Whatsapp icon Whatsapp

Vulcanismo na formação do relevo

Imagem de um vulcão em erupção.
Imagem de um vulcão em erupção.
O vulcanismo corresponde a um fenômeno natural geológico provocado pela lava, que se encontra acumulada e é expelida do interior da Terra em direção à superfície. Tal processo se desenvolve somente pelo fato de ocorrer uma enorme pressão oriunda do manto (uma das camadas da Terra), forte o bastante para ocasionar a ruptura das camadas de rochas da crosta terrestre, desencadeando o vulcanismo.

O material magmático expelido para a superfície é responsável pela formação do relevo vulcânico. Os materiais oriundos do interior da Terra podem ser encontrados em três estados: sólido, líquido e gasoso. É importante ressaltar que o vulcanismo, juntamente com o tectonismo e os abalos sísmicos, compreende agentes internos modeladores do relevo.

O fenômeno em questão acontece na maioria das vezes em locais onde há encontro de placas tectônicas. O material magmático vem à superfície em forma de lava, a mesma abrange grande área ao redor. O vulcanismo como agente modelador do relevo é responsável pelo surgimento das montanhas e dos planaltos. Na formação de montanhas, toda a lava que é emitida vai sendo armazenada nas proximidades de onde sai todo o material magmático. Desse modo, após vários processos dessa natureza, a montanha é constituída.

Já a formação dos planaltos a partir do fenômeno do vulcanismo ocorre a partir de lavas que são expelidas através de fendas dispostas na crosta e logo se dispersam ao longo da superfície. Ao ser resfriada, a lava se transforma em rochas de origem magmática. No Brasil existem planaltos de origem vulcânica, os quais se formaram há milhões de anos e estão situados ao longo da bacia hidrográfica do rio Paraná. Hoje isso não acontece mais em razão da localização do país, pois o mesmo está praticamente no centro da placa litosférica Sul-americana.
Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

A formação da Terra e os seres vivos
A formação da Terra e os seres vivos, Como se formou o planeta Terra, Quais foram as evoluções ocorridas no planeta Terra, Quando surgiu a atmosfera, Onde surgiu a vida na Terra, Quando surgiu as cadeias de montanhas, As alterações climáticas ocorridas no planeta Terra.
Desmatamento
Descubra as principais causas e consequências do desmatamento. Conheça os biomas brasileiros mais atingidos nos últimos anos e quais são os países que mais desmatam.
Sistema Solar
Clique aqui, saiba quais são as principais características constitutivas do Sistema Solar, e conheça cada um dos oito planetas que o compõem.
Taiga
Veja os principais aspectos físicos da taiga. Entenda mais sobre a vegetação característica desse bioma e o seu emprego em diversas atividades industriais.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.