundo aliás. Estima-se que a umidade do ar nas áreas que apresentam clima equatorial seja superior a 80% na maior parte do ano, o que pode trazer a sensação de abafamento.

Por conta da elevada umidade, a pluviosidade do clima equatorial é alta. O volume de chuva que atinge a região Norte varia entre 1500 mm e 2000 mm, podendo ser maior do que isso em algumas regiões. As chuvas são, portanto, abundantes e bem distribuídas durante o ano. Junto desse aspecto está a temperatura elevada, que é de 26 ºC em média. As mínimas não caem abaixo de 18 ºC. Por essa razão, não é possível distinguir estações do ano no clima equatorial. Para saber mais sobre o clima equatorial, clique aqui.

  • Clima semiárido

Vista de paisagem típica de região do Brasil com clima semiárido.
O clima semiárido é o mais seco do Brasil, registrando secas severas que podem durar mais de seis meses.

O clima semiárido ocorre no Nordeste do Brasil, caracterizando parte do interior de oito dos nove estados que integram essa região. O único estado nordestino que não tem áreas no clima semiárido é o Maranhão.

O semiárido é o clima mais seco do país, e registra médias pluviométricas que variam entre 250 mm e 750 mm. As chuvas são, portanto, escassas. Quando elas acontecem, concentram-se em um curto intervalo de tempo, ao passo que as secas podem se estender por seis meses. Devido ao tempo predominantemente seco, a região nordestina em que o clima semiárido se faz presente recebe o nome de Polígono das Secas.

As temperaturas elevadas também caracterizam o clima semiárido. As temperaturas médias anuais variam no intervalo de 25 °C a 27 °C, com baixa amplitude térmica anual. O período mais fresco, quando os termômetros marcam entre 18 °C e 20 °C, acontece somente pela aproximação de massas de ar frio, as quais têm menos força quando atingem a região. Devido aos aspectos desse tipo de clima, não é possível distinguir as quatro estações do ano nas áreas do domínio subtropical. Para saber mais, clique aqui.

  • Clima tropical

Vista aérea de região brasileira com clima tropical.
O clima tropical está presente na maior parte do território brasileiro, abrangendo predominantemente o Centro-Oeste.

Chamado também de tropical típico, esse é o clima predominante no Brasil. O clima tropical está presente na região Centro-Oeste, em sua maioria, mas também caracteriza áreas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, além de uma parcela bem pequena do Sul do país.

Diferentemente das ocorrências anteriores, no clima tropical é possível fazer a distinção entre duas estações do ano: o verão quente e chuvoso e o inverno frio e seco. O verão acontece entre os meses de dezembro a março, e é descrito como o período mais quente do ano.

Por conta da influência de massas de ar, como a Massa Equatorial Atlântica, uma massa quente e que carrega bastante umidade, os meses correspondentes ao verão tendem a registrar algumas temperaturas, que podem superar 30 °C, e dias chuvosos. No inverno, em contrapartida, o avanço de massas de ar frias, como a Massa Polar Atlântica, faz com que as temperaturas baixem. O tempo, nesse período do ano, é seco.

As temperaturas do clima tropical típico ficam entre 18 °C e 27 °C em média, variando para mais e para menos de acordo com a estação do ano vigente. O volume de chuvas nesse tipo de clima é de cerca de 1500 mm anuais. Para saber mais, clique aqui.

  • Clima tropical atlântico

Vista de praia no Rio de Janeiro, região de clima tropical atlântico.
O clima tropical atlântico caracteriza a faixa litorânea leste do Brasil, que compreende grandes capitais, como o Rio de Janeiro.

O clima tropical atlântico é um subtipo do clima tropical, e acontece na faixa litorânea do Brasil. Mais precisamente, o clima tropical atlântico se distribui pelo litoral leste do país e compreende cidades desde a região Nordeste até o Sul do país. Por ser um clima tropical, um de seus aspectos mais marcantes é a distinção entre duas estações do ano: o verão e o inverno. Entretanto, o que varia nesse caso é a umidade, graças à influência da maritimidade como fator do clima preponderante.

