Antártida

A Antártida, também chamada de Antártica, possui aproximadamente 14,1 milhões de quilômetros quadrados de extensão, no entanto, no período de inverno, essa área pode chegar a 26 milhões de quilômetros quadrados em razão do congelamento da água ao redor. Esse continente possui 98% de sua área coberta por uma camada de gelo, com espessura de 2 quilômetros e volume de 30 milhões de quilômetros cúbicos. É uma área de fundamental importância, pois nela estão presente 70% das reservas de água doce (em geleiras) do planeta e seu derretimento altera diretamente o nível dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental.

As condições naturais da Antártida dificultam a fixação do homem nesse território. Entre os principais empecilhos estão: a altitude média é de cerca de 2 mil metros; os ventos atingem velocidades de até 200 Km/h; é o lugar que apresenta as menores médias de temperatura do planeta (com temperaturas inferiores a 0 °C no verão, e 80 °C negativos no inverno).

Mesmo com todas essas condições adversas, a Antártida é habitada por uma média de 4 mil pessoas durante o verão e 800 pessoas durante o inverno, sendo todos eles pesquisadores de 27 países diferentes, que possuem base científica no continente. O Brasil é uma das nações que realizam pesquisas com fins pacíficos nesse continente, com a base Comandante Ferraz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Base Comandante Ferraz, na Antártida

Localizada no Polo geográfico Sul, de latitude 90° sul, a Antártida é banhada pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Possui um dos maiores lagos do mundo, o Vostok, com 10 mil quilômetros quadrados de extensão e enorme volume de água doce. A vegetação é pouco diversificada em virtude das condições climáticas: fortes ventos, pouca luz solar, baixa fertilidade do solo. A fauna é composta por pinguins, baleias, focas, albatrozes, estrela-do-mar, crustáceos, entre outros.

O processo de elevação da temperatura terrestre é extremamente prejudicial para a preservação desse continente. O aquecimento global é o principal responsável pela redução da camada de gelo da Antártida; pesquisas revelam que essa região teve 3 mil quilômetros quadrados de extensão reduzidos em consequência do aumento da temperatura. Esse fenômeno promove, além da redução da área da Antártida, o aumento do nível dos oceanos, alterando a temperatura da água e ameaçando milhões de pessoas que residem próximas ao mar.

 Antártida possui 98%  de seu continente coberta por uma camada de gelo
Antártida possui 98% de seu continente coberta por uma camada de gelo
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Pessoas que habitam o Ártico.
A população do Ártico
A população do Ártico, A composição étnica da população do Ártico, Quantos povos formam a população do Ártico, O modo de vida de grupos étnicos do Ártico.
O gráfico mostra a participação do Oriente Médio na produção de petróleo em escala mundial.
A produção de petróleo no Oriente Médio
A maior atividade econômica da maioria dos países do Oriente Médio.
América Desenvolvida
América Desenvolvida, O que é América Desenvolvida, Onde está localizada a América Desenvolvida, Quais são os países que fazem parte da América Desenvolvida, As características da América Desenvolvida.
Mapa da América do Sul
América do Sul
As características do subcontinente que abriga o Brasil.
A imagem demarca os continentes da Terra, menos a Antártida
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
Paris é a cidade mais populosa da Europa.
Distribuição da população Européia
Distribuição da população Européia, O número de habitantes da Europa, A densidade demográfica da Europa, As cidades mais povoadas da Europa, Os países mais populosos da Europa, Estrutura etária da população da Europa.
Mapa temático do continente europeu
Europa
Seção com características referentes à Europa, como clima, demografia, política, economia, relevo e outros elementos.
Os polos norte e sul da Terra
Polos da Terra
Conheça os polos da Terra e saiba mais sobre a região do Ártico e o continente antártico.