Antártica

Antártica é o mais meridional de todos os continentes. Com uma área de 14,4 milhões de quilômetros quadrados, é o quinto maior continente do mundo; nele se localiza o Pólo Sul, o ponto mais meridional da Terra. Acredita-se que a Antártica tenha se formado através da separação de Gondwana, o supercontinente; seu resfriamento ocorreu ao longo de milhões de anos.  

A principal característica da Antártica é o fato de ser o continente mais frio e seco do planeta, um grande deserto formado por enormes geleiras e coberto por gelo. As primeiras expedições realizadas e documentadas em direção ao continente ocorreram no século XVI. O primeiro a circunavegar o continente foi o navegador inglês James Cook, entre 1772 e 1775.

As temperaturas médias na região central do continente variam entre -30°C e -65°C; a menor temperatura do mundo foi documentada na região: -89,2°C, no dia 21 de julho de 1983. Atualmente, após o Tratado da Antártica, vários países passaram a manter bases de pesquisa na região. Vale ressaltar que a Antártica é uma zona politicamente neutra e que não pertence a nenhum país, sendo, sobretudo, uma área de preservação científica. Embora não haja habitantes permanentes, cerca de quatro mil cientistas realizam pesquisas no continente durante o verão. A Antártica possui diversos recursos naturais, como chumbo, prata, cobre, petróleo, gás natural, etc., no entanto, a extração mineral também foi proibida com o Tratado da Antártica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Devido às condições climáticas, as espécies vegetais que se desenvolvem na região se restringem a musgos, liquens e outras plantas inferiores. Já em relação às espécies de animais, podemos destacar os pingüins, albatrozes, petréis, focas, lobos-marinhos, baleias, entre outras.

Antártica
Antártica
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Sistema geodésico
Geodesia
A ciência que estuda as dimensões e o campo de gravidade da Terra.
Vazamento de petróleo no Golfo do México
Poluição Marinha
Clique aqui e veja algumas medidas essenciais para evitar ou minimizar a poluição marinha!
As frentes de ar podem ser decisivas para determinar as condições meteorológicas de um local
Frentes de ar
Como se formam e quais são os tipos de frentes de ar? Leia e aprenda!
Transformações do solo decorrentes do intemperismo
Intemperismo
O conceito, as características e os principais tipos de intemperismo.
Imagem dos Alpes, na Suíça. Um exemplo de dobramento moderno
Dobramentos modernos
Entenda, de forma prática, o que são e como se originaram as estruturas geológicas conhecidas por dobramentos modernos.
Temperaturas negativas, baixa umidade e precipitações são características do clima polar
Clima polar
Conheça o clima polar, que apresenta belíssimas paisagens e baixíssimas temperaturas.
As regiões sob o domínio do clima desértico fazem com que animais e plantas precisem adaptar-se às condições climáticas únicas
Clima desértico
Clique aqui e saiba mais sobre o clima desértico, que é típico de regiões de latitude intertropical e apresenta baixíssima umidade.
A vegetação da savana apresenta arbustos, árvores de pequeno porte e plantas rasteiras
Savanas
Saiba mais sobre a savana, uma vegetação rica e diversa presente na África e também no Brasil.
Uma jazida de minérios
Os Minerais são Recursos da Natureza
Os Minerais são Recursos da Natureza, O que são minerais, Como estão classificados os minerais, Qual a importância dos minerais para as sociedades, O minérios e as indústrias, Os impactos ambientais provocados pela exploração de minerais.
Uma das primeiras formas de vida, os Trilobitas
A formação da Terra e os seres vivos
A formação da Terra e os seres vivos, Como se formou o planeta Terra, Quais foram as evoluções ocorridas no planeta Terra, Quando surgiu a atmosfera, Onde surgiu a vida na Terra, Quando surgiu as cadeias de montanhas, As alterações climáticas ocorridas no planeta Terra.
Imagem de um vulcão em erupção.
Vulcanismo na formação do relevo
Fenômeno emite lava contida no interior da Terra para a superfície.