No clima tropical atlântico, os verões são quentes e secos, enquanto os invernos são amenos e úmidos. Ao longo do ano, a temperatura não sofre muita variação: as médias térmicas variam na faixa de 18 °C a 25 °C, o que é proporcionado pela proximidade com a água do mar. Outro fator que contribui para a regulação térmica do clima tropical atlântico são as brisas (marinha e terrestre). O volume anual de chuvas nesse clima é de 2000 mm.

  • Clima tropical de altitude

Vista de área serrana no Brasil que tem clima tropical de altitude.
O clima tropical de altitude é característico de áreas serranas do Brasil, estando presente principalmente no Sudeste.

O clima tropical de altitude é, também, uma variação do clima tropical. Nesse caso, o clima tropical de altitude é típico de áreas com grande elevação, comumente superior a 800 metros, como aquelas em que o relevo é formado por serras. Diferentemente do clima tropical típico, o tropical de altitude é caracterizado por apresentar temperaturas amenas durante todo o ano. As médias térmicas ficam em torno de 15 °C a 22 °C, com verões frescos e invernos frios.

Durante os meses mais frios do ano, os termômetros chegam a marcar temperaturas inferiores a 10 °C, aproximando-se do 0 °C em algumas áreas. Não somente isso, também identifica-se a ocorrência de fenômenos como o da geada devido à umidade elevada. Aliás, o clima tropical de altitude tem outro aspecto importante que é o da umidade relativa do ar elevada, o que garante chuvas durante o ano todo, sendo elas mais volumosas no verão. No total, são 1500 mm de chuvas anuais. Para saber mais, clique aqui.

  • Clima subtropical

Vista de região coberta de gelo e de ocorrência de clima subtropical.
O clima subtropical registra os invernos mais rigorosos do Brasil.

O clima subtropical é um tipo de clima que está presente de forma predominante nos estados da região Sul do Brasil, embora compreenda também um trecho do Mato Grosso do Sul e do estado de São Paulo. Esse clima caracteriza as áreas situadas abaixo do Trópico de Capricórnio, portanto, fora da zona tropical do planeta Terra. Trata-se de um tipo de clima temperado, marcado pela boa distinção entre as quatro estações do ano.

Os verões são quentes no clima subtropical, com máximas que podem superar os 30 °C. Os invernos, em contrapartida, são muito frios. As temperaturas são inferiores a 10 °C, e muitas áreas registram mínimas negativas. Por conta dessas condições, há ocorrência de geada e também de precipitação na forma de neve em alguns municípios do Sul do Brasil. As chuvas são bem distribuídas durante o ano, com volume anual de aproximadamente 1250 mm. Para saber mais, clique aqui.

Mapa dos climas do Brasil

Mapa do IBGE com os climas do Brasil. (Créditos: IBGE)
Mapa do IBGE com os climas do Brasil. (Créditos: IBGE)

Por que o Brasil é um país de clima tropical?

O Brasil é um país de clima tropical por conta da sua localização na superfície terrestre. A maior parte do território brasileiro, mais precisamente 92% de sua extensão, fica situada entre o Trópico de Câncer (23º27’ N) e o Trópico de Capricórnio (23º27’ S), área conhecida como a zona tropical do planeta Terra. Essa é a região que recebe o maior aporte de iluminação solar durante o ano, sendo uma área mais quente e com maior disponibilidade hídrica. Por essa razão, classifica-se o Brasil como um país tropical.

Leia também: Relação entre latitude e os tipos climáticos

Curiosidades sobre os climas do Brasil

  • O Brasil tem passado por períodos de fortes ondas de calor, o que tem alterado a dinâmica do tempo atmosférico. Em 2024, por exemplo, as regiões de clima tropical típico não tiveram inverno, mas sim um período extenso de seca com temperaturas mais altas do que o normal para o período.
  • Também em 2024, provocado por fatores climáticos e humanos, o Sul do Brasil vivenciou enchentes de grandes dimensões. Somente a cidade de Porto Alegre experimentou, em maio de 2024, um terço do volume de chuvas previsto para todo o ano no clima subtropical.
  • A cidade de Araçuaí, em Minas Gerais, registrou em 2023 a temperatura mais elevada já marcada no Brasil: 44,8 °C. Isso aconteceu em meio a uma forte onda de calor.
  • A menor temperatura já registrada no Brasil foi de –11,6 °C, na cidade catarinense de Xanxerê. O registro foi feito em junho de 1945.
  • De todas as temperaturas mais baixas do país, somente duas foram registradas fora da região Sul: Itatiaia, no Rio de Janeiro, em 2019, com –8,1 °C, e Campos do Jordão, em São Paulo, com –7,2 °C, marcados em 1988.

Exercícios sobre climas do Brasil

Questão 1

(Enem PPL) Belém é cercada por rios. Mas é a água que vem lá de cima que altera o ritmo na cidade. Quem vive na capital paraense sempre sai de casa com uma dúvida e uma certeza: sabe que vai chover, mas não sabe quando. “No Pará é assim. Ou você marca o encontro antes ou depois da chuva”, conta um morador. É quase sempre assim o ano inteiro, os moradores costumam dizer que só existem duas estações do ano na região — a que chove pouco e a que chove muito. “Não tem hora para chover”, constata uma moradora. “Trabalho, escola... Atrasa tudo. Tem que ficar esperando passar a chuva, na verdade”, diz outra moradora.

Antes e depois da chuva. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).

Qual fator geográfico favorece a condição climática da cidade citada no texto?

a) Baixa latitude.

b) Elevada altitude.

c) Fraca insolação.

d) Forte continentalidade.

e) Acentuada refletividade.

Resolução: Alternativa A

Belém, capital do Pará, é uma cidade que está inserida no clima equatorial, marcado pela umidade elevada e por chuvas abundantes. Um dos principais fatores desse clima é a baixa latitude.

Questão 2

(Uece) Sobre o clima semiárido, analise as afirmações abaixo.

I. O principal sistema responsável pela maior parte da precipitação na porção Norte do Nordeste do Brasil é a Zona de Convergência Intertropical.

II. As chuvas no semiárido brasileiro ocorrem predominantemente entre os meses de fevereiro a maio.

III. O semiárido apresenta um regime pluviométrico que proporciona a manutenção de drenagens perenes durante todo o ano.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) II.

b) I e III.

c) I e II.

d) III.

Resolução: Alternativa C

Apenas a afirmação III está incorreta, pois as chuvas no clima semiárido são escassas e mal distribuídas durante o ano. Esse regime pluviométrico dificulta a manutenção de rios perenes que apresentam nascentes localizadas nessa ocorrência climática. Os rios que nascem no semiárido têm regime intermitente.

Fontes

IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2018, 8 ed. 224p.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.

MACKENZIE. As 12 temperaturas mais baixas já registradas no Brasil. Blog Mackenzie, [s.d.]. Disponível em: https://blog.mackenzie.br/vestibular/atualidades/as-12-temperaturas-mais-baixas-ja-registradas-no-brasil/.

MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão. 455p.

Publicado por Paloma Guitarrara
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Carvão mineral no Brasil
A produção dessa matéria-prima em solo brasileiro.
Clima
Clique aqui e saiba o que é clima. Descubra quais são seus principais tipos. Entenda a diferença entre tempo e clima.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Clique aqui e saiba quais são os domínios morfoclimáticos do Brasil. Conheça suas principais características.
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Influência dos Oceanos sobre o Clima
Você sabia que o comportamento das águas dos oceanos exerce direta influência sobre as condições climáticas da Terra? Leia e entenda!
Mata de Araucária
Mata de Araucária, O que é mata de Araucária, Onde está localizada a mata de Araucária, O clima predominante da mata de Araucária, A característica da vegetação da mata de Araucária, Os riscos de extinção da mata de Araucária.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
O Fogo no Cerrado
As distintas formas de queimadas e as consequências desse fenômeno.
Qual a diferença entre climatologia e meteorologia?
Leia e descubra a diferença entre climatologia e meteorologia.
Qual é a diferença entre tempo e clima?
Descubra a diferença entre tempo e clima. Saiba quais são as definições de cada um, bem como os elementos que os influenciam. Veja também o que é previsão do tempo.
Relação entre latitude e clima
Entenda a relação entre latitude e clima e compreenda o porquê de as temperaturas apresentarem tantas variações no sentido norte-sul.
Tipos de clima do mundo
Conheça os principais tipos de clima do mundo, onde ocorrem e qual a vegetação predominante em cada um deles. Veja também qual é o clima do Brasil.
video icon
Escrito"Dilema do prisioneiro" sobre a ilustração frontal de dois prisioneiros sentados em celas diferentes.
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